Publicado por: Wally | Segunda-feira, Setembro 22, 2008

MEME: Trilha Sonora da Minha Vita

Mais um desafio da Kamila, cinéfila preferida do badalado Cinéfila por Natureza, esse Meme é um bem divertido, dinâmico e que todos podem curtir um pouco. O intuito é acionar o modo aleatório de nossa lista de músicas (seja iTunes, ou etc.) e relacioná-los com diferentes tópicos que podem compôr nossa vida ou, enfim, um verdadeiro filme. Não vale, portanto, pular ou trapacear. Minha vida tocou assim:

Créditos iniciais: “You Ain’t Goin’ Nowhere” (Glen Hansard & Marketa Irglova)
Acordando: “It’ll All Work Out” (Tom Petty & The Heartbreaker)
Primeiro dia de aula: “Yellow Submarine” (The Beatles)
Se apaixonando: “Your Song” (Ewan McGregor & Alessandro Safina)
Música da briga: “Magical Mystery Tour” (The Beatles)
Terminando tudo: “You Could Make a Killing” (Aimee Mann)
Aproveitando a vida: “Fools Rush In” (Bow Wow Wow)
Formatura: “Mother Nature’s Son” (The Beatles)
Caindo aos pedaços: “Mr. Brightside” (The Killers)
Dirigindo: “The Kill” (Joy Division)
Flashback: “Boys” (The Beatles)
Reatando o namoro: “Any Time At All” (The Beatles)
Casamento: “All I Want Is You” (U2)
Às vesperas da guerra: “A Day in the Life” (The Beatles)
Batalha final: “In the Waiting Line” (Zero 7)
Momento de triunfo: “The Escapist” (Coldplay)
Cena da morte: “For You Blue” (The Beatles)
Créditos finais: “God Put a Smile Upon Your Face” (Coldplay)

Muito estranha essa trilha da minha vida. De início, dá a entender um clima bem nostálgico mas que até o nome da música já indica uma estrada com ares de negatividade. Enfim, não tem nada a ver com créditos iniciais. Em contraponto, a música com eu acordando já dá a dica pelo título que as coisas já vão dar certo, mas é romântica e parece que estou acordando pensando no meu amor que partiu. O meu primeiro dia de aula, por sua vez, possui uma canção ótima para resumir toda a estranheza e peculariedade do dia temeroso, mas ainda assim soa um pouco deslocada da ocasião. Já a música do momento de paixão não poderia ser mais certeira e perfeita. Uma composição mais do que adequada. A música da briga já implica que eu estou divertindo o momento e ao mesmo tempo estou sendo levado pelo mistério do ocasião…vai entender. Mas é bem adequada a que pontua o término da relação: triste, melancólica, trágica e, de certa forma, estou “killing” algo mesmo, ainda que seja no meu interior. A canção da hora de aproveitar a vida é toda viva, energética e ousada, perfeita! A música da formatura já não tem muito a ver com o que está ocorrendo, além de ser bem triste e pra baixo. Não poderia, porém, ter outra para pontuar minha caída aos pedaços, visto que a escolhida possui um vocalista desesperado caindo aos pedaços diante do amor. E, claro, nada mais mórbido e sombrio do que ouvir Joy Division na estrada, dirigindo ainda por cima. O do flashback já é bem cheio de vida e nostálgico o suficiente para funcionar. A musica da reatação do namoro, por sua vez, é corretíssima e as letras são certeiras! E um casamento ao som de U2? Maravilha! E ainda uma música linda dessas. A música que toca às vesperas da guerra é triste o suficiente para ilustrar o momento com certa relevância, mas ainda assim não se conecta plenamente. E a batalha final será melancólica ao extremo com essa canção, que adicionará algo mais profundo ao momento, mas também não combina em questões de letras. E a música do triunfo está mais para decadência ou fim de filme, bem deslocada! E que música mais tosca para o momento da morte! Fala sobre amor, é pop e bem divertida, ou seja: nada a ver. Mas a música dos créditos finais faz muito sentido e é coerente em suas letras, impecável.

Pronto! Minha trilha e minha análise dela.

Agora, desafio mais quatro pessoas a postarem:

Alex, Cine Resenhas
Luciano, A Sala
Matheus, Cinema e Argumento
Pedro, Tudo é Crítica


Responses

  1. mais um meme para preencher o vazio do meu blog

    \o/\o/

    thanks, friendo!

  2. Nossa… Todas as músicas ficaram perfeitas para os momentos. “Your song” em se apaixonando é realmente certeira.

    Adorei!

    Beijocas

  3. Esse é bem mais difícil, estou terminando de montar o outro e depois começo a pensar neste. Obrigado pela lembrança. Acertou em cheio no banner! Abraço!

  4. Eu adorei fazer esta brincadeira. Que bom que você também gostou de participar dela!

  5. Wally, obrigado pelo convite. Terminando de publicar as minhas matérias no Cine Resenhas eu publico o resultado deste desafio.

  6. Matheus \o/ Que bom!

    Cecilia nem todas, mas a maioria! E essa ficou exata mesmo, linda essa música.

    Pedro aguardo seu post em breve. E o banner é mesmo show, até porque o filme é uma maravilha.

    Kamila dinâmicas assim às vezes são ótimos alívios. Aguardo outros ;)

    Alex quero muito ver sua trilha. Espero conferi-la em breve.

  7. Wally, também há um questionário publicado pelo Anderson (Rusebud é o Trenó) que gostaria muito de responder após o fim do especial do Brian De Palma, a relação de melhores filmes de 2007, os filmes assistidos este mês e o ponto crítico de abril. Depois de tudo isso publico o resultado desta interessante corrente.

  8. Alex sem pressa. E legal essa sua dica do questionário. Passei lá para conferir e achei super divertido. Também devo postar.

  9. Pretendo fazer esse MEME em breve lá no blog, já que a Kamila me indicou. Gostei muito de sua seleção, só música boa, incluindo minhas duas bandas favoritas, The Beatles e Coldplay. Sua análise sobre os momentos foi impecável, parabéns!

  10. Vinicius espero seu MEME em breve! The Beatles e Coldplay também são uma de minhas preferidas. E muito obrigado! ;)


Deixe uma Resposta

Categorias

