Publicado por: Wally | Quinta-feira, Março 13, 2008

Vita2008: Melhor Atriz Coadjuvante

Notando que esta foi uma categoria levada mais pelo lado pessoal. Em outras palavras, escolhi as performances que mais me tocaram, de alguma forma. Mas claro, todas performances excelentes em um ano muito bom para a categoria.

1°- Rinko Kikuchi • Babel
babel-2.jpg

Podem contestar a vontade, mas esta foi a atuação coadjuvante feminina do ano que verdadeiramente me tocou profundamente e me levou as lagrimas. Com a melhor personagem de seu complexo filme, Kikuchi tem uma atuação contida e comovente, onde abraça completamente os sentimentos da personagem. Inarritu ajuda, mas passamos o filme todo na pele dela e no final, chorando por ela, com ela. Posso estar ousando, mas lembra muito a performance perfeita de Holly Hunter em O Piano.

2°- Adriana Barraza • Babel
babel-3.jpg

Outro desempenho extremamente comovente, Barraza resgata toda a ingenuidade de sua personagem com maestria, passando paixão quando precisa e angústia nos momentos desesperadores da personagem. O fim de sua historia, triste, ganha um peso a mais com o desempenho honrável dessa atriz incrível.

3°- Tilda Swinton • Conduta de Risco
michael-clayton-2.jpg

Swinton está vibrante nesse filme, não, brilhante. Difícil escolher o personagem mais bem escrito do longa, mas Swinton é a que adiciona mais ao personagem. Retratando toda a imperfeição da corporação que representa, suas conversas consigo mesmo vibram com autenticidade e sua expressão ao final foi impagável.

4°- Jennifer Hudson • Dreamgirls – Em Busca de um Sonho
dreamgirls.jpg

Hudson já é cantora, ou seja, sua personagem sem dúvida foi mais fácil de realizar. Mas ao longo da sessão, vai se percebendo a dedicação da personagem e sua competência em cena, tudo liderando ate o momento “And I Am Telling You I’m Not Going”, onde a atriz explode em cena com sua dedicação e intensidade, me arrepiando completamente.

5°- Cate Blanchett • Notas Sobre um Escandalo
notes-on-a-scandal.jpg

Muitos não concordaram com sua indicação ao Oscar, mas o fato é que, mesmo com Judi Dench em cena, nunca que este filme teria funcionado tão bem sem o talento de Blanchett. Uma atriz excelente, Blanchett cria um duelo vibrante com Dench. A química ficou impecável. Não só isso, mas traz algo refrescante a personagem, principalmente no momento onde se entrega aos jornalistas, inesquecível. Outra performance memorável de 2007: Babel (coadjuvante).

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Roteiro OriginalMelhor Roteiro Adaptado Melhor Filme Nacional Melhor Filme Estrangeiro Melhor Animação Melhor Fotografia Melhor Montagem Melhor Trilha Sonora Original Melhor Canção Original Melhor Elenco Melhor Direção de Arte e Cenários Melhor FigurinoMelhores Efeitos Visuais Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz RevelaçãoMelhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros Melhor Cartaz


Responses

  1. Com excessão da Jennifer Hudosn, todas merecem estar aí, principalmente a Tilda e a Blanchett, sem contar o trabalho incrível da Barraza, que me emocionou profundamente, a Rinko eu tenho minha dúvidas, eu achei a atuação dela boa, mas em um ano que tivemos Emma Thompson, Laura Linney e até a Imelda por Harry Potter, me parece meio estranho ela estar no meio, creio que uma indicação para Revelação seria mais interessante, mas é sua lista, não vou contestar nada.

    Ah, e como já disse, a Hudson nem deveria ser lembrada, não é preconceito por ela ser cantora, nem nada, tanto que prefiro a atuação da Beyonce a dela no filme, achei muito histriônica, muito grito para pouca atuação.

  2. TILDA SWINTON pra mim. E tenho calafrios quando vejo qualquer foto de DREAMGIRLS. :)

    Para mim, TILDA SWINTON. Depois, CATE BLANCHETT.

    Abs!

  3. Fiquei apaixonado pela Rinko depois do filme…acho que só subiria um degrau da Tilda Swinton, mas de resto concordo.

  4. Cate, Cate, Cate …..Cate!!!

    Todas são ótimas.

