Publicado por: Wally | Quarta-feira, Junho 24, 2009

Reféns do Desconhecido

alien-raiders-20090204044158008-1

Um grupo de “vigilantes” tomam por assalto um pequeno supermercado de uma pacata cidade certa noite, à procura de sinais especiais de infecção nos funcionários e clientes do local. Mas quando a polícia é alertada e uma ameaça é solta dentro do local, eles terão de fazer de tudo para evitar que a infecção se alastre.

Desde seus créditos iniciais “sujos” até seu desfecho cruelmente absurdo, “Reféns do Desconhecido” é um assumido filme-B de alienígena. Notadamente feito com um orçamento muito limitado, a produção reúne nomes por trás de “A Bruxa de Blair”, com um dos diretores agindo aqui como produtor, além de contar com o roteiro de uma técnica da produção do clássico filme de terror, e da direção de Ben Rock, que criou a simbólica figura dos pauzinhos para o filme de 99′. Rock, cuja filmografia esconde apenas curtas-metragens e filmes televisivos pequenos, não tem medo de assumir seu filme como um derradeiro terror “trash”, com todas as características deste tipo de filme. “Reféns do Desconhecido” é barato, curto, econômico, sujo e exagerado. E também é autenticamente sobre uma invasão desavisada de aliens.

Quando o filme tem início, começa o “assalto” de um grupo de pessoas à um pacato supermercado, que acaba se revelando tudo menos isso conforme vamos percebendo a irregularidade das ações deles. Irregularidades estas que não se contentam aos personagens. O roteiro é dos mais irregulares e estranhos, realmente assumidamente bem absurdo e extravagante, incluindo péssimos diálogos, escolhas estranhas e alguns personagens muito irritantes, enquanto outros muito burros. Seria difícil então segurar a atenção do espectador diante de algo tão… “pueril”. Mas a direção de Rock incita ao filme uma atmosfera bem convincente, e adiciona boas doses de tensão e adrenalina para deixar tantos os personagens quanto a audiência completamente ligada, ainda que sofra de variados derrames ao longo do caminho, caracterizados especificamente pelas tais péssimas escolhas do roteiro, como as que tentam levar alguns personagens mais a sério.

Fora isso, não tem muito o que dizer a não ser alertar e deixar bem claro que o filme é sim barato e inevitavelmente mal feito sobre certa perspectiva. Do seu nome original tosco e literal (algo como “Intrusos de Alienígenas”) à maquiagem horrorosamente grotesca dos “seres desconhecidos”, o filme paga homage ao gênero que foi pavimentado há vários anos atrás, com filmes hoje clássicos como “A Coisa” de John Carpenter. Ou seja, é para fãs de “trash”, ou então para aqueles que simplesmente querem um passatempo leve e curto para se divertir. Apesar de nunca chegar a ser aterrorizante, o filme envolve muito bem, tem o humor habitual da formula do gênero, e um clima que é consistente ao se entregar ao obscuro e à espreita do desconhecido, prendendo a audiência na ilusória cadeira de quem está sendo completamente enganada pelos truques postos em jogo. Truques estes que se revelam até bastante dinâmicos e criativos em momentos, como o próprio inesperado e tosco desfecho.

Então existe um filme de qualidade aqui. Mas este está enlatado sob um disfarce. Não tem como negar que o disfarce o repreenda e insere sim elementos ora desagradáveis e ora simplesmente irritantes, mas o que seria do “trash” sem o… lixo? Portanto, para apreciar “Reféns do Desconhecido” como o filme falho, bobo e divertido que é, precisa-se ter noção não só de suas intenções (e ele faz jus a elas), mas saber que trata-se de uma produção completamente descompromissada, que foge de todos os padrões que não sejam aqueles impostos pelo seu próprio sub-gênero. Sabendo disso, e aceitando, da para se divertir e perceber as qualidades do filme, que é bem atuado, dirigido com um olho certo e controladamente absurdo dentro das medidas. Só não peça por mais que isso.

alien_raiders

star1star1star1

Alien Raiders (2008)
Direção:
Ben Rock
Roteiro: Julia Fair, David Simkins
Elenco: Carlos Bernard, Matthew St. Patrick, Rockmond Dunbar, Courtney Ford, Jeffrey Licon, Samantha Streets, Derek Basco, Bonita Friedericy, Bryan Krasner
(Ficção, 85 minutos)

Disponibilidade | Já nas locadoras.


Responses

  1. nossa
    parece bom cara..

    passa la no blog

    http://publicandobr.blogspot.com/2009/06/premiados-em-press-e-cyber.html

  2. Eu não gosto de filmes assim e só conferiria esse longa se ele passasse na TV.

  3. Acho que esse tipo de filme “trash” só funciona se for encarado de uma maneira bem-humorada mesmo, não adianta ver nada de muito sério numa trama como essa. Por isso me surpreendi com a cotação, parece que o filme é melhor do que imaginava. E ainda tem o Tony Almeida, hehehe.

  4. Ehehehe colega cinéfilo, adorei o blog, to seguindo, me visita tb!!!

  5. Wally, tem um selo lá no blog para você! ;)

  6. Tenho vontade de ver esse filme.
    Tem o Keith de Six Feet Under no elenco, assim como a Courtney Ford, que aparecerá na quarta temporada de Dexter.

  7. Ñ conhecia esse, dica anotada!
    Sempre vejo essas tosqueira, curto muito filmes trash!
    Abs! Diego!

  8. […] Reféns do Desconhecido […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: