Publicado por: Wally | Sábado, Março 15, 2008

Vita2008: Melhor Ator Coadjuvante

1°- Casey Affleck • O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
the-assassination-of-jesse-james-by-the-coward-robert-forda.jpg

Uma meticulosa e surpreendente performance, Affleck transcende o poder de seu personagem e mais importante, ofusca o protagonista da historia. Criando um homem fraco, mas ao mesmo tempo fascinante, o personagem que Affleck cria ganha a audiência, mas com o passar do filme, vai se tornando um ser cada vez mais e mais sujo e repugnante. Uma atuação gloriosamente poderosa e genuína. Coadjuvante ótimo em mais dois filmes de 2007: Um Beijo a Mais & Treze Homens e Um Novo Segredo.

2°- Djimon Hounsou • Diamante de Sangue
blood-diamond.jpg

Poucos lembram dele, mas ele foi aquele cara que me levou as lagrimas no inicio do ano. Mais um exemplo de um papel coadjuvante que consegue ofuscar o protagonista. Hounsou se revela o filme todo consistente e vibrante, mas seu poder e sua intensidade se tornam claro mesmo em dois momentos específicos explosivos. Inesquecível.

3°- Jackie Earl Haley • Pecados Intimos
little-children.jpg

A composição de Haley é uma quase que inesquecível. Utilizando de sutileza e fazendo seu personagem soar exatamente como o homem (ou criança) vulnerável, sujo e pecador que é, ele não tenta ganhar a simpatia da audiência, mas arrebenta quando coloca seus sentimentos para fora, ou até mesmo quando, indignado, é forcado a evacuar de um local publico, em um dos melhores momentos do cinema de 2007.

4°- Robert Downey Jr. • Zodíaco
zodiac131241.jpg

Seu humor é excelente, mas tem algo por trás dessa performance que vai além disso, muito além. Downey cria um personagem único, que foge de toda canastrice ou estereotipo imaginável. Soando não só autentico, mas necessário. Não imaginaria ninguém no papel que não fosse ele. Chega a ser refrescante o desempenho honrável dele, que de um jornalista curioso descende até a loucura e o isolamento. Coadjuvante excelente em outros filmes de 2007: A Pele & O Homem Duplo.

5°- Tom Wilkinson • Conduta de Risco
michael-clayton-4.jpg

A monstruosidade de Wilkinson assusta. Valioso desempenho de um ator veterano sempre ótimo. Ele me lembrou muito a atuação de Peter Finch em Rede de Intrigas, forte, necessária, urgente e perfeita em todos os sentidos. Ele vibra como o resto do elenco. Impossível esquecer ou não elogiar. Uma perola de verdade. Coadjuvante ótimo em outro filme de 2007: Um Beijo a Mais.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Atriz CoadjuvanteMelhor Roteiro OriginalMelhor Roteiro Adaptado Melhor Filme Nacional Melhor Filme Estrangeiro Melhor Animação Melhor Fotografia Melhor Montagem Melhor Trilha Sonora Original Melhor Canção Original Melhor Elenco Melhor Direção de Arte e Cenários Melhor FigurinoMelhores Efeitos Visuais Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz RevelaçãoMelhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros Melhor Cartaz


Responses

  1. É incrível como nossas opiniões têm sido tão parecidas acerca de várias categorias, inclusive as de atuação. Casey Affleck esteve magnífico em “Jesse James”, inclusive tenho ouvido boas críticas a respeito de sua participação em “Medo da Verdade” também. Ele promete no cinema, pelo menos bem mais talentoso que o irmão ele é.
    Dos seus indicados:
    1) Casey Affleck
    2) Jack Earl Haley
    3) Djimon Hounsou
    4) Downey Jr.
    Não vi “Conduta” até hoje… É esperar o dvd dia 28 de março….
    Abraço!

  2. Ótima lista de novo, Wally. Ainda tenho que conferir esse “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford”, mas me lembro que você tinha elogiado bastante o Casey Affleck no seu texto sobre a obra.

    Bom final de semana!

  3. Casey Affleck = 100000000000 anos-luz à frente dos outros.

    Abraço!!!

  4. Desses o meu preferido também é o Casey Affleck, mas meu coadjuvante preferido do ano é o Mark Ruffalo, o modo como ele construiu sua obsessão e depois no final perceber que nada valeu a pena é fantástico.

    Os outros são bons, mas Djimon é o meu menos preferido.

  5. Por enquanto, meu vencedor é Djimon Hounson (já que ainda não conferi o desempenho de Casey Affleck). Dos outros indicados, apenas seleciono Jackie Earle Haley. Resolvi escolher outros trabalhos menos comentados como o de Freddy Rodriguez em “Bobby” e David Strathairn em “O Ultimato Bourne”

  6. Difícil, hein! Escolheria o Downey Jr., eu acho, no filme mais injustiçado de 2007.

    Abs!

  7. Casey Affleck sem dúvidas…o melhor!
    aBraço

  8. Weiner, que bom que estamos concordando. Casey foi imbatível, sua performance foi incrível.

    Kamila, veja o filme, acho que vai gostar. E mesmo se não, impossível ficar indiferente quanto à Casey.

    Pedro, concordo!

    Lucas, Ruffallo entrou no meu top 10, mas não me impressionou assim. E Djimon foi um arraso, me emocionou completamente.

    Matheus, Djimon merece mesmo. Aposto que depois ver Jesse James mudará de opinião.

    Otavio, injustiçado mesmo né? Incrível isso, mas Downey Jr., apesar de excelente não supera os outros três acima dele.

    William, Affleck na cabeça, sem dúvida.

    Ciao!

  9. Gostei das suas escolhas. Três foram as mesmas que as minhas: Affleck, Downey Jr. e Wilkinson. Earle Haley esteve bem, mas pessoalmente prefiro Noah Emmerich do mesmo filme.

    Quem não gosto mesmo é Hounsou, que passou o filme inteiro correndo e gritando. É uma boa atuação, mas nada além disso…

    Só ficou faltando Mark Ruffalo ;D

  10. Gostei da escolha do Casey Affleck, realmente ele está excepcional em “Jesse James”. Mais interessante foi ver que três nomes se repetem em minha lista, realmente não tinha como ir por um caminho muito diferente – até porque o Robert Downey Jr. e o Tom Wilkinson (meu preferido) estão excepcionais.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: