Publicado por: Wally | Sexta-feira, Maio 8, 2009

Vita2009: Melhor Fotografia

Cannes600 
1° O Escafandro e a Borboleta ♦ Janusz Kaminski

A pura beleza estética da fotografia suavemente hipnotizante de “O Escafandro e a Borboleta” já seria o suficiente, mas o brilhante Kaminski a utiliza de uma forma tão ousada e profunda que ela ganha uma significância absurda. Todo o casamento que ocorre entre a filmagem incrível, a montagem, o roteiro e a direção forma uma única grande virtude no filme, mas a fotografia é tão lírica, subjetiva e bonita que ela faz saltar os olhos e te mergulhar na metragem como se fosse um sonho. Tudo muito bem desenhado, e integrado á trama e ao psicológico do personagem com uma genialidade chave.

atonement_ver2there_will_be_blood_ver4Layout 1no_country_for_old_men

2° Desejo e Reparação ♦ Seamus McGarvey 
Sangue Negro ♦ Robert Elswit

Ensaio Sobre a Cegueira César Charlone 
5° Onde os Fracos Não Tem Vez ♦ Roger Deakins


Responses

  1. Meu vencedor nessa categoria é “Blindness”, mas a fotografia de “O Escafandro e a Borboleta” é tão bonita que eu concordo com a tua escolha!

  2. Acho a fotografia de ‘Desejo e Reparação’ imbativel!

  3. Fotografia realmente belissima!!! E os outros 4 também sao excelentes.

  4. ÓTIMA ESCOLHA E SELEÇÃO

  5. \o/
    Escolha perfeita! Comentário soberbo! Nem tenho o que comentar. XD

    • Matheus, são duas fotografias com características parecidas, mas a de “O Escafandro e a Borboleta” eu achei mais densa.

      Cleber, quase. Eu a amo também, mas a de “O Escafandro e a Borboleta” tem uma ousadia incrível.

      Marcel, que bom que aprova!

      Brenno, valeu.

      Luciano, que ótimo que gostou! =D

  6. Adorei! Tivemos o mesmo gosto no quesito fotografia, já que o vencedor do meu prêmio também foi “Diving Bell and Butterfly”. Adoro o trabalho do Kaminski. E ótimos indicados!

  7. Meu vencedor nessa categoria foi Sangue Negro, mas a vitória de O Escafandro e a Borboleta é super justa.

    • Weiner, lembro mesmo que o filme venceu em sua premiação! Eu acho o trabalho de fotografia dele sensacional.

      Sérgio, a fotografia de “Sangue Negro” é brilhante. Mas fui conquistado mais pela de “O Escafandro e a Borboleta”, que bom que concorda comigo.

  8. meu vencedor seria THERE WILL BE BLOOD. mas Escafandro merece também.

    Boa a lembrança de Blindness, de fato foi uma excelente fotografia, que inclusive é importante pra reforçar o proprio roteiro do filme!

    Abraços

  9. PERFEITA seleção de indicado e mais perfeita ainda escolha de vencedor.

    • Shaun, sua descrição da fotografia de “Blindness” é perfeita.

      Kamila, que ótimo que gostou!

  10. Linda seleção, e concordo plenamente com o vencedor! ;)

    • Mayara, brigadão!

  11. Ai, não morro de amores por O Escafandro. Toda sua impressão da fotografia do filme é bem diferente da minha. Não bem diferente, mas acho apenas boa, funcional. Os outros finalistas, porém, são excelentes e coincidem com meus favoritos – qualquer um que ganhasse seria justo. Incluiria Linha de Passe aí.

    []s!

    • Jeff, tirando “O Escafandro e a Borboleta”, que bom que concordamos! E “Linha de Passe” realmente possui uma boa fotografia.


Deixe uma Resposta

Categorias

