Publicado por: Wally | Terça-feira, Março 18, 2008

Vita2008: Melhor Atriz

Confesso que esta categoria tem valor sentimental. Foi a mais forte do ano e está irretocável. Por mim, daria o prêmio para todas elas, mas já que sou chato, vou manter a forma de colocação. Foi um árduo trabalho colocar em ordem, tanto que pedi ajuda a outro blogueiro que freqüenta meu blog, um tal de apaixonado por As Confissões de Schmidt, mas nem ele conseguiu me ajudar. Enfim, essas são as Deusas de 2007, para jamais serem esquecidas por esses trabalhos.

1°- Marion Cottilard • Piaf – Um Hino ao Amor
la-vie-en-rose.jpg

Esse trabalho foi explosivo. Me arrepiou todo e me emocionou profundamente especialmente nos minutos finais. Como não se sentir por Piaf quando ela fica sabendo que seu grande amor se foi? Cottilard deixou tudo tão intenso e apaixonante que sua performance impecável demorou a sair de minha cabeça. Poucas foram tão arrasadoras e emocionantes como essa. Cottilard não precisou de maquiagem, pois ela encarnou de corpo e alma Edith Piaf, com toda a glória possível.

2°- Helen Mirren • A Rainha
the-queen-2.jpg

Essa só não ganha pois não me foi tão emocionante e explosiva como a de cima, mas pela caracterização, pelo sentimento e pela densidade, Mirren merece todo o respeito possível. Sua Rainha vibra com autênticidade, foi um soberbo papel. Não foi uma imitação qualquer, Mirren trouxe a tona sentimentos, olhares e expressões que dizem rios e rios de palavras. Quantas performances conseguem fazer isso?

3°- Judi Dench • Notas Sobre um Escândalo
notes-on-a-scandal-2.jpg

Um monstro. Palavra que mais consegue descrever a atuação de Dench e a sua personagem em sí. Ela conseguiu me envolver, me intrigar e finalmente me deixar angustiado por seus atos. Seu duelo com Blanchett é um dos mais marcantes do cinema e mesmo sozinha, ela se revela uma atriz cheia de vitalidade e força dramática. Incrível é pouco.

4°- Ashley Judd • Possuídos
bug.jpg

Judd não entra só na pele de sua personagem, ela entra na pele do espectador. Angustiante é pouco para indicar o quanto ela me deixou. Exasperado, sem fôlego, surpreendido, chocado, entre outros. Fiquei assustado. Ela se rebatendo me deixou pasmo e ela acreditando em sonhos tão distantes e singelos quebrou meu coração. Uma performance única e que merece ser prezada pela intensidade, entre outros valores significativos. Ela é a alma deste filme. Outro desempenho marcante em 2007 da atriz: Encontros ao Acaso.

5°- Laura Dern • Império dos Sonhos
inland-empire.jpg

No filme louco e magnífico de Fincher, Dern não faz um, mas vários papéis. Em cada um, nos mostra algo único e arrebatador como poucas vezes vemos no cinema. Ta intensa, ta poderosa e é de deixar o queixo caído. O que ela consegue, aterrorizar e emocionar ao mesmo tempo, não é para qualquer um. Se não fosse por ela, o filme não teria funcionado de forma tão marcante, e isso porque acho Império dos Sonhos uma quase obra-prima.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Ator CoadjuvanteMelhor Atriz CoadjuvanteMelhor Roteiro OriginalMelhor Roteiro Adaptado Melhor Filme Nacional Melhor Filme Estrangeiro Melhor Animação Melhor Fotografia Melhor Montagem Melhor Trilha Sonora Original Melhor Canção Original Melhor Elenco Melhor Direção de Arte e Cenários Melhor FigurinoMelhores Efeitos Visuais Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz RevelaçãoMelhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros Melhor Cartaz


Responses

  1. Bem, minha preferida nem foi indicada aí (Kate Winslet), mas das suas indicações, minha lista ficaria assim:

    1.Helen Mirren (olhares)
    2.Ashley Judd (voz, incrível)
    3.Marion Cottilard (uma explosão)
    4.Judi Dench (vilã minimalista)

    Infelizmente não vi Império dos Sonhos.

    Eu tenho um problema imenso com atuações histriônicas, por isso prefiro os trabalhos de Kate Winslet e Helen Mirren, mas Ashley Judd está brilhante.

  2. Eu particularmente adorei suas indicadas, com exceção de Judd( não por não merecer, mas por preferir outras). Dern eu não posso falar, porque não vi este filme de Lynch. Mas acho que Kate Winslet (Little Children) e Jolie (Preço da Coragem) deviam ser lembradas.
    ADORO Cotillard, talvez seja uma das atuações mais ricas que o cinema já viu, mas a de Helen Mirren também é poderosíssima, cheia de minimalismos, e portanto, a prefiro como a melhor atriz de sua lista, ok?
    Judi Dench também é extraordinária, é o sangue de “Notas Sobre Um Escândalo”.
    Suas primeiras colocadas estão bem posicionadas, é esta a verdade.
    Abraço!!!

  3. Seleção impecável, inclusive concordo com a presença da Laura Dern mesmo sem ter visto “Império dos Sonhos” ;) Meu ranking ficaria assim: 1) Mirren; 2) Dench; 3) Cotillard; 4) Judd. Abraço!

  4. Marion Cotillard em primeiro! Concordo! E Helen Mirren na seqüência. Perfeito! Muito bem, Wally!

    Abs!

  5. Ótima seleção, é difícil escolher quem esteve melhor entre Cotillard e Mirren, mas acho que fico com a francesa.

  6. Nossa, as duas primeiras posições são incontestáveis! E eu concordo com o Lucas também, por mim a Kate Winslet (a melhor atriz da sua geração, na minha opinião), entraria aí também! Mas grande lista :)

  7. A kate de fato mostrou pra qeu veio, mas demorou pra isso, já que fez coisas duvidosas no cinema… enfim, é só esperar qeu ela mantenha o nível de ‘Pecados íntimos’
    Agora amrion, não pdoeria estar em outro lugar nessa lista, ela é o filme, simpelsmente isso… sem ela, o filme não seria nada apenas uma produção homenageando uma cantora que quase ninguem aqui no Brasil conhece…
    Abraços

  8. Não assisti às duas últimas atrizes citadas na lista, mas concordo com a inclusão das outras três.

    A disputa entre Marion Cotillard e Helen Mirren seria sensacional. As duas performances são antológicas, mas a minha favorita, sem dúvida alguma, é a Mirren. Amo “A Rainha”.

  9. O apaixonado por ”About Schmidt” bem que tentou ajudar, mas não deu mesmo :P

    Enfim, realmente, o ano de 2007 foi SENSACIONAL para as mulheres. E meu ranking fica quase idêntico ao seu, com a exceção de que no lugar de Laura Dern (não assisti “Império dos Sonhos”) coloco a Kate Winslet. Mas todas as interpretações foram intensas, até mesmo aquela que é baseada em olhares e palavras contidas (Helen Mirren). No entanto, prefiro a Marion Cotillard que conseguiu me arrepiar com sua Edith Piaf.

  10. Não vi Império dos Sonhos e Possuídos, mas acredito que as duas atrizes estejam em boas interpretações.

    Gosto da atuação da Helen Mirren, mas acho a de Judi Dench melhor.

    E concordo contigo quanto a Marion ser a melhor do ano. Um grande destaque com certeza…

  11. Lucas, adorei Kate, ficou em sexto, mas como disse, essa categoria está irretocável para mim. Todas ai estão perfeitas e mereciam ser premiadas. Kate está sempre maravilhosa, adorei seu trabalho. Mas esses desempenhos acima achei mais forte.

    Weiner, adoro a intensidade de Judd, e Winslet ficou em sexto, enquanto Jolie em sétima. São excelentes atuações. Mas achei essas mais poderosas.

    Vinicius, que bom que gostou, imagina quando ver o filme então…

    Otavio, obrigado. Elas foram as duas maiores Deusas do ano passado. Incríveis.

    Pedro, que bom que concorda.

    Daniell, também considero Kate, ao lado da outra Cate (Blanchett) as melhores atrizes de suas gerações, ela esteve excelente e ficou em sexto. Mas achei essas ai acima mais poderosas.

    Rodrigo, não vi nada de duvidoso de Kate nos cinemas, acho que dos últimos trabalhos o que menos gostei foi A Vida de David Gale, mas ela é o brilho. Cottilard tem todos os méritos.

    Kamila, é uma disputa acirradíssima, mas optei pela qual me emocionou mais. Cottilard conseguiu isso.

    Matheus, concordo bastante com teu comentário. Ótimo anos, excelentes performances. Winslet ficou em sexto na minha colação. Ou seja, minha seleção teria ficado idêntica a sua se não fosse pela Dern.

    Marco, não boas, sim, soberbas. Não apenas gosto da atuação de Mirren, sou apaixonado, e acho a de Dench excelente mas menos minuciosa. Mas que bom que concordamos que Marion foi a melhor coisa do ano.

    Ciao!


Deixe uma Resposta

Categorias

