Publicado por: Wally | Quinta-feira, Março 27, 2008

MEME: 5 Filmes Subestimados

É complicado fazer uma lista de filmes subestimados do mesmo modo que é difícil fazer uma de guilty pleasures. Você pode achar subestimado, mas outra pessoa não. Tudo tem a ver com o foco. Foi subestimado, afinal, por quem? Já que é impossível todos não gostarem do filme. Indicarei, por isso, em cada filme, por quem ele foi subestimado, justificando sua presença na lista. Todos são filmes que gostei muito e achei que foram recebidos por ou público, ou crítica ou premiações, de forma muito errada. Listo abaixo 5 de alguns que acho subestimados, mas posso estar esquecendo de algum, óbvio.

em ordem de preferência…:

Donnie Darko • de Richard Kelly
donnie-darko.jpg

Subestimado por quem? Apesar de hoje ser um filme bem cult e adorado por muitos cinéfilos, na época dividiu muitas opiniões da critica e foi completamente esquecido nas premiações. O considero (ao lado de Cidade dos Sonhos) o melhor filme de 2001. Mas nem deu as caras no Oscar. Sem contar que muita gente hoje ainda torce o nariz. E mais importante, pouquíssimos conferiram a versão do diretor, da qual comprei e acho considerávelmente superior ao filme original.
Por que eu gosto? Na verdade eu amo. Um dos muitos dos quais sou apaixonado. A linguagem me vence, a trilha sonora me maravilha e o roteiro denso e original é algo que poucas vezes encontramos no cinema. Fora isso, ainda é tão complexo e vibrante que podemos tirar várias interpretações. E sempre que o revejo noto detalhes diferentes.

Réquiem para um Sonho • de Darren Aronofsky
requiem-for-a-dream.jpg

Subestimado por quem? O público em sí não deu muita atenção e poucos dão até hoje, mesmo que seja outro filme que felizmente atingiu um status cult, principalmente por causa do diretor. Mas mais uma vez, foi esquecido nas premiações, e foi a obra-prima do ano de 2000. Pelo menos o Oscar o lembrou na categoria de melhor atriz, pela Ellen Burstyn. A crítica em geral gostou, mas muitos não compreenderam a visão de Aronofsky.
Porque eu gosto? A intensidade provocativa e o poder incontestável do filme serve para lembrar como o cinema é mágico. O elenco, a trilha, a direção e o roteiro todos se revelam incrívelmente afiados. O filme abre uma ferida gigantesca e faz uma análise fervorosa sobre o ser humano, realizando um estudo marcante.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban • de Alfonso Cuarón
harry-potter-and-the-prisoner-of-azkaban.jpg

Subestimado por quem? Poderia dizer que todos os filmes da série são subestimados. Até os dois primeiros mais fracos, do convencional Chris Columbus. O fato é que muitos subestimam o personagem e suas aventuras, se tornando até preconceituosos. Mas a verdade é que todos são recheados de magia, inventividade e entretenimento. As premiações o esqueceu, alguns lembraram nas categorias técnicas (no Oscar foi indicado a efeitos visuais e trilha sonora) mas merecia ter levado o primeiro. Pelo menos a crítica foi favorável, reconhecendo o valor da entrada de Cuaron.
Porque eu gosto? É o melhor da série. Tem estilo e personalidade própria, entretenimento e uma grandiosidade inquestionável. Cuaró n é visionário, e faz do ótimo livro de Rowling o melhor da série até o presente momento, amadurecendo a visão de Columbus, com uma linguagem cinematográfica mais contundente.

Guerra dos Mundos • de Steven Spielberg
war-of-the-worlds.jpg

Subestimado por quem? As premiações, para começar, pelo menos sendo lembrado na parte técnica (indicado a 3 Oscar, mixagem, edição de som e efeitos visuais). O público não gostou. Ainda hoje é odiado e incompreendido por muitos, entre alguns outros de Spielberg até superiores, vide Minority Report. A crítica americana até foi amigável, com algumas exceções, mas a brasileira foi, no geral, bem crítica ao filme do Stevie.
Porque eu gosto? Acho uma visão arrepiante de uma invasão alienígena. Muitos não entenderam que Spielberg queria mostrar tudo apenas pelos olhos da família. Tudo bem que pecou com seu desfecho, mas o resto trata-se de um dos filmes de maior entretenimento dos últimos tempos, contendo cenas tão grandiosas e bem arquitetadas que mandam o queixo direto pro chão.

A Vila • de M. Night Shyamalan
the-village.jpg

Subestimado por quem? Podemos dizer, facilmente, que Shyamalan é, atualmente, o diretor mais subestimado de Hollywood. Até mesmo seus filmes mais bem recebidos, O Sexto Sentido e Corpo Fechado, foram bem esquecidos por alguns, sendo este último completamente ignorado nas premiações. A partir do ótimo Sinais ele começou a polemizar e perdeu o “respeito” com a crítica. Mas foi com A Vila que começou a ser detestado. A crítica odiou o filme. O povão igualmente, mas o público cinéfilo foi pelo menos mais ameno. No Oscar pelo menos lembraram da linda trilha de James Newton Howard. Depois desse filme, A Dama na Água, mesmo que não tão bom, foi incompreendido por muitos, crítica e público.
Porque eu gosto? Apesar de seus leves problemas, é um excelente filme, cuja atmosfera instiga e visuais deslumbram, incluindo trilha magnífica e um elenco sensacional. O filme faz um estudo incompreendido da sociedade e do sentimento de fuga do ser humano, como também a curiosidade. Marca a grande revelação do talento de Bryce Dallas Howard e mais um clímax surpreendente das mãos de Shyamalan.

Recebi esse inspirado MEME do Lucas, do blog Assistimos Muito. Evitando repetir as pessoas que já foram enviadas a idéia, passarei apenas para quem não foi lembrado por ele e pelo Vinicius, que já fez seu Meme. em ordem alfabética:
Felipe do Café Pequeno
Luciano do A Sala
Marco do Anfitrião
Otavio do Hollywoodiano
Rodrigo do Twentysomething


Responses

  1. Primeiro parabéns pelo site. Está muito bom.
    Desta lista devo referir que gosto mesmo do Donnie Darko e o Prisioneiro de Askaban, já os vi muitas vezes mesmo.
    Também tenho um blog de cinema o CINE31 (http://cine31.blogspot.com) e gostava que fazer com o Cine Vita “troca de links”. Se a resposta for afirmativa responde para o mail ou deixa um comentário em CINE31!

    Prometheus31

  2. Só vi “Harry Potter” e “Guerra dos Mundos” e acho que ambos são filmes subestimados.

  3. Rapaz, quanto tempo… Eu acho que “A vila” é um dos mais incompreendidos do cinemão hollywood, talvez o Shyamalan “deu mole” em fazer uma obra tão bonita, pra um público que só quer sentar na poltrona e tomar alguns sustos. Ninguém quer pensar, arte? pra quê? – a arte só serve pra salvar meia dúzia de pessoas, o resto só um cogumelo radioativo.

  4. Rapaz… Que lista hein???
    De todos os 5 filmes que vc analisou, um eu concordo em não ser tão bom, pois afinal teve uma baita produção e uma ótima direção para ter um fim tão medíocre, que é GUERRA DOS MUNDOS.
    O prisioneiro de Azkaban, confesso ser o único Harry Potter que assisti e que amei… Foge de toda a tematica aquelas viagens que acontecem no tempo e espaço. Muito diferente dos outros. Palmas para a direção!
    Requiem Para Um Sonho n creio ter sido substimado, teve críticas maravilhosas ao filme e ele é ÓTIMO. DOnnie DARKO, OH! My… Esse filme é uma das melhores coisas que já fizeram para eu assistir. Sem comentários para este perfeito e indecifrável (nem tanto) longa. A VILA gostei muito,adorei o tema abordado, M Night, pode ter errado aqui ou alí, mas neste filme ele acertou.
    Poderia incluir em tua lista “REGRAS DA ATRAÇÃO” esse filme é show. Indico a todos.

  5. Com a exceção de Donnie Darko, eu gosto de todos os filmes dessa sua lista. Harry Potter 3 também é o meu preferido da série, A Vila e Guerra dos Mundos foram incompreendidos e Réquiem foi até bem aceito, mas merecia muito mais. Só a trilha do filme é uma das melhores de todos os tempos! Direção impecável, atuações incríveis… Réquiem é uma legítima obra prima!

  6. Estou preparando a minha lista de 5 filmes subestimados para publicar amanhã. E está sendo difícil chegar a somente 5 nomes que sejam os meus favoritos.

    Da sua lista, só não gosto de dois filmes: Donnie Darko e Requiém Para um Sonho.

