Publicado por: Wally | Quinta-feira, Novembro 27, 2008

Espartalhões

Satirizando os grandes filmes hollywoodianos mais recentes, ataca primordialmente os 300 de Esparta e a grande guerra deles contra Xerxes e suas tropas persas.

“Espartalhões”, a mais nova bomba dos idiotas Jason Friedberg e Aaron Seltzer (Deu a Louca em Hollywood),  não tem direito à uma sinopse adequada, graças a sua falta de narrativa e enredo, além da coerência nula. O filme é também, a propósito, o pior que já tive o desprazer de conferir em toda minha existência. “Isto” não é um filme, é um desastre em movimento. Crianças imaturas brincando com uma filmadora, parodiando a sí mesmos e fazendo graça de filmes que são mil vezes melhores. A sátira adequada à “300” já foi vista, num curta-metragem amador lançado no MTV Movie Awards e as piadas aqui inseridas já foram contadas antes. De Britney Spears, à Ellen DeGeneres, passando por Transformers até a extremamente batida graça ao chamado homo erotismo de “300”, nada aqui é novo. Tudo já foi atropelado antes, nada tem graça. Friedberg e Seltzer se revelam, com isso, como os grandes corruptores do cinema contemporâneo. Até eles virem, filmes tinham premissas, enredos, narrativas, diálogos próprios e quando tentavam humor (ao menos os bons) possuíam uma base que ia além do mero “ctrl-c, ctrl-v”.

Todos os aspectos do filme rangem, incomodam e, de uma forma quase obscena, confessam sua mediocridade. E literalmente. Apesar da minha coleção triste de comédias paródias ruins, nenhuma até “Espartalhões” chegava à indecência de, antes de parodiar certo filme, chamá-lo pelo seu nome (ou ao menos insinuar), entregando mastigadinha a piada já pronta para o espectador, que nem precisa usar os neurônios, tendo tudo grotescamente cuspido na sua cara. E essa falta de respeito realmente existe. Subestima nossa inteligência, se declara descaradamente estúpido e ainda nos faz passar por torturas extremas com suas frases feitas cômicas, referências ao mundo de Hollywood (e à filmes datados) e aquele seu senso mórbido saltitante de alegria, como um masoquista que se diverte ao machucar suas vítimas.

Realmente não existe nada favorável sendo executado aqui. O cenário é de uma precariedade terrível, os efeitos são porcos, o figurino ridículo e a trilha sonora (se existe) é uma merda. E, nesse caso, precisamos aturar ainda soldados espartanos saltitando para a guerra cantarolando “I Will Survive” como se fosse proferir algum resultado cômico. O elenco ainda é uma tragédia. Carmen Electra, com toda sua ruindade, é regular nesse típo de produção e Sean Maguire só sabe fazer caras, bocas e gritos. É ainda mais ridículo ver Kevin Sorbo com uma cara tremenda de peixe morto. Se fosse substituído por uma plasta, não faria a mínima diferença. São elementos que apenas afundam mais o barco em naufrágio de “Espartalhões”, que chega para realmente ofender e enojar. Mas, acima de tudo, para desanimar. É triste ver a que ponto chegou os filmes atuais de comédia. O atingido aqui é simplesmente um vexame.

Em certo momento do filme, o personagem gordo nojento de Xerxes (teve algum intuito cômico ou foi só tortura estética?) traz uma grande tela e gera um exército inteiro digitalmente construído. Seria um momento crítico em qualquer outro filme. Mas em “Espartalhões”, não existe senso algum, menos ainda o crítico. Talvez a virtude seja a duração. Mas ao mesmo tempo, é um forte símbolo da falta de criatividade dos roteiristas. Foi bom que foi curto, mas o filme não passa de uma hora de duração. É de dar medo. Depois que “termina”, são apenas créditos finais ainda mais toscos que o filme, longos e que realmente não tive a paciência de ver por completo. No todo, “Espartalhões” é para a geração que vê e engole, sem mastigar. O trabalho dos roteiristas foi o mais fácil do mundo, escolhendo personagens e os inserindo de forma sem nexo por todo o trajeto (não me darei ao triste trabalho de mencionar as tristes piadas). O resto é resto. Quanto á direção, realmente não parece ter existido uma aqui para ser avaliada.

Nota: 1,0

Meet the Spartans (2008)
Direção:
Jason Friedberg, Aaron Seltzer
Roteiro: Jason Friedberg, Aaron Seltzer
Elenco: Sean Maguire, Carmen Electra, Ken Davitian, Kevin Sorbo, Diedrich Bader, Method Man, Jareb Dauplaise, Travis Van Winkle, Phil Morris
[Comédia, 84 minutos]

Anúncios

Responses

  1. Bem, serei o primeiro então a perguntar… Por que você viu isso? rs…

  2. Isso não é um filme
    Isso é uma ilusão de otica …
    Isso é uma tortura …

  3. Wally mereces o prémio masoquista!!!!! :)

    Abraço.

  4. Vi esse filme no cinema. A idéia inicial é até boa, mas infelizmente as piadinhas acabam forçando a barra, deixando o longa arrastado e sem graça.

  5. 1.0
    DHSAUHDSUAUHDSA

    Alguem que deu a nota que o filme merecia, deu uma vontade de dar uns cascudos quando meus amigos vieram falando que o filme era um espetaculo… ¬¬ sem comentarios..

    Isso porque foram no cinema ver, olha a grana indo embora por “bosta”

    Abraços

  6. Wally, infelizmente tenho primos que adoram estes filmes retardados. Fui arrastado assistir e morri de vergonha…

    Abraços!

  7. Este filme é a mais pura prova de que a piada de satirizar longas bem-sucedidos de Hollywood já está ficando velha…. Nada faz rir neste “Espartalhões”. Assistir ao longa é uma pura perda de tempo!

  8. Não tem o mínimo perigo de assistir esse filme…

    uahuahuahauhauh

  9. Colocação perfeita: “um desastre em movimento”.
    Um ofença. Odiei, foi o pior de todas as horríveis sátiras que já assisti.

    Abraço!

  10. Nem vi isso, Wally! E nem verei!

    Aliás, adorei o FYC para o Blog de Ouro! Estou passando a bola para a Kamila e o Vinicius neste ano. Pois o trabalho não me dá sossego.

    Abs!

  11. Realmente uma das bombas desse ano. Vi poucos filmes ruins em 2008, acho que nem dará para um top 10, mas sem dúvida esse é o mais fraco entre todos.

  12. […] 02.Espartalhões (Jason Friedberg e Aaron Seltzer) ♦ […]

  13. po maior legal se eu podeci assistir essa merda

  14. essa bosta de filme !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: