Publicado por: Wally | Domingo, Abril 6, 2008

Antes de Partir


Passos em falso

Carter Chambers é um homem cuja vida humilde promete chegar a um fim quando descobre que tem câncer. Ele se vê no mesmo leito do hospital que o nada humilde Edward Cole, homem de muitas vidas e muito dinheiro. Quando Carter começa a fazer uma “Lista da Bota” , ambos decidem fugir do hosptal e realizarem seus mais loucos desejos antes de partirem.

Bem intencionado e com o coração no lugar, é com essas pretensões leves que Antes de Partir chega aos cinemas. Ele quer contar a história de dois velhos prestes a dizerem adeus se arrependendo de seus erros, corrigindo-os e curtindo o que sobra de suas vidas, com o intuito óbvio de divertir e – no final – emocionar. Ou seja, confesso que fui decepcionado pelo filme em dois sentidos. Primeiramente, não me diverti tanto quando queria – e precisava. O longa tem seus charmes – grande parte por causa dos atores – e momentos divertidos, mas é muito pouco. E finalmente não me emocionei. Na verdade, a jornada de ambos rumo à valorização da vida e o que de bom ela tem a nos oferecer soou um tanto falsa. É uma bela mensagem, mas era preciso um roteiro menos superficial para faze-la funcionar.

Talvez eu tenha pedido demais. Mas não sei, o vi com muito desompromisso mas nem assim consegui não me incomodar com seus defeitos. A verdade é que me sentia sempre incapaz de me emocionar e me identificar com dois homens cujos diálogos soam sempre deslocados, falsos e até banais. Por isso que acabo valorizando muito as atuações sinceras de Jack Nicholson e Morgan Freeman, que conseguem trazer a autênticidade que falta ao filme inteiro. Mas claro, não o suficiente para tornar os “heróis” em personagens completamente convincentes. Nicholson ta bem engraçado. É o alívio cômico do filme, e pelo menos suas piadas funciona, seu humor agrada e claro, ainda é um grande ator. Freeman já é mais sério. Talvez por fazer mais parte do arco dramático do filme eu tenha gostado ainda menos do personagem, já que é sempre quando entra o melodrama que o filme descamba para clichés e obviedade.

São por esses motivos que infelizmente me vejo completamente contra recomendar o filme. Além do roteiro corriqueiro (torna-se até claro porque o roteirista demorou apenas duas semana para o escrever) temos uma direção sem personalidade de Rob Reiner, que não ousa nem em elementos como fotografia e trilha. Em um filme que aborda tantas locações, países e lugares marcantes, faltou sim uma fotografia que pudesse puxar a audiência mais para a história contada. A trilha composta é bem comunzinha, e pelos menos podemos tirar qualidade de uma única canção de Edith Piaf gratificante e a canção final ótima, “Say” de John Mayer. Na verdade, é uma música que diz muito mais que o próprio filme. Ela fala sobre dizer o que tem que ser dito, sem enrolações, se soltar, acreditar em sí mesmo e viver a vida. Todos elementos abordados no filme, mas sempre de forma terrívelmente artificial e falsa. Na canção torna-se impossível extrair tais defeitos.

Antes de Partir tem virtudes. Não é uma obra trágica, a verdade é que é um trabalho apenas regular, cercado por passos em falso e previsibilidade tremenda. É óbvio como o filme vai acabar antes dos dez minutos iniciais. E isso acaba incomodando. Se sobressai, por tanto, o elenco inspirado e os momentos mais descompromissados, e digo aqueles sem a pretensão de quererem mudar a vida do espectador. Falho, fraco e manipulativo. Muitos se emocionaram com o filme. Eu achei impossível. Para me emocionar por um filme, preciso ser convencido e, acima de tudo, puxado para dentro dele. Eu fiquei apenas na observação de Antes de Partir. Não consegui entrar na brincadeira e me comover ao lado de Nicholson e Freeman. Uma pena. Talvez vocês tenham mais sorte.