    E concordo plenamente com tudo o que você disse a respeito de “A Vila”. Acho que este filme, depois de “O Sexto Sentido”, é o melhor feito pelo M. Night Shyamalan.

  7. Ok ok… Ainda estou pensando, mas postarei no Hollywoodiano em breve. E viva GUERRA DOS MUNDOS!

    Abs!

  8. Lista muito boa realmente. Só não assistir Donnie Darko, mas os outros eu concordo, principalmente com A Vila, que é meu segundo Shyamalan preferido, perdendo só para Corpo Fechado, que também acho outro filme subestimado.

  9. Adorei os seus filmes, gostei bastante das escolhas pois elas refletem realmente excelentes produções esquecidas pelo cinema. Vou lançar a minha em breve, pois acho que só eu ainda não respondi o MEME do Lucas :-( Estou no meio da semana de provas e ainda por cima vou viajar amanhã para uma fazenda para uma visita técnica de uma disciplina do meu curso. Sábado as coisas voltam ao normal.
    Abraço!

  10. Prometheus, já respondi lá no blog, gostei muito.

    Pedro, que bom que concorda.

    Chrstinne, realmente, poucos hoje param para apreciar arte. Shyamalan, em compensação, realiza exatamente isso. Ele não quer facilitar para a audiência leiga.

    Cinema Lotado, que bom que gostou da lista. Eu achei que o desfecho de Guerra dos Mundos deixou a desejar, mas o resto foi explosivamente incrível. Regras da Atração é bom mesmo, gostei na época, mas não lembro dele hoje.

    Marco, não gosta de Darko?? Que pena, eu amo. Mas Réquiem é mesmo obra-prima.

    Kamila, aguardo a lista ansiosamente. E curioso os dois que você não gosta serem os meus dois preferidos, rsrsrs.

    Otavio, quero bastante conferir sua lista. E Viva Spielberg! E seu GdM!

    Lucas, procure ver Darko urgentemente. Cinema essêncial em todos os sentidos.

    Weiner, que bom que gostou. Quero conferir a sua em breve. Boa sorte nas provas. A verdade é que também to estudando muito. To sacrificando filmes para poder atualizar o blog, algo que nunca gostei de fazer.

    Ciao!

  11. Concordo com a lista, só não acho que ”O Prisioneiro de Azkaban” deveria estar presente…

  12. Adorei sua lista, Wally! Inclusive considero “Donnie Darko” um dos filmes mais subestimados que conheço, e concordo com a presença de outros dois longas de sua seleção. “Guerra dos Mundos” é para mim o pior filme do Spielberg, enquanto “A Vila” é apenas OK – um pouco decepcionante por ser do Shyamalan.

  13. Provavelmente irei apanhar, mas eis 5 filmes que não gosto meeeeeesmo! Donie Darko ja assisti umas 15 vezes, porque minha irmã não se conforma que alguem não possa gostar. Tudo bem, sou chatissima para filmes, admito! Harry Potter minha mãe ama, a prova de que não são só as criancinhas. A vila e Guerra dos Mundos, eu considero os piores meeeesmo. e Requien talvez seja o que eu tenha mais simpatia entre os 5. Mas ainda não chega a ser um interesse. Claro, minha opinião, cada um tem a sua. E a minha se deve tambem muito, ao fato de não ser fã de filmes cult, nem sci-fi. Um gosto mais tradicional, film noir, musicais, guerra e western. É realmente, os 5 não tem nada a ver comigo.

  14. Wally, ainda nao tinha visto a sua lista, concordo plenamente com a inclusao desses titulos, principalmente de “A Vila” (ateh a sua descricao bate com algo que escrevi no meu post). Alguns desses filmes receberam um minimo de reconhecimento, com indicacoes ao Oscar: a trilha maravilhosa de A Vila, a interpretacao memoravel de Ellen Burstyn em Requiem para um sonho (que perdeu pra Julia Roberts, terrivel..), mas ainda assim eh muito pouco face ao excelente trabalho realizado nesses filmes.

    Shyamalan en mesmo um subestimado, espero que um dia seu talento seja reconhecido e apreciado. O Harry Potter de Cuaron eh sem duvida o meu favorito da serie, e “Donnie Darko” foi um dos meus favoritos em seu ano tb. Gosto muito da edicao, atuacao, da historia..

    Nao sou muito fan de “Guerra dos mundos”, mas ainda assim considero um trabalho acima da media em fitas do genero, afinal, eh Spielberg na direcao hehe.


Deixe uma Resposta

Categorias

