Publicado por: Wally | Segunda-feira, Abril 14, 2008

Chumbo Grosso

Lançamento direto em DVD

Mandando bala

Nicholas Angel é o melhor policial de Londres. Nenhum crime termina sem resolução em suas mãos, e nenhum criminoso ganha piedade. O problema é que, sendo tão bom, ele deixa os outros policiais do departamento vergonhosamente ruins. Por isso, eles se vêem na obrigação de mandá-lo para o interior. É com isso que Angel chega à uma pequena vila onde tudo é aparentemente perfeito e só acontecem acidentes. Mas Angel logo começa a suspeitar de tanta perfeição.

Eis aqui uma comédia de verdade. Eu não só ri assistindo à esse filme, eu dei gargalhadas. É do típo de filme que nos lembra como é que é uma comédia de verdade. Melhor ainda, Chumbo Grosso chega em um tempo repleto de sátiras dementes e filmes de paródia mediocres (vide Deu a Louca em Hollywood e cia.), mostrando também como é que se realiza uma paródia esperta, engraçada e eficaz. E ainda melhor que isso, Chumbo Grosso, além de ser uma comédia perfeita e uma sátira incrível, se demonstra sendo um verdadeiro filme de ação, que é, na verdade, exatamente seu alvo paródico. Exhlirante, sempre vivo e movido à ritmo exemplar, o filme é um primor técnico, possui um roteiro inteligentíssimo, uma direção inspirada e um elenco muito bom mesmo, nos lembrando como é bom ver talento britânico bruto em frente ás telas. À procura de entretenimento, não é preciso olhar além dessa pérola magnífica do cinema recente.

Mas claro, não foi exatamente uma surpresa. Dos criadores do também ótimo Todo Mundo Quase Morto, uma paródia excelente à filmes de zumbi, ambos filmes foram dirigidos por Edgar Wright e escritos por ele e Simon Pegg, que aparece em ambos como o protagonista. O que os espertos britânicos sacam é que para fazer uma paródia de certo gênero específico,  é obrigatório ser mais que engraçado, é preciso ir além e ser um filme tão bom e mais que os que satiriza. Neste caso, os filmes de ação. E sinceramente, não vejo um filme de ação tão bom em muito tempo, sendo o único diamente bruto no caminho O Ultimato Bourne, recente até demais. Mas o alvo aqui são aqueles filmes policiais de ação com dois companheiros mandando bala e tentando fazer rir no caminho, vide Máquina Mortifera e Bad Boys. Pois é, Simon Pegg e Nick Frost detonam com Mel Gibson, Danny Glover, Will Smith e Martin Lawrence juntos. Pegg é o verdadeiro astro de ação aqui. O melhor é que seu personagem vem carregado com uma tonelada de ironia, sempre com diálogos ótimos e nunca falhando quando se diz estruturação e cativação da audiência.

Mas um dos pontos mais impressionantes neste filme vai além dos risos e do genialismo, está presente na montagem. A edição é magnífica, e além de lembrar muito bem a de O Ultimato Bourne, adiciona algo novo, com extra ousadia e estilo único. O ritmo do filme é sempre rápido, nunca perde o fôlego, os cortes são impecáveis e o espectador fica, a todo momento, vibrando. É um feito admirável e um muito raro em filmes de ação. Mas é obrigatório para o ritmo de um longa do gênero. É como se Chumbo Grosso estivesse dizendo que sabe fazer melhor que todo mundo. E sabe mesmo. Para completar a parte técnica, ótima trilha, fotografia muito boa e estilo que surpreende. Mas isso fica “quase” apagado em meio a outros acontecimentos de pura maravilha cinematográfica. O humor do filme é tão irreverente, tão esperto e nunca cai no mal gosto, uma raridade. Vale notar que um de seus alvos é o filme A Vila, de M. Night Shyamalan. Nunca desmerecendo o longa ótimo do cineasta, uma das resoluções finais de Chumbo Grosso chega com quase a mesma surpresa e relevância quanto as do filme de Shyamalan. Encaixou brilhantemente no contexto do roteiro e adicionou algo ousado à narrativa.

Forte e poderoso entretenimento, o filme é violento, brutal, gráfico, obsceno e completamente sem vergonha. Mas nem deveria ter. Quando um filme é tão bom assim, desde a edição ao elenco, não faz sentido ser tímido. Edgar Wright e Simon Pegg sacam isso e eles literalmente mandam bala, arquitetando um filme de ação genuíno e uma comédia de arrancar as tripas. Sem exageros, é um excelente filme, com todos os méritos, merece ser devidamente assistido e comemorado. Pena ter sido tão subestimado a ponto de ser lançado diretamente em DVD no Brasil, quando tantas outros filmes de ação extremamente inferiores ganham passe livre para poluirem as salas do cinema brasileiro. Infelizmente foi o mesmo destino que o filme anterior, a sátira Todo Mundo Quase Morto, que hoje está quase extinto no mercado do DVD. O reconhecimento é pouco. E é triste saber que muitos que verão Chumbo Grosso irão apreciar somente sua ação e suas explosões quando, na verdade, existe muito brilhantismo escondido atrás daqueles óculos escuros de seus personagens principais, uma dupla engraçada, politicamente incorreta e que diverte, acima de tudo. Obrigatório para qualquer cinéfilo que se preze.

Hot Fuzz (2007)
Direção:
Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright & Simon Pegg
Elenco: Simon Pegg, Nick Frost, Jim Broadbent, Paddy Considine, Timothy Dalton, Bill Nighy, Billie Whitelaw, Edward Woodward & Olivia Colman
[Policial, 121 minutos]

No Cine Pulp: Resident Evil 3 – A Extinção de Russell Mulcahy


Responses

  1. Wally, você acredita que nunca assisti “Todo Mundo Quase Morto”?? Estou me preparando para alugar esse filme e “Chumbo Grosso”. E, que inveja de você. Assistir “For Your Consideration”. Vou ter que alugar esses três filmes de uma vez!!

  2. Também não vi nenhum desses que a Kamila citou. Mas quero ver Chumbo Grosso primeiro…ainda mais de depois de ler sua crítica.

    Abraço Wally.

  3. Bom assim, é? Vou alugar então. Depois te conto.

    Abs!

  4. Cara, esse foi o filme mais divertido de 2007 na minha opinião.
    Um filmaço mesmo, você ri o filme inteiro, mas um humor inteligente, não aquelas demências dessas paródias atuais hollywoodianas.
    Assisti ele acho que em Agosto de 2007, faz um tempinho, só agora que chegou em DVD essa preciosidade.
    Todo Mundo Quase Morto também genial.
    Abraço!

  5. Assim como a Kamila também não vi o “Todo Mundo Quase Morto”, mas fiquei ansioso por esse “Hot Fuzz” desde que ele estreou lá fora. Já chegou por aqui e devo ver no próximo fim de semana. Abraço!

  6. ahaha, mais uma que não viu os filmes, assim como a Kamila, hehehe….
    Wally, vc me fez ficar ansioso em ver esse Hott Fuzz… e olha que não dava nada para ele, mas encaro agora como uma nova “vida” as comédias…rs
    abraços!

  7. Deve ser louco.

    Convido todos vocês para lerem e comentarem o meu Prêmio dos melhores do cinema em 2007: http://hypado.wordpress.com/

    Espero vocês lá!

  8. Estou doida para ver esse filme!

  9. Gente, procurem ver não apenas este filmaço de ação genial e engraçado, mas o anterior dos criadores, Todo Mundo Quase Morto. Vale a pena!

    Ciao!

  10. “Todo mundo quase morto” é uma das melhores comèdias e um dos melhores filmes de zumbi que já vi. A cena da escolha dos discos para matar zumbis e a dos ensaios para se imitar zumbis são das melhores que já vi. Ri demais! Por isso, ao ver “Hot fuzz”, fiquei louco para ver. E quer saber? É um grande filme! Uma excelente comédia e um excelente policial! Tudo ao mesmo tempo… Isso é talento!

  11. Incrível que o meu contato com “Chumbo Grosso” aconteceu da mesma forma que “Todo Mundo Quase Morto”. Tão pouca foi a divulgação que acabei vendo apenas zapeando na TV a cabo. No “Todo Mundo Quase Morto”, quando ví os dois dentro do carro recuando p/ ver se tinham matado um sujeito atropelado e ficaram aliviados por ser um zumbi percebí que era algo diferente. E da mesma forma quando ví o Angel em ação….excelentes filmes. Já ví o “Todo mundo” umas 6 vezes….e Chumbo Grosso tb já entrou na minha lista de melhores..


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: