Publicado por: Wally | Terça-feira, Outubro 7, 2008

Lamento pelo Caís das Almas

 
É quase cliché mencionar o belo “Desejo e Reparação” sem dar conta de sua estética sublime. Pois assintindo a um certo pedaço do filme hoje pela milésima vez, me vi profundamente emocionado com uma cena, de certa forma, incrívelmente simples e curta. Por outro lado, a forma como este momento é construído estéticamente se nota tão profundo, denso e apaixonado que percebemos de onde vem essa força motriz. Não esquecendo, claro, do fator humano, romântico, dolorido e angustiante que o cineasta Joe Wright estava pavimentando tão bem em nossa mente. Pois após um plano seqüência de tirar o fôlego pela praia de Dunkirk, com uma trilha magistral e uma fotografia monumental, seguimos Robbie, desesperado e cansado, até ele se deparar em uma sala de projeção, tocando o filme de Marcel Carné, “Quai des brumes (Caís das Almas)”. Magoado e angústiado, Robbie chora copiosamente diante da luminosidade da cena romântica tocando ao seu lado. A cena quebrou meu coração e me remeteu brilhantemente aos próprios sentimentos transbordados de Robbie. É linda. Fotografada com impecabilidade e reagindo não só como fator simbólico, mas como uma homenagem magnífica ao próprio cinema. É, de longe, a imagem mais linda do ano.

Não deixem de conferir o momento aqui.


Responses

  1. Momento lindíssimo. Poesia total.

    Passando para avisar que mudei de blog. Falou.

  2. pa já irei ver com certeza! :)

    HAsdhASD !
    Desejo e Reparação, acreditas que ainda não conseguii ver?

    abraço!

  3. Tu sabe que eu nem me lembrava desta cena. Eu vi agora e achei boa mesmo. Eu sei que não é isso que estamos discutindo, mas ainda acho que o filme do Sean Penn tem mais cenas emocionantes.

    Abraço!

  4. Seria a cena do ano se Briony levasse uma camada de pau …

    Mas acredito que esse ano teve cenas mais belas e mais de impacto … desde obras primas como Sangue Negro e Onde os Fracos Não Tem Vez como as bombinhas como Amor em Tempos de Cólera e entre outros …

    Mas sorte nossa que exista gente que consegue captar momentos sublimes independentemente do filme …

  5. Esse filme me conquistou bastante e não consigo entender como ainda tem gente que não gostou… essa cena é linda mesmo!!

  6. O plano sequência na praia de Dunquerque é sensacional! A prova de que Joe Wright é um diretor excelente. Que pena que ele não foi indicado ao Oscar de Direção por “Desejo e Reparação”, porque merecia bastante.

  7. Mas, a minha cena favorita e a que mais me emociona em “Desejo e Reparação” é o reencontro entre Briony, Cecilia e Robbie. Acho tudo ali perfeito!

  8. Ótimo post, Wally!

    Gosto bastante de Desejo e Reparação. Acho que as vezes se perde em excessos e que Wright não para de dar sinais de vaidade e histrionismo, mas no final das contas é um filme notável que me emocionou bastante.

    Abraço!

  9. É um marco no cinema este filme. Mais uma prova que 2007 foi ano mágico para o cinema.

  10. Eu estou em atraso com os tops do ano, mas já estou em busca… (Esse fds, por exemplo, vi “Wall-E”, “Na Natureza Selvagem” e “O Escafandro e a Borboleta”) … E “Atonement” está na lista para eu assistir, junto com “Batman” e “Sangue Negro” (Sim, também não vi ainda.rs)

    Abração!

  11. Eu tive uns probleminhas com Atonement mas mesmo assim a nota é 8,5. Este plano-sequência é MAGISTRAL. Eu chorei ao vê-lo no cinema, pois via-se ali uma dedicação danada por parte de todos.

    Abs.

  12. Wally e sua paixão por “Desejo e Reparação” ;-) Também adoro o filme e considero fantástico o trabalho de direção do Joe Wright, que fica ainda mais evidente por cenas como essa. Abraço!

  13. A minha cena favorita do filme é o desfecho, onde a Vanessa Redgrave dá a entrevista dela…

  14. Eu adoro essa cena, mas essa não é a minha predileta: não há nada mais arrasador do que o encerramento de “Desejo e Reparação”. Abraços, bom fim de semana!

  15. Esta cena eh tao sutil que talvez soh provoque emocao num segundo olhar… Singela. A minha cena favorita eh justamente o plano sequencia na praia, antes dessa cena na sala de projecao. E praticamente quase tudo envolvendo a Briony crianca e a jovem enfermeira tb. Adoro “Atonement”.

  16. Lucas exatamente. E valeu pelo aviso.

    Lucas Santtos e o que está esperando?

    Pedro o filme de Penn é igüalmente belo. Mas, a poesia visual do filme de Wright é mais sublime. Ainda que o texto do filme de Penn seja mais comovente.

    João Paulo não acho a melhor cena do ano, apenas a imagem mais bela. De cenas do ano, são inúmeras, muitas vindo destes filmes listados por você.

    Robson idem!

    Kamila exatamente. Onde os votantes estavam com a cabeça? “Juno” é excelente, mas Jason Reitman?

    Louis coloca notável nisso. E eu sou dos que acham que a linguagem cinematográfica baseia-se grande parte na poesia visual e, com cenas deslumbrantes, Wright me emocionou.

    Luis extremamente mágico, vale dizer.

    Alyson veja logo, excelentes filmes. Devo ver em breve é “O Escafandro e a Borboleta”.

    Kau não só dedicação, mas paixão. Algo em falta no cinema cada vez mais burocrático de hoje. É como se fosse um quadro sendo pintado por alguém realmente apaixonado.

    Vinícius não tem como não amar. É belíssimo mesmo, todas as cenas.

    Matheus também é minha preferida, pois foi a primeira que me emocionou de verdade.

    Alex concordo, minha preferida também é a do desfecho. Acho essa apenas a mais visualmente bela.

    Romeika somos dois. Não canso de rever este filme, que possui uma força extraordinária.


Deixe uma Resposta

Categorias

