Publicado por: Wally | Terça-feira, Março 11, 2008

Vita2008: Melhor Roteiro Original

1°- Babel • de Guillermo Arriaga
babel.jpg

Absolutamente nenhum roteiro foi tão contundente, especial e comovente como este, no ano passado. Podem atirar pedras, mas meu coração pertence completamente a esse filme, aos personagens, aos dialogos e a sua força emocional brutal e profunda. Babel me fez pensar mais que muitos filmes deste ano e me emocionou bastante no caminho.

2°- Ratatouille • de Brad Bird
ratatouille.jpg

Quantas vezes podemos dizer que uma animação conseguiu trazer tantos sentimentos a tona, maravilhando, comovendo e divertindo com sua originalidade estupenda? Bird é um cara brilhante. Prova disso é o roteiro desse seu filme único. Uma análise ao mesmo tempo que uma celebração. Um ode aos prazeres que a vida nos proporciona.

3°- Conduta de Risco • de Tony Gilroy
michael-clayton-3.jpg

O roteiro  é o melhor aspecto deste thriller magnificamente construido. Atual e recheado de dialogos majestosos, provavelmente os melhores do ano, ainda introduz personagens marcantes, metaforas incriveis e tudo com um ritmo excepcional.

4°- Cartas de Iwo Jima • de Iris Yamashita & Paul Haggis
letters-from-iwo-jima.jpg

Um trabalho emocionante e meticuloso em sua construção. Além de carregado de sentimento e personagens extremamente valiosos, retrata a guerra com uma sutileza tremenda. Um trabalho único de verdade. Poucos filmes de guerra foram retratados de forma tão comovente.

5°- A Rainha • de Peter Morgan
the-queen.jpg

Detalhado, minucioso, atual e realmente digno de aplausos. O roteiro de Morgan merece espaço especial pela admirável consistência e composição excelente de personagens, tempos e sentimentos. Delicado e fascinante.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Roteiro Adaptado Melhor Filme Nacional Melhor Filme Estrangeiro Melhor Animação Melhor Fotografia Melhor Montagem Melhor Trilha Sonora Original Melhor Canção Original Melhor Elenco Melhor Direção de Arte e Cenários Melhor FigurinoMelhores Efeitos Visuais Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz RevelaçãoMelhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros Melhor Cartaz


Responses

  1. Eu não assisti “Conduta de Risco” até hoje, mas os demais indicados eu pude conferir, e concordo com todas as indicações. Na verdade, eu sou um dos amantes de Ratatouille, este ano foi o meu roteiro original favorito no Oscar, mas para mim, ano passado o melhor trabalho foi o de Peter Morgan. Gostei de “A Rainha” em todos os sentidos, foi um filme que se imprimiu na minha memória, e a forma como tratou um assunto cheio de tabus (Elizabeth II x Morte de Diana) foi mais do que louvável.
    Abraço!

  2. Oi Wally, nossa mais elogios para Babel e eu ainda não consegui assistir o filmE;

    Vc não imagina a vontade que estou de Vê-lo logO, mais estou bemmm sem tempO!

    Sobre Ratatuille, nossa esse eu fui ao cinema pra ver, achei muit bom tb, eles aproveitaram o filme e conseguiram mostrar coisas além da animação!

    Tdo foi perfeitO! Foi ummfilme excelente;

  3. E dá-lhe Babel.
    E Ratatouille também.

    Boa lista.

    Abraço!!!

  4. Da sua ótima lista, o meu roteiro original favorito de forma disparada é o de “A Rainha”. Aliás, acho até um absurdo que Peter Morgan tenha perdido o Oscar dessa categoria para “Pequena Miss Sunshine”.

  5. Eu votaria em RATATOUILLE!

    Abs!

  6. Acho que já sabe que não gosto de Babel, aliás acho a direção melhor que o roteiro nesse filme, o que para mim não é muita coisa.

    Não gosto do roteiro de Cartas de Iwo Jima, extremamente melodramático e cheio de fórmulas, típico de Paul Haggis, apesar de ter sequencias boas, como os flashbacks.

    Conduta de Risco só tem duas coisas boas: Tilda Swinton e o roteiro, que para mim por exemplo é bem melhor que o roteiro de Juno, e suas cento e cinquenta citações pops por segundo.

    Por fim, gosto muito do roteiro de A Rainha, a mistura de ficção com fatos reais foi muito bem executada, mas meu preferido é Ratatouille, um roteiro que desenvolve seus personagens e situações, além de fazer um ode à arte, com um personagem muito bem escrito, e ele aparece poucos minutos (o crítico) e é uma animação.

  7. Ótima seleção! O meu prêmio foi para Ratatouille, por tratar de temas auldtos em uma trama infantil. Conseguiu fazer essa mistura de forma perfeita! Quanto as outros indicados, dois também entram na minha lista – A Rainha e Babel.

  8. Weiner, apesar de eu ter adorado A Rainha, não o considero, por exemplo, um trabalho 5 estrelas. Mas o roteiro de Morgan tem que ser a parte mais valiosa do filme, ao lado de Helen Mirren.

    Lucas, veja Babel sim, e Ratatouille ‘e ótimo mesmo.

    Pedro, obrigado. Dois filmes obrigatórios.

    Kamila, como disse ao Weiner, adoro A Rainha, mas não considero um trabalho digno de 5 estrelas, apesar do roteiro ser sim, ao lado de Mirren. Eu prefiro o roteiro de Pequena Miss Sunshine mesmo.

    Otavio, porque não estou surpreso? rsrsrs Deve ter detestado minha escolha numero 1 ne?

    Lucas, no geral, o povo aqui gosta mais de Ratatouille e A Rainha mesmo, soberbos trabalhos. Mas me identifiquei e me emocionei muito com o trabalho meticuloso de Arriaga em Babel, o honesto e denso de Cartas de Iwo Jima e sim, os diálogos de Conduta de Risco são eletrizantes.

    Matheus, que bom que temos três em comum! Principalmente Babel, que todo mundo parece não ter gostado tanto quanto eu.

    Ciao!

  9. Não faz isso comigo cara.

    Tem filme ai de 2006.

    O legal é premiar filmes de um ano só.

    No meu Blog (hypado.wordpress.com) vou publicar em breve, os melhores de 2007 (e não de 2006).

    Não tenho culpa se tudo no Brasil chega no outro ano.

  10. Não vejo problema algum em fazer a premiação com os filmes que estrearam no Brasil, até porque não estamos nos Estados Unidos, né?

    Quanto à seleção, adorei! Apesar de não curtir muito o roteiro de “Cartas de Iwo Jima” (prefiro a direção), três dos indicados também estiveram entre meus indicados, sendo que “Babel” quase entra também.


Deixe uma Resposta

Categorias