The Bucket List (2007)
Direção:
Rob Reiner
Roteirista: Justin Zackham
Elenco: Jack Nicholson Morgan Freeman Sean Hayes Beverly Todd
[Drama, 97 minutos]

No Cine Pulp: Primo Basílio de Daniel Filho


Responses

  1. Devo assisti-lo nessa semana e, confesso que não estava tão animado pra ve-lo e tu, Sr. Wally (heheh) me fez ficar ainda masi desanimado, hehehe… to brincando…
    tipo, eu vou assisti-lo com expectativas altas e isso acarreta em mais chances de não gosta-lo como vc, já que concordei com seu argumento.
    É um filme para expectativas altas, pois a estória é interessante e nos remeta a algo emocionante.. é uma pena que não tenham conseguido explorado tanto… eu particularmente não ando curtindo os trabalhos do Jack Nicholson, mas parece que a dupla ficou legal na telona… enfim, vou asssitir com garndes expectativas, sim, por isso poderei ficar com a mesma oponião que a sua…
    Legal, ter John Mayer na trilha – curto mutio o som dele…
    abraços

  2. Alguns elogiaram um filme mas acabei perdendo no cinema e agora só devo conferir em DVD mesmo. Parece bem intencionado, mas às vezes é preciso muito mais para ser um bom filme. Ao menos a canção do John Mayer é unanimidade. Abraço!

  3. Gostei bastante deste filme, achei sincero, pungente, grandioso ao tratar da morte da maneira mais positiva possível – realçando os valores que a vida possui. Nada me soou falso, e apesar de por vezes ser previsível, conseguiu atingir minhas emoções. Nicholson e Freeman estão muito à vontade, excelentes mesmo.
    A trilha é mesmo ótima.
    Eu tive mais sorte que você… ;) Muito mais.
    Nota: 7,5 (***)
    Abraço!

  4. Wally, vou discordar de você profundamente. Acho que “Antes de Partir” tem um roteiro legal, que poderia cair para um lado mais melancólico, mas o qual desperta justamente o contrário e trata de um tema delicado com muito bom-humor e emoção.

    Acho que o filme – ao contrário de outras obras de temáticas semelhantes – não manipula nossas emoções e as trabalha de forma genuína. Além disso, a dupla Morgan Freeman e Jack Nicholson está muito bem.

  5. Ah… duas estrelinhas?? Estou louco pra ver. Perdi nos cinemas. Abs!

    Ainda assim, eu acho que o Rob Reiner quer mesmo é fazer filmes lights. Acho que ele quer seguir um cinema como o de HARRY & SALLY. É onde ele fica a vontade. Só pode ser.

    Ele não percebeu o quanto é bom filmando roteiros fortes como CONTA COMIGO, QUESTÃO DE HONRA e LOUCA OBSESSÃO.

    Abs!

  6. Concordo plenamente. 2 estrelas e nada mais do que isso.

    Aliás, se não fosse Morgan Freeman e Jack Nicholson, esse filme estaria bem discreto por aí. Mesmo com Rob Reiner tendo feito o que fez…

  7. Duas estrelas seria como 5,0?
    Enfim, gostei um pouco mais do que isso…
    Daria um 7.5.

    Abraço Wally!!

  8. Como você sabe gostei desse filme, mas unicamente por causa dos atores e pela música do John Mayer. Se não fosse por esses quesitos, “Antes de Partir” seria uma grande porcaria.
    NOTA: 7.0

  9. Excelente filme, muito bom.

    Nota: 9,0

    Esta é a nota justa para este filme.

  10. Rodrigo, é um filme de emocionar. Mas eu não fui convencido em segundo algum. Talvez você tenha mais sorte.

    Vinicius, talvez você goste, mas eu não fui convencido pelo longa.

    Weiner, realmente, muita mais sorte. Eu achei bem falho e falso, não me convenceu. Os atores se salvam.

    Kamila, o filme não me convenceu, achei falso e falho e a emoção pretendida caiu no vazio, por isso achei manipulativo. Mas é questão de identificação. Eu gostei apenas – mesmo – dos atores.

    Otavio, gosto do Reiner de Louca Obsessão. Neste Antes de Partir ele não me convenceu. O trabalho foi todo dos atores.

    Marco, os atores elevaram muito a qualidade do filme. Também não acho que mereça mais que isto.

    Pedro, minha nota certa foi 5,5. Sua nota refletiu bem o que a maiorias das pessoas acharam do filme.

    Matheus, concordo. Só que eu não gostei. E minha nota foi bem menor.

    Hypado, que bom que gostou. O filme não me convenceu. Eu acho que 9 é um pouco puxado para um filme tão falho, mas opinião é muito pessoal.

    Ciao!

  11. Discordo completamente… O filme é bom, sem dúvida nenhuma, e altamente recomendável.

    Em alguns momentos, a direção chega até a pecar, mas não compromete.

    É um excelente filme.


Deixe uma Resposta

Categorias

