Publicado por: Wally | Quarta-feira, Maio 6, 2009

Vita2009: Melhor Diretor Revelação

persepolis-20071015022932943-1   1° Vincent Parronaud & Marjane Satrapi ♦ Persépolis

Pura poesia e arte, a sofisticação e beleza com a qual a animação "Persépolis" foi construída deslumbra. Cheia de alegorias, lirismo, referências e primorosa beleza tanto em estética e narrativa ousada, não só possui denso roteiro mas uma direção das mais originais e consistentes. E reconhecer isso como um trabalho de estréia é nada menos que surpreendente. Adaptando seus próprios textos, Parronaud e Satrapi arquitetam com "Persépolis" belíssimo cinema.

control_ver2gone_baby_gonezonain_bruges

Anton Corbijn ♦ Control
3° Ben Affleck ♦
Medo da Verdade 
4° Rodrigo Plá ♦ Zona do Crime 
5° Martin McDonagh ♦ Na Mira do Chefe

Nota de rodapé: Os finalistas desta categoria se classificam como "novatos" ao cinema. As obras nomeadas simbolizam a estréia desses diretores em longa-metragens para o cinema.


Responses

  1. PREFIRO BEN AFFLECK

  2. Ben Affleck disparado ! Alias, ‘Medo da Verdade’ é pra mim o melhor filme do ano, bem afrente de qualquer outro, pra quem não leu o livro fica a dica – o livro é show!

    • Brenno, achei a direção da dupla de Persépolis mais densa, mas Affleck foi uma grande surpresa mesmo.

      Cleber, digo o mesmo que disse pro Brenno. Em “Medo da Verdade” encontrei certas falhas – ainda que poucas – enquanto Persépolis dificilmente deixa transparecer algum tropeço. E sou louco para ler os livros de Dennis Lehane.

  3. Muito bem lembrado da direção magnífica de Persépolis e de Martin McDonagh, meu fatorito da seleção.

  4. Eu gosto de Persépolis, mas nem tanto. Zona do Crime eu dormi na metade, Medo da Verdade ainda não assisti [mas todo mundo fala tão bem que estou com vontade] e Control é bastante bom. Daria o prêmio para Na Mira do Chefe, que me surpreendeu e muitos sentidos – a direção foi um deles.

    []s!

    • Pedro, são duas surpreendentes direções mesmo.

      Jeff, adoro Persépolis! E engraçado, pois “Zona do Crime” me prendeu de início ao fim em seu clima. Veja “Medo da Verdade” sim que é ótima e “Control” é um filme que achei sensacional. Agora, “Na Mira do Chefe” realmente é um filme que surpreende, adorei também.

  5. “Persépolis” foi o único da lista que eu conferi, por sinal eu adorei ;DD

    • Rafael, que bom que gostou! Sugiro que procure os outros também.

  6. Meu preferido dentre os indicados é “Zona do Crime”, mas toda a seleção está muito boa e inclusive a escolha do vencedor é bastante justa!

    • Vinícius, adorei a tensa direção de “Zona do Crime”, mas me surpreendi mais com os três colocados superiores.

  7. Se tivesse este prêmio no meu calendário, eu ficaria com Ben Affleck.
    Abraço!

    • Weiner, Affleck realmente surpreendeu né? Mas guardo uma afeição maior pela densidade artística de “Persépolis”.


Deixe uma Resposta

Categorias