  5. Também gostei muito da atuação da Rinko Kikuchi, tanto até que entrou na minha lista. Mas nenhuma das outras entraria: Tilda e Hudson estavam boas, mas não se destacaram. Barraza tirou leite de pedra, mas o personagem é muito mal construído. Blanchett foi a pior. Atuação exagerada, histriônica…

    Esse ano eu também adorei as atuações de Válerie Lemercier (Um Lugar na Platéia), Analía Couceyro (O Passado), Imelda (Harry Potter), Maggie Gyllenhaal e Emma Thompson (Mais Estranho que Ficção) e, é claro, Sandra Bullock (Confidencial)

  6. A minha vencedora nem está na sua lista, como você bem sabe. Mas a seleção ficou bem coerente e justa, e acho a vitória de Kikuchi bem merecida!

  7. De novo, Wally, sou redundante, mas vale: uma ótima lista. :-)

    A minha performance favorita das cinco listadas é a de Adriana Barrazza, em “Babel”. Aliás, acho a história dela a mais interessante do filme.

    A Cate Blanchett é mais uma co-lead de “Notas Sobre um Escândalo” e a performance dela é assustadora no filme.

    A Tilda Swinton é uma das poucas coisas que eu realmente gosto em “Conduta de Risco”. Acho que a atuação dela é a melhor do trio principal.

  8. Eu gostei muito de Babel.
    Muitos o acusavam de ser pretensioso, mas eu achei um ótimo filme. Pretensioso sim, mas não deixa de ser bom e de nos dar ótimas cenas.
    A história da Rinko Kikuchi em Babel é a melhor de todas e ela mostra uma atuação excelente, soube muito bem passar os sentimentos da personagem surda-muda, principalmente naquela cena da boate.
    Cena memorável.
    Notas sobre um escândalo vi recentemente e realmente é um ótimo filme. A Judi Dench tá matando a pau nesse filme, mas sem a Cate Blanchett não ia ter o mesmo efeito.
    A Barraza teve uma ótima atuação também, mas o destaque mesmo é para Kikuchi.
    Não vi Conduta de Risco nem Dreamgirls.
    Escrevi sobre Amores Brutos do Iñarritu em meu blog, se puder passa lá.
    Abraço!

  9. Lucas, adoro a atuação de Rinko, me mecheu mais que qualquer uma das 5 acima. Essa sim me levou as lagrimas. E Hudson esta ai por uma cena explosiva que me arrepiou completamente. Nesse monstruoso momento ela incorporou a personagem perfeitamente.

    Otavio, nada de Babel para você ne? rsrs. E nem Dreamgirls! ;) Mas adorei a performance delas.

    Daniell, também to apaixonado por ela desde o filme.

    Pedro, engaçado que achei que todos iriam reprovar a Cate nesta lista. Que bom!

    Marco, vejo que temos muitas, muitas discordâncias rsrsrs. Das outras atuações que você mencionou, pelo menos as que eu vi, concordo que são ótimas.

    Matheus, fiquei com a pulga atrás da orelha para indicar Staunton, mas resisti, rsrs.

    Kamila, que bom que gostou (novamente)! :D

    Ibertson, é bem isso que você disse mesmo. E sim, vou lá no blog ver.

    Ciao!

  10. Wally, eu adorei Rinko Kikuchi, sua capacidade extraordinária de expressão, sendo forçada a gesticular todo o tempo. Foi um trabalho digno de uma grande atriz. Aida mais ela, tão jovem e pouco conhecida no cenário mundial de cinema.
    Não está ousando de jeito algum ao compará-la a Holly. Em “O Piano”, aliás Hunter teve o recurso de narrar a história, o que indubitavelmente, passa sentimentalidade. Kikuchi expiou seus sentimentos através de gestos e leves ruídos. SENSACIONAL!
    Abraço!

  11. Deve ser otimo mesmo, quero conferir.

    Entrem no meu blog, eu tambem falo de cinema, dando enfoque aos filmes mais novos: http://hypado.wordpress.com/

  12. Gostei da seleção, apesar de estar um pouco diferente da minha. A Rinko Kikuchi tem um excelente trabalho em “Babel”, mas prefiro a Adriana Barraza em relação ao filme – já que a melhor na categoria é a Tilda Swinton. Jennifer Hudson foi uma das melhores revelações do ano, merece estar aí. Quanto à Blanchett, acredito que sua performance seja um dos aspectos negativos de “Notas”.


Deixe uma Resposta

Categorias

