Publicado por: Wally | Domingo, Setembro 28, 2008

Trilhas Sonoras: 2008 – Parte I

O Vigia por James Newton Howard

Score: 4 Stars

● Era de se esperar uma trilha ao menos boa desse mestre da música, mais lembrado por suas colaborações sempre fantásticas aos filmes de M. Night Shyamalan, mas a de “O Vigia” é realmente uma memorável mistura de climas, ritmos e instrumentos variados. Ajudando em muito ao filme ao criar uma aura mais atmosférica, escutada individualmente ainda se destaca por ser misteriosamente virtuosa e cheia de especialidades. Nem todas as faixas são de todo perfeitas, mas o conjunto em sí é muito bom e pode ser escutado interminávelmente sem se cansar de sua alternância entre aceleração e ternura. Reflete, quase que perfeitamente, o filme em sí, que é de uma aura leve mas esconde muita profundidade.

P.S. Eu Te Amo por John Powell

Score: 4 Stars
Soundtrack: 4 Stars

● Para ajudar ainda mais aquela aura romântica melosa do filme, eis aqui um conjunto de trilha original com coletânea que funciona como um casamento perfeito. A doçura e leveza da trilha de Powell é valiosa e, apesar das repetições de sua trilha particularmente muito longa, o resultado é na maior parte muito admirável, funcionando com o filme e, mais importante, se destacando fora do filme, com composições ternas e charmosas. Ainda assim, a trilha pode enjoar e, de certa forma, a repetição é fatal. A tema do filme, por outro lado, é bem memorável e foge muito da mesmice do gênero em questões musicais. A compilação de canções é igüalmente satisfatória a começar, claro, pela já famosa entre os fãs do filme: “Love You ’till the End” de The Pogues, uma canção bem contagiante e romântica. Minha preferida, entretanto, é a ainda mais popular “Same Mistake”, uma belíssima música de James Blunt. E assim segue a inspirada trilha, em sua maioria músicas românticas, na maior parte das vezes mais atuais. Ainda destaco a ótima “Everything We Had” de The Academy Is…, e outras muito boas de Ryan Star (“Last Train Home”), Paolo Nutini (“Rewind”) e Flogging Molly (“If I Ever Leave This World Alive”). Eqüilibrando com a razoável “Fortress” de Hope, não comprometendo ao lado da terna “P.S. I Love You” de Nellie McKay e a fantástica “No Other Love” de Chuck Prophet. No todo, não só boas música, mas perfeitas no sentido de encontrarem o tom exato para o filme. Por isso, fica a recomendação.

Bem-vindo ao Jogo

Soundtrack: 4 Stars

● Coletânea perfeita para os adoradores de música country, possui um bom número de faixas realmente específicas para o gênero, provavelmente não agradando à quem não possui simpatia pelo estilo musical. Eu, que não sou fã do estilo country, não gostei de algumas canções. Umas três, pelo menos, não me cativaram. Incluindo uma cantada pelo ator Kris Kristofferson, uma muito melancólica de Bonnie Braitt e outra não muito agradável de George Jones. Entretanto, encontramos inúmeras perólas na coletânea. O destaque vai, obviamente, para Bob Dylan e sua simplesmente perfeita “Like a Rolling Stone”. O cantor ainda aparece cantando sua recente “Huck’s Tune”, que por sua vez não é nem de longe tão boa e não me agradou tanto, mais uma vez pelo estilo mais country. Bruce Spingsteen, sempre ótimo, aparece também com duas faixas: as ótimas “Lucky Town” e “The Fever”. Ryan Adams marca presença igüalmente com a excelente “Let It Ride”. E George Jones volta com a melhor “I Always Get Lucky With You” no fim do álbum, bem melancólica também. No disco ainda temos uma bem romântica cantada por Drew Barrymore, nunca mais do que boa, porém. Para finalizar duas boas faixas de duas ídolas, Liza Minelli com “Maybe This Time” e Madeleine Peyroux com “Dance Me To the End of Love”. No todo, um bom álbum e um excelente para quem é apaixonado pelo estilo. Por causa das pérolas, porém, dou recomendação máxima.

Eu Sei Quem Me Matou por Joel McNeely

Score: 3 Stars

 Longe da tragédia que foi o filme, a trilha de McNeely no filme soou ora diversamente deslocada, cansativa e onipressente demais. Fatores dos quais a má qualidade do filme contribuiu, claro. Individualmente a trilha é bem melhor, ainda que apresente uma certa repetição de sons agudos específicos. As faixas do início são muito fraquinhas, mas aos poucos a trilha vai te conquistando com sua aura sombria, misteriosa e macabre, lembrando um espírito remanescente do Danny Elfman de Burton. Com inúmeras empolgantes e outras simplesmente belas, a trilha acaba te conquistando ao fim, que ainda apresenta uma valsa belíssima de Frederic Chopin. A minha ressalva deve-se apenas mesmo à repetição e a falta de criatividade de certas faixas. Ainda assim, o trabalho em sí é memorável e vale para te lembrar que não se pode julgar uma trilha por sua capa.

O Suspeito por Paul Hepker & Mark Kilian

Score: 3 Stars

● As composições do drama político ótimo é um bom e válido resgate do clima do país no qual grande parte do filme passa, ao utilizar de vários tons instrumentais originais do local. No entanto, a trilha é em sí um pouco repetitiva e em algumas faixas se deixa levar pelos berros desnecessários típicos para enaltecer o drama e instigar a emoção. Mesmo que tal elemento se mantenha sutil em faixas, em outras atinge o excesso e o irritante. A maioria das músicas dos compositores são, porém, boas e agradáveis, nos remetendo à uma aura de tragédia e mistério, combinando com o filme. Em casos raros, encontramos até algumas belíssimas faixas, como a inicial e algumas que ganham até um ritmo mais acelerado. É recomendável mesmo com os pesares, até porque no filme funciona ainda melhor, em sincronia com as emoções apresentadas no decorrer da filmagem.


Responses

  1. Cheguei até a anotar os nomes das musicas..rs!
    Destes dai eu só vi P.S I Love You, e com certeza, é um dos pontos em que mais se destacam no filme.

    Abraços, Wally!

  2. Tanto em relação ao filme quanto à trilha, O VIGIA soa como o mais interessante.
    Admiro quem consegue expressar em palavras sua opinião sobre música, porque eu não consigo!

    Cumps.

  3. Não vi nenhuma dessas trilhas individualmente, mas gostei muito do trabalho de James Newton Howard para “O Vigia”. Ele consegue capturar os aspectos menos perceptíveis da trama e isso é sensacional. Aliás, ele é um dos maiores compositores da atualidade, pena que não seja tão reconhecido.

  4. Trilhas sonoras, uma das coisas que mais amoo nos Filmes e nas Séries! Da tua lista me lembro apenas de P.S. Eu te Amo, que pra mim foi excelente!

  5. Odiei PS. I love you e consequentemente sua trilha!

    Abraços

  6. Não conheço o CD de nenhuma das trilhas, mas dos compositores citados no post, sou uma grande fã do James Newton Howard. Acho que ele é um dos melhores compositores da atualidade, em cinema e TV.

  7. Wally, dos que vc citou, gosto muito de PS. Eu Te Amo. Achei sua trilha muito correta e caiu como uma luva, mesmo, para o filme.
    O Suspeito é um problema, pra mim. Achei o filme mal realizado, cheio de falhas, mas sua trilha tb é muito interessante.

    Abraços.

  8. Eu estou sempre ouvindo trilhas como você sabe, mas dessa sua seleção não conferi nenhuma :/

  9. Eu gosto muito da trilha sonora de “P.S. Eu Te Amo”, mas daqui destaco o ótimo trabalho de Joel McNeely como compositor de “Eu Sei Quem Me Matou”. Se bem que suas composições estão muito mais para Pino Donaggio e muito menos para Danny Elfman.

  10. A trilha do John Powell é a que eu mais gosto (obs: não ouvi a de O Vigia), aliás, é a melhor coisa do filme.

    Abraço!!!

  11. A trilha sonora de Ps. Eu Te Amo é muito boa mesmo…

  12. Nossa, eu achei a trilha de Eu Sei Quem Me Matou uma droga.

  13. Não tenho mt o que comentar pq não conheço direito a trilha desses filmes. O único que eu vi foi PS I Love You e pelo que eu me lembro, gostei das músicas (e do filme tb, shame on me huahuahuahua)

    Abraço!

  14. Não tenho a minha lista de compositores esse ano …
    Vou ter que dar uma reavalidada … mas pode ter certeza que tem surpresas.

    Abraços

  15. Gosto de boas trilhas e tem que ter rock.

    Aliás Wally, qual a sua banda preferida?

  16. Adorei o post, Wally, mas confesso que as trilhas passaram batidas por mim… Vou prestar mais atenção… mas ando decepcionado com as trilhas instrumentais em geral. Acho que andam um tanto burocráticas.

    Abs!

  17. Alyson legal! E a trilha de “P.S. Eu Te Amo” é mesmo sua maior virtude.

    Gustavo “O Vigia” é sim o melhor da lista em questões musicais e cinematográficas. E eu também tenho muita dificuldade. Mas tô aprendendo…

    Vinícius o trabalho de Howard no filme é mesmo essencial e, é mesmo um grande compositor sem o reconhecimento merecido.

    Lucas minha paixão é cinema, mas adoro trilhas e música, em sí.

    Fabiana odiou? O filme tem lá seus defeitos mas achei até legalzinho. A trilha gostei bastante, porém.

    Kamila concordo plenamente. Howard é um compositor excelente, sempre se superando.

    Kau o filme “P.S. Eu Te Amo” achei apenas legal, mas a trilha é muito boa. Já achei o filme “O Suspeito” melhor que sua trilha. Alias, o filme em sí achei subestimado.

    Matheus fica as dicas então. Principalmente da de Howard.

    Alex a de “P.S. Eu Te Amo” é muito boa mesmo. Já a de “Eu Sei Quem Me Matou” surpreendentemente gostei e, visto que não conheço o trabalho de Donaggio, vi algumas faixas dividirem semelhanças com trabalhos sombrios de Danny Elfman.

    Pedro concordo. É a melhor coisa do filme mesmo. Mas veja, e ouça, “O Vigia”.

    Robson é sim.

    Cecilia odiei o filme. Mas gostei da trilha! Porém, vale notar que ela funciona bem melhor fora do filme.

    Louis “shame on all of us”. Achei legal tanto o filme quanto sua adorável trilha.

    João Paulo surpresas são sempre bem-vindas. No aguardo.

    Luis difícil escolher apenas “uma” banda. Mas dentre minhas preferidas, destaco: U2, Coldplay, The Beatles, Joy Division, The Killers, Radiohead e Death Cab for a Cutie, entre outras ilustres dos anos 80, vide The Cure.

    Otavio obrigado! E algumas são mesmo burocráticas, comuns e chatas. Mas nesse meio acabamos encontrando certas pérolas. Mas eu também sou apaixonado por música em sí, e amo trilha sonoras.


Deixe uma Resposta

Categorias

