Publicado por: Wally | Segunda-feira, Maio 11, 2009

Vita2009: Melhor Montagem

atonement-20071114063205350-1  
1° Desejo e Reparação ♦ Paul Tothill

Talvez a edição mais subestimada de ano, a meticulosidade da montagem de Tothill é um casamento fantástico com fotografia e direção. Completamente suntuosa e suave, a edição é ágil quando precisa, lenta em momentos e completamente significativa em outros. Momentos como os quais retrocede a audiência no tempo para mostrar uma visão diferente de acontecimentos são impecáveis e são feito com uma transição visando o contemplativo. Idas e vindas no tempo sempre irretocáveis, atuações capturadas com precisão minuciosa, e longas e belas tomadas realçando a virtuosidade visual. Montagem rítmica, completamente irresistível e acima de tudo, sempre essencial. Um lirismo extraordinário.

diving_bell_and_the_butterflyno_country_for_old_menthere_will_be_blood_ver4hot_fuzz_ver5

2° O Escafandro e a Borboleta ♦ Juliette Welfling 
Onde os Fracos Não Tem Vez Ethan Coen & Joel Coen
Sangue Negro Dylan Tichenor 
5° Chumbo Grosso ♦ Chris Dickens


Respostas

  1. Meu vencedor nesse é “Onde Os Fracos Não Têm Vez”…

  2. Juliette Welfling editou de maneira surpreendente o filme … Mais, muito bem lembrado!

  3. Montagem eu prefiro O Cavaleiro das Trevas e dentre os seus cinco finalistas escolheria Onde os Fracos Não Têm Vez.

    Abs!

  4. Da sua seleção (só não vi “Chumbo Grosso, ainda) é mesmo o delumbrante trabalho de “Desejo e Reparação”, segundo de “O Escafandro e a Borboleta”. ;)

  5. Desses fico com FRACOS. Ou outros não tem vez com esse …

    • Matheus, ótima escolha!

      Cleber, Welfling realmente fez trabalho soberbo.

      Pedro, fiquei com um peso da consciência por ter tirado “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, mas achei as montagens acima mais ousadas.

      Mayara, sugiro que veja “Chumbo Grosso”, a edição ali é de mestre!

      Hugo, é mesmo uma brilhante edição. Mas prefiro a dos outros dois.

  6. Dos seus selecionados, eu votaria em Onde os Fracos Não Tem Vez. Acho aquele trabalho de montagem espetacular! Os Coen são fera.

  7. prefiro Batman

    • Louis, realmente é uma edição espetacular!

      Brenno, entendo plenamente sua preferência e até lamento ele não ter conseguido entrar…mas realmente acho as edições destes 5 aí superiores.

  8. Só não assisti “Chumbo Grosso” e vou discordar de sua escolha de vencedor, uma vez que culpo a montagem de “Atonement” pelo fraco segundo ato do filme…

  9. eu diria que os melhores em edição são sangue negro e onde os fracos não tem vez!

    Abraço

    • Kamila, discordo de você também, principalmente porque acho o segundo ato do filme tão maravilhoso quanto o primeiro e a montagem é essêncial para o seu brilhantismo.

      Shaun, são dois grandes trabalhos mesmo!

  10. Acho que o trabalho de Juliette Welfling é algo a ser batido. Sinceramente, não vejo nenhum outro trabalho tão bem editado. Agora, ver “Atonement” vencendo aqui também deixa-me muito feliz, claro!

    • Weiner, e é ótimo ver mais alguém apreciar a montagem de “Atonement” que, além de ter sido esnobada no Oscar, foi incompreendida por muitos. A verdade é que a edição é primordial tanto para o ritmo quanto para a própria genial estrutura narrativa.

  11. Não vi ainda Hot Fuzz, mas gostei dos indicados – apenas O Escafandro e a Borboleta ficaria de fora da minha seleção. Mas sinto muita falta de dois filmes: Na Natureza Selvagem e Não Estou Lá. Dois grandes trabalhos que não deixaria de fora. Meu voto, portanto, iria para Atonement também.

    []s!

    • Jeff, ambos entratam como finalistas e “Na Natureza Selvagem” quase entrou. Mas estes 5 aí acima me conquistaram mais, inclusive a genial edição de “O Escafandro e a Borboleta”.


Deixe um comentário

Categorias