Publicado por: Wally | Sábado, Julho 12, 2008

Aliens vs. Predador 2


Cegueira na escuridão

Após um Predador entrar em órbita de seu planeta infectado pelo Alien, o inferno se liberta ao acontecer a junção de ambas criaturas, mandando todos bombando até uma pequena cidadezinha nas colinas de Colorado. O lugar será o palco para o novo embate entre as criaturas, desta vez com uma mutação genética mais poderosa, exterminando muitos da pouca população existente e espalhando caos.

O que Paul W.S. Anderson fez em 2004 foi um filme de fã feito para, acima de tudo, divertir e relembrar aqueles que gostaram tanto das séries cultuadas de “Predador” e “Aliens”. Funcionou para alguns, mas não para outros. O fato é que era um filme concebido de uma forma desleixada, realmente realizado mais como caça-níquel e como objeto de um nerd. O filme de 2008 dos irmãos Strause vai além. Trata-se de uma porcaria ambulante realizada da forma mais incorreta e absurda possível. Medindo todos os esforços, essa continuação tola e risível não chega nem à metade do que foi o falho e bobo filme que Anderson criou há quatro anos. Tudo aqui soa errôneo. Desde à iluminação terrível, aos personagens esteriótipados cansativos, é tudo uma incansável tentativa de atingir o máximo possível de mortes por segundo e sangue por milisegundo. Uma interminável onda de futilidade.

A começar, o roteiro pedestre corre tanto que nem conseguimos entender ao certo como foi a chegada deles na Terra, muito mal explicada e ainda realizada de uma forma tão preguiçosa que não compreendemos exatamento como tudo aconteceu, se passando em uma escuridão irritante onde enxergamos apenas sombras e jorradas de sangue. O pior é que percebe-se que o intuito dos “cineastas” era o de extraírem medo com o “sombrio”. O máximo que extraíram de mim foram risos e xingamentos, visto que quando não me irritava com o que obviamente não estava me satisfazendo ou entretendo, ria do ponto a que os diretores chegaram ao tentar narrar a “história” nula e sem sentido. É visível, nesse meio, o intuito do filme de deixar todo o necessário para partir para a pancadaria e a violência, onde ele bate de frente com o excesso debilitante. É sangüinário a ponto de ser gratuito e nojento.  Tal elemento poderia ser justificável mais ou menos em uma produção assumidamente de filme B. O problema é que “Aliens vs. Predador 2” acredita ser exatamente isso, ao mesmo tempo que trai todos utilizando suas altas e incansáveis doses de efeitos especiais e tudo que a tecnológia tem de mais refrescante.

Errôneo, contraditório e futil, de início ao fim. A expecialidade da produção parece ser a de cabeças sendo explodidas e a de corpos sendo mutilados. Não existe foco além desse visando o sangue e a ação. Mantém se completamente desinteressante por esse motivo. Para piorar, trai ainda mais sua raíz de filme B ao se levar a sério a ponto de inserir dramazinhos de personagens imbecis ao longo da trama. O problema é que os roteiristas acham que iremos nos importar com personagens tão futéis e mal construídos, isso tirando a extrema mediocridade por trás das performances vexamosas. Então ele enrola para criar personagens mas no fim, nenhum autêntico, não nos fazendo importar por nada ou por ninguém, ao nos deparar com uma sessão por onde vagamos da forma mais desinteressada possível, encarando a extrema feiura, ao invés de dinamismo e diversão. Estes são fatores infelizmente nulos.

O filme poderia ter sido menos mal sucedido se tivesse acreditado em sua origem trash e se assumisse como tal, mas teimoso, insiste em criar altas cenas digitalizadas, que se tornam toscas em meio ao visual horrívelmente escuro demais, se tornando incompreensível, nos cegando nas cenas de ação muito mal editadas e confusas. Para piorar, a trilha sonora é desastrosa, e incômoda. Enfim, o filme em sí é pura irritação. Ainda tem um intuito de encarar o governo, como em uma cena onde uma personagem solta um diálogo vergonhosamente ruim. Ruim em ambas maneiras interpretados. Se ele foi dito mesmo para exaltar o ridídulo da população, soa deslocado ao sair de uma personagem que não mostrou vestígios de demência, fora soar completamente exagerado. Por outro lado (e pior) os roteiristas realmente achavam que estavam denunciando algo. No fim de tudo, fomos interminávelmente cegados pela escuridão contínua do filme bastante incômoda, mas a verdade é que não é possível enxergar quando os condutores são, na verdade, mesmo completamente cegos, surdos e mudos. É deprimente ver um trabalho que não consegue comunicar sobre pretexto algum.

AVPR: Aliens vs Predator – Requiem (2007)
Direção:
Colin Strause, Greg Strause
Roteiro: Shane Salermo, baseado nos personagens de “Alien” por Dan O’Bannon, Ronald Shusett e os personagens de “Predador” por Jim Thomas, John Thomas
Elenco: Steven Pasquale, Reiko Aylesworth, John Ortiz, Johnny Lewis, Ariel Gade, Kristen Hager, Sam Trammell, Robert Joy, David Paetkau, Tom Woodruff Jr., Ian Whyte
[Ficção, 102 minutos]

Outras opiniões…:

Nespoli (O Cara da Locadora) [80%]
Marfil (Spoiler) [37%]
Otavio (Hollywoodiano) [0%]
Alex (Cine Resenhas) [0%]


Responses

  1. Já achei o primeiro muito fraco (apesar de assistível), então não vi motivo algum para se fazer uma continuação que obviamente estava destinada ao fracasso de crítica e público. Enfim, basta ver a opinião de quase todos (incluindo a sua) para saber que “Alien vs. Predador 2” não vale nem a locação. Abraço!

  2. Putz… corajoso você hein, nem me atrevi a assistir…

  3. Não vi e nem quero ver. Posto isso, onde é que se vomita?

    Abraço e bom fim de semana, Wall-Y!!!

  4. Não sou muito fã do gênero, assisti o primeiro só por que já tinham alugado, mas esse não faço questão mesmo. =)

  5. Os dois separados são ótimos, principalmente o Alien, mas juntos… nenhum filme funcionou.

  6. Não sou fã do género. Passo à frente…

    Abraço.

  7. Eu até que gostei do primeiro, mas a continuação é péssima em todos os aspectos!

  8. Como sou fã dos personagens, até gostei do primeiro filme, sem ter sido nada de excepcional, foi até assistível. Na minha opinião o diretor escolheu até um elenco sem nomes conhecidos para colocarem os monstros como protagonistas.
    Ainda não assisti a parte II, mas todas as críticas que li foram péssimas. Mesmo assim ainda pretendo conferir.

    Abraço

  9. Coragem assistir a esse filme.. é um daqueles que você ao final exigir seu dinheiro de volta… vi nos cinemas esse filme e me senti assim…grande decepção!!!
    abraços, wally!!!

  10. Oi, Wally! Bastante corajoso msm em ver esse filme. Eu nem o primeiro quis ver rsrs… Tinha mt cara de bomba!
    Abraço!

  11. Fazer esse filme foi um desperdicio

  12. Jesus! Nao vi nem o primeiro pior ainda o segundooo! Odeiooo! Nunca que vou perder meu tempo com um filme desse!

  13. Nem quero nem vou assistir isso.. Deus me livre rsrsrs..
    Vou passar longe como passei do primeiro..

    vlws

  14. Wally, como eu odeio este filme! Ele perdeu todo o estilo ficção científica que a marca “Alien” carrega naturalmente, e o anterior, “Alien vs. Predador” ainda conseguiu manter – mesmo que muito pouco. Os efeitos especiais são revoltantes e pobres, algumas cenas pareciam ter sido feitas no porão da casa do diretor.
    Nota: 1,0
    Abraço!

  15. Acho que fiz bem em não querer assistir a este filme depois daquele trailer super trash!!! :-)

  16. ♦Vinícius é isso ai mesmo. Passe longe.

    ♦Daniell e nem se atreva.

    ♦Pedro preferencialmente na cara dos diretores.

    ♦Marcel não faça questão mesmo!

    ♦Lucas infelizmente não vi a série das criaturas ainda separadas.

    ♦Red Dust passe beeeem a frente.

    ♦Matheus e eu nem gostei do primeiro…a continuação é um lixo.

    ♦Hugo eu não gostei do primeiro, mas pelo que eu percebi, mesmo aqueles que gostaram odiaram essa continuação.

    ♦Rodrigo felizmente eu vi em DVD, fiquei com menas raiva, e ainda não paguei nada.

    ♦Louis o primeiro é ruim, mas a bomba ambulante é esse aqui!

    ♦Mauricio exato!

    ♦Lucas e faz bem!

    ♦Sérgio melhor coisa que se faz.

    ♦Weiner é tudo isso mesmo. Uma porcaria! Minha nota foi ainda um pouco mais generosa. Dei 2,0.

    ♦Kamila fez bem MESMO!

  17. Valeu pela citação aí, companheiro, por mais divergente que a minha opinião pareça de todos os outros no mundo. Bem, eu me diverti pra caramba com o filme, mas eu sou assim, me divirto com muita porcaria, depois vocês dêem uma olhada no que eu esvrevi e porque eu achei isso e me falem o que achou, rs. Abraços…

  18. ♦O Cara da Locadora gosto é gosto. Temos que respeitar mesmo. E eu li seu texto, entendi você, só não concordei.

  19. Bem, eu sou fã de toda a saga do Alien, então sou suspeito, mas pensar em Aliens na cidade e nos tempos de hoje foi uma ideia legal. Além disso o filme mostra o quem o bicho realmente é, não perdoa ninguem, nem uma criançinha no inicio do filme que tem o pito rasgado para a criatura sair.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: