Publicado por: Wally | Sexta-feira, Fevereiro 20, 2009

MEME Literário & CineCast

Recebi um desafio divertido do excelente blog Apaixonada por Cinema, da simpática Mayara. O MEME é bem dinâmico e serve para equilibrar o blog ainda mais. Saí do cinema por esses dias para responder um MEME musical, que por sinal ainda não está concluído (!) e agora temos este MEME literário. As regras são estas:

1) Agarrar o livro mais próximo;
2) Abrir na página 161;
3) Procurar a quinta frase completa;
4) Colocar a frase no blog;
5) Repassar para cinco pessoas.

Então, eu estou atualmente lendo o vibrante e intenso “Crime e Castigo”, portanto, está bem ao lado do meu computador. Mas ontem antes de dormir puxei meu livro de cabeceira do momento: “Na Natureza Selvagem” – livro do qual sempre pego para ler algumas passagens e citações. E na arrumação da cômoda nesta manhã, ambos livros acabaram um em cima do outro. Ou seja, não sei qual está mais próximo, por isso postarei sobre ambos:

cover-145299-600

CRIME E CASTIGO, de Fiódor Dostoiévski (editora 34)

“Lorotas, não existe espírito empreendedor – aferrou-se Razumíkhin”

Para quem não conhece este cultuado livro, ele retrata as angústias e os pesares de um jovem no século XIX que se vê atormentado quando comete um crime assombrador. O livro é escrito de uma forma muito intensa, subjetiva e é pura psicanálise. Portanto, para aqueles que adoram um suspense psicológico, o livro é um prato cheio. Não importa o que disser aqui, o fato é que não fará juz ao livro. Sugiro apenas que o procurem para ler.

into-the-wild

NA NATUREZA SELVAGEM, de Jon Krakauer (companhia das letras)

“Decidi passar a noite ali, na crista estreita, quinhentos metros abaixo do topo.”

Este aqui todos devem conhecer. Ou ao menos o filme que surgiu do estudo jornalístico e íntimo de Krakauer sobre o espírito e a aventura de Christopher McCandless, desvendando seu psique e analisando de forma sempre cautelosa suas percepções e suas decepções acerca da sociedade, da liberdade, e da beleza da natureza. É um livro excelente, com citações magníficas de outros escritores que inspiraram o próprio Chris. A adaptação cinematográfica é soberba na forma com que colhe os estudos jornalísticos e os transformam em algo lírico e muitíssimo pessoal. Fica a dica para quem se emocionou com o filme e com o personagem. Se não o entenderam no filme, irão entender com o livro.

Passo o MEME para:

1) Kamila (Cinéfila por Natureza)
2) Matheus (Cinema e Argumento)
3) Vinícius (Blog do Vinícius)
4) Weiner (A Grande Arte)

Feito isso, divergimos para outra questão. Eu, Matheus, Luciano e Alex, dos ótimos blogs Cinema e Argumento, A Sala e Cine Resenhas, respectivamente, fizemos um podcast cinéfilo comentando a premiação do Oscar que aconteceu no último dia 22. Foi uma brincadeira extremamente divertida que deu muito certa e foi editada com muita competência pelo Luciano, que por sinal já postou o CineCast em seu próprio site. Alguns já até vieram aqui comentar, e fico muitíssimo feliz que todos tenham gostado e aprovado a iniciativa – que pelo jeito terá um futuro promissor. Alias, estamos aceitando dicas de pauta para o próximo cinecast, o episódio II. Eu e o Luciano já até conversamos sobre a possibilidade de nos aprofundarmos na polêmica que Milk e seu tema vem gerando por ai. E sim, falos de piquetes demoníacos e dubladores safados. Enfim, abaixo, o nosso primeiro CineCast!

CineCast S01E01

cinecast


Responses

  1. Wally, ler Na Natureza Selvagem foi uma das coisas mais marcantes que fiz ano passado. Me emocionei de forma ímpar e realmente acho o filme magnífico!

    Sobre o podcast, já disse que achei BRILHANTE!

    Abs!

  2. Wally, ainda bem que, por enquanto, o senhor não fez graça com a minha voz! Eu vou pegar um novo microfone durante essa semana e daí testamos novamente se vai dar em Wall-E. E eu gostei sobre essa idéia de discutir sobre a polêmica de “Milk”. Se vingar me falem que eu vejo o filme.

  3. Obrigada pelo MEME, Wally!

    E eu tive a chance de escutar o podcast feito por vocês lá no “A Sala”, e amei escutar a voz de cada um de vocês! :-)

  4. Valeu por passar esse Meme, Wally! Preciso responder o mais rápido possível… Quanto ao CineCast, certamente foi muito bem realizado e adorei vocês discutindo o Oscar, estão de parabéns!

  5. Viva o nosso podcast \o/

  6. Obrigado pela dica do título lá no “A Grande Arte” – até porque eu sou péssimo em inglês e fui logo colocando o que me veio na cabeça – sem sequer pensar em concordâncias… :-) Vou adotar sim sua idéia, obrigado outra vez!
    Obrigado pelo MEME literário, é o terceiro que recebo e pretendo responder em breve…
    Um grande abraço!

  7. Esqueci de falar sobre o podcast aqui – parabéns a todos vocês,a chei ótimo. Disse ao matheus no MSN que vocês podiam ter malhado mais a Halle Berry! :-)

    E quanto ao fato de levar a mal o que você propôs para o título, nem pense nisso! Eu te considero bastante para implicar com uma correção, e fico, na verdade, feliz por você atentar a uma coisa que eu sequer teria percebido! Obrigado!

    Abraço! De novo!

  8. Wally, obrigado por aceitar o MeMe. Estou louca para ler “Na Natureza Selvagem”, já que o filme me emocionou, acho que o livro também é.

    E o “CineCast” focou muito bom. Espero que façam muitos e muitos. Parabéns! ;)

  9. O Podcast tá ótimo… parabéns para vocês!


Deixe uma Resposta

Categorias

