Publicado por: Wally | Domingo, Junho 21, 2009

Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim

ghost-town-20080828031902759-1

Bertram Pincus é um dentista antipático. Sem tato e repudiando contato humano, vive sozinho e na monotonia. Mas quando ele faz uma cirurgia, morre por sete minutos, sendo revivido logo depois. Após sua saída do hospital, percebe que ganhou a habilidade irritante de ver fantasmas. Fantasmas estes que logo começam a atormenta-lo pedindo ajuda.

Se existe algo fundamental em “Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim”, é Ricky Gervais (Por Trás das Câmeras), que vem direto do sucesso de “Extras”, seriado cômico muito bem sucedido que o teve como protagonista. O talento de Gervais é incontestável. Interpretando um homem extremamente deprimido, chato e nojento em seus comentários e desgosto constante, ele ainda assim consegue soar engraçado quando menos esperamos e, melhor ainda, vencer nossa simpatia quando é preciso. Ajuda vem, claro, dos roteiristas David Koepp (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) e John Camps (Zathura), que criam um personagem interessante e bem conduzido, com bons diálogos e emoções sinceras. Koepp também assina a direção, depois de ter dirigido os mais pesados “Janela Secreta” e “Ecos do Além”. Apesar de errar a mão uma vez ou outra, Koepp é bem casual e não compromete, não levando o filme mais a sério do que deveria. Submetendo a audiência, assim, num clima de descompromisso leve e charmoso. Transformando o filme em um deleite de se assistir.

Mas convenhamos que “Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim” não representa novidade em seu enredo. Filmes cômicos acerca de fantasmas presos no mundo por causa de “pendências” é algo bem batido e ano passado já tivemos o fraquíssimo “Nem por Cima do Meu Cadáver” percorrendo o território. Mas, apesar de seguir a formula, “Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim” insere tons inspirados, sacadas divertidas, um humor delicioso e personagens realmente interessantes não só divertidos de se seguir, mas realmente importantes. Eles adicionam à trama, te cativam e você logo importa por eles. É o ingrediente secreto para fazer uma comédia romântica dar certo. E por mais que esta percorra estradas já ultrapassadas, é uma experiência no mínimo divertida passar por ela de novo com uma bagagem mais leve e consistente.

O elenco é um grande acerto. Além do já mencionado Gervais – realmente importante para o espírito do filme e para fazer o personagem funcionar de forma inteligente, temos Greg Kinnear (Uma Mãe para Meu Bebê) fazendo o que faz de melhor: a dramédia. E Kinnear está muito carismático, só não melhor que a afável Téa Leoni (As Loucuras de Dick & Jane), que te conquista com sua doçura e competência logo de início. A química entre os três é honesta, e oferece uma fluidez excelente ao clima do filme, que pode se perder em vezes ou pela inconsistência do roteiro ou pela ocasional direção irregular. Defeitos estes que incomodam ligeiramente, dando lugar para as virtudes que permanecem contigo até depois do fim da sessão. Como a hilariante participação de Kristen Wiig (Ressaca de Amor), que detona como uma cirurgiã e dificilmente não o fará dar algumas risadas com seu timing cômico acertado.

“Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim” não é, porém, uma comédia hilariante, apesar de ter um ou dois momentos assim. Seu humor é sutil, conservado e até amargo. É o seu diferencial, apesar de poder funcionar como contrapeso. Mas a questão é que tudo tem como foco um romance conquistador entre duas pessoas opostas. E, apesar do clímax previsível, a última cena em si é deliciosa pela sua simplicidade, sincronia, o talento dos atores em cena e o sentimento adorável que consegue transmitir. Fica muito difícil resisti-lo, principalmente quando possui tantos bons momentos, personagens tão ricos e uma estética imensamente memorável. Tudo devidamente suavizado e contando com ótima trilha, que se destaca por utilizar uma música original dos Beatles – algo raro – logo nos créditos. É o sinal perfeito de que algo tão doce quanto uma canção da banda está por vir. Delicie-se.

agle Eye 1-sht

star1star1star1star1

Ghost Town (2008)
Direção:
David Koepp
Roteiro: David Koepp, John Kamps
Elenco: Ricky Gervais, Greg Kinnear, Téa Leoni, Aasif Mandvi, Kristen Wii g, Aaron Tveit, Alan Ruck, Bill Campbell, Jeff Hiller
(Comédia, 102 minutos)

Disponibilidade | Já nas locadoras.


Responses

  1. Confesso que pensava ser algo do tipo de “Baby Mama” (que você até citou aqui), ou seja, um filme que não estaria à altura de seu protagonista – nesse caso, o Ricky Gervais. Que bom que vai além das boas atuações…

  2. Eu já tinha lido boas opiniões sobre este filme e espero conferi-lo em breve. Até porque Ricky Gervais e Kristen Wiig são EXCELENTES comediantes.

    • Vinícius, o filme é melhor do que “Baby Mama” por ser mais consistente. E é mais que as (ótimas) atuações, mesmo que estas sejam seu motriz.

      Kamila
      , eles são mesmos excelentes. Veja logo!

  3. Adoro Ricky Gervais, um dos meus comediantes favoritos, e vejo o filme por causa dele. E nenhum sinal dele na minha locadora (ainda!) rsrs. ;)

  4. Eu não curtia o Greg Kinnear, mas depois de Miss Sunshine mudei totalmente meu conceito dele. Parece ser bem divertido mesmo.
    Abs!

  5. Parece ser legal, vou colocar na lista pra ver em breve!
    Abs! Diego!

    • Mayara, ele é mesmo ótimo! E que pena que não chegou aí ainda.

      Marcus, desde “Melhor é Impossível” eu admirei Kinnear, que sempre teve um talento para dramédias.

      Dewonny, veja sim!

  6. Wally, deixei um selo pra você lá no blog!

  7. […] de Howard e roteirista de “O Código Da Vinci” – e revisado por David Koepp (Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim), traz seus atrativos como os mencionados. O livro de Dan Brown deve ser, na verdade, um ponto de […]

  8. Foi uma adorável surpresa encontrar pessoas que gostem das mesmas coisas que eu, e olha que só tava procurando uma crítica para o filme pra ver se valeria a pena assisti-lo.Embora eu sei que acabaria assistindo msmo se as críticas não recomendassem rsrsrsrs eu naum resisto a um filme srrssrr. vlww

  9. ADORO ESTE FILME! eu procurei, procurei e talz agra achei o nome valeu recomendo esse filme é mt maneiro…. FUI


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: