Publicado por: Wally | Quinta-feira, Março 20, 2008

Vita2008: Melhor Ator


1°- Forest Whitaker • O Último Rei da Escócia
the-last-king-of-scotland.jpg

Alguns duvidam de seu Oscar, mas foi bem merecido. Whitaker conseguiu o incrível feito de se tornar o protagonista de um filme onde ele não era protagonista, pelo menos não no roteiro. Mas ele é tão marcante, sua presença tão poderosa, seus olhares tão significantes e assombrosos que fica difícil não aceitá-lo como tal. Mas é sua transformação sempre abrupta de um cara carismático para um mortal que o torna mais interessante. Ele é um monstro.

2°- Brad Pitt • O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
the-assassination-of-jesse-james-by-the-coward-robert-ford-2.jpg

Pitt teve que sofrer com o peso de ter Casey Affleck na maioria de suas cenas. Sim, Affleck rouba muito a cena, mesmo sendo coadjuvante e está melhor que Pitt. Mas não conseguiu apagar o brilho e a intensidade de Pitt, pelo menos não para mim. Ele vai construindo lentamente seu personagem em um desempenho minimalista e sincero. Pitt não deixa que Jesse James se torne um homem unidimensional, até mesmo porque o roteiro não permite, mas é sua força dramática, suas constantes expressões marcantes e olhares que marcam profundamente. Ele traz ambiguidade ao personagem, algo raro nas atuações. Destaque para a cena de sua morte. Outras grandes atuações de 2007: como coadjuvante em Babel e Treze Homens e um Novo Segredo.

3°- George Clooney • Conduta de Risco
michael-clayton-5.jpg

Conseguindo superar seu trabalho anterior extremamente memorável e consagrado, Clooney tem aqui um papel impecável e faz desse papel um personagem difícil de esquecer. Nunca perdendo o ritmo e sempre completamente ligado e vidrado, ele oferece um personagem vulnerável e ao mesmo tempo forte, cuja vida fica cada vez mais pesada. Seus diálogos com seu filho foram os melhores momento para o ator, sua atuação tá excelente. Outra boa atuação de 2007: Treze Homens e um Novo Segredo.

4°- Wagner Moura • Tropa de Elite
tropa-de-elite.jpg

Moura traz algo mais ao personagem já denso do Capitão Nascimento, ele traz autênticidade. Ele traz dor, angústia e um grande peso dramático para o filme. Sem dúvida o melhor ator brasileiro de sua geração e talvez o melhor do Brasil que já tive o prazer de testemunhar. Sólido desempenho, intenso e inesquecível. Outras grandes atuações de 2007: Saneamento Básico – O Filme e coadjuvante em Ó Paí Ò.

5°- Christian Bale • O Sobrevivente
rescue-dawn.jpg

Mais uma vez Bale foi à meios extremos se dedicando a um papel, como havia realizado na sua performance subestimada em O Operário, onde atinge um estado físico assustador. Mas engana-se quem acha que Bale é do típo que apenas se submete à transformações físicas mas não traz o que importa. Bale cria uma pessoa que vai se modificando, fisicamente e emocionalmente ao desnrolar do filme, assustando e hipnotizando. Ele se torna um homem da natureza com todos os méritos. Uma soberba performance.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Atriz  Melhor Ator CoadjuvanteMelhor Atriz CoadjuvanteMelhor Roteiro OriginalMelhor Roteiro Adaptado Melhor Filme Nacional Melhor Filme Estrangeiro Melhor Animação Melhor Fotografia Melhor Montagem Melhor Trilha Sonora Original Melhor Canção Original Melhor Elenco Melhor Direção de Arte e Cenários Melhor FigurinoMelhores Efeitos Visuais Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz RevelaçãoMelhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros Melhor Cartaz


Responses

  1. Facilmente trocaria a indicação de Pitt pela de Peter O´Toole ou Edward Norton. O primeiro, espetacular em “Venus”, e o segundo soberbo em “O Despertar de Uma Paixão”. Portanto, fico com Norton, numa atuação pouco compreendida pela crítica (nem sequer beirou os prêmios mais importantes do circuito). Foi um trabalho bastante minimalista, carregando o filme de John Curran com sensibilidade e força ao mesmo tempo.
    Não vi “Conduta” até hoje, chega a ser patético, porque só vou poder conferir estes elogios que o filme recebe depois de meses.
    Adorei Bale em “O Sobrevivente”, mas como vi o filme este ano, talvez ele entre numa premiação deste tipo no fim do ano no meu blog.
    Abraço!

  2. Gosto do Forest Whitaker em “O Último Rei”, só não o indiquei por sua participação ser tão importante quanto a do James McAvoy. Apenas o Clooney e o Moura estavam na minha lista, mas gostei da seleção – só acho que faltou o Selton Mello.

    Abraço!

  3. Ainda não vi o ‘conduta de risco’ e nem ‘O Sobrevivente’- que alias tá na minha lista inadiavel para assistir…
    Grande interprteção do Forest.. que filme forte e denso esse…
    Pra mim faltou apenas o Day-Lewis nessa lista, mas nãos ei como foi seu criteiro, já que o Ultimo rei da escocia é antigo perto dos outros mais crecentes… mas uma ótima seleçao…principalmente tendo Brad Pitt na lista, parece que a Academia tem algum preconceito com indica-lo, pois a atuação dele foi digna de elogios nesse filme e vêm mostrando talentoso em trabalhos bons… já não é mais um rostinho bunitinho nas telonas…
    abraços

  4. Um grande ano pra Forest, mas os demais, devo dizer, não conferi as performances. Exceto por George Clooney, que gosto muito mas também não acho que seja um excelente desempenho. O capitão nascimento já é um ícone pop, mas eu consigo pensar em trabalhos do Wagner Moura muito melhores que esse, inclusive Saneamento Básico.

  5. Minha atuação preferida do ano foi a de Ulrich Mühe, pelo maravilhoso A Vida dos Outros.

    Meu outros preferidos foram:

    Chris Cooper – Quebra de Confiança
    Christian Bale – O Sobrevivente
    Sacha Baron Cohen – Borat (sim, sim, sim)
    Ryan Gosling – Um Crime de Mestre
    Michael Sheen – A Rainha

    Enfim, Forest Whitaker é o 10º no meu top, antes ainda tem Brad Pitt, Selton Mello, Wagner Moura e Edward Norton.

  6. Oi Wally, pois é Jericho é muito bom sim, assista a primeira temporada pra vc ver. entao a segunda estava ruim atpé o 2.02 acabei de postar o review d mais dois episodios, agora sim a serie voltou a ser o que era. o 2.04 está perfeitO!

    HAUSDHUS. Legal o premio. mais entre os filme so unico que vi foi tropa de elite que nao gostei ghasgda

    voltaH?

  7. Pra mim Forest Whitaker é melhor de longe.

    Abraço!!!

  8. Vitória mais do que merecida pro Whitaker, ainda que eu aprecie mais o papel do James McAvoy. O meu segundo lugar ficaria com Clooney, na interpretação de sua carreira. Seguido pelo Wagner Moura.

  9. Weiner, eu vi na performance de Pitt exatamente o que você viu na de Norton. E eu provavelmente não vi na de Norton o que você não viu na de Pitt, rsrsrs, interessante isso. Peter O’Toole ficou no top 10, gostei muito dele, mas não mais que esses cinco, que me marcaram mais.

    Vinicius, Mello ficou no top 10. Gostei muito mas achei esses 5 de cima mais poderosos.

    Rodrigo, veja os filmes e concordo, Pitt já merece mais indicações ao Oscar do que aquela por Os 12 Macacos. É um estupendo ator.

    Daniell, esse é meu trabalho preferido de Moura, ele passa algo autêntico e intenso com essa performance.

    Lucas, vejo que nossas seleções foram completamente diferentes. Gostei muito de Muhe, mas sinceramente não ficou nem no meu top 10, nem ele, nem Cohen (ótimo mesmo!) ou Cooper (também excelente). A de Gosling não conferi porque não estreiou aqui ainda e a de Sheen considero coadjuvante, ficou até no top 10 daquela categoria.

    Lucas, verei sim e passo lá novamente depois. Veja os filmes acima.

    Pedro, que bom que concordamos.

    Matheus, acho que três em comum já está ótimo, rsrsrs.

    Ciao!

  10. torci muito pelo forest, fiquei felicissima ao ver recebendo seu Oscar. muitos falam que talvez nao merecesse. com certeza, esses nao viram o filme como eu vi. fiquei arrepiada, paralisada com a qualidade da atuação, e a fidelidade ao idi amin. simplesmente um dos oscar mais merecidos dos ultimos anos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: