Publicado por: Wally | Sábado, Março 8, 2008

Vita2008: Melhor Roteiro Adaptado

♦ Primeiramente, gostaria de constatar que, não tendo lido nenhum dos livros dos quais os indicados abaixo se basearam, esta categoria não elege as melhores adaptações, mas os melhores roteiros que, por sua vez, foram adaptados de obras ou outros meios.
.

1°- Pecados Íntimos • de Todd Field & Tom Perrota, baseado em seu livro
pecados.jpg

Sem dúvida, o mais belo roteiro do ano, Field e Perrota investigam a fundo os sentimentos e o psicológico humano e como uma sociedade aparentemente perfeita pode se revelar cheia de hipocrisias e pecados. Destaque para o nome original “Pequenas Crianças”, muito mais sincero e influente que o nome nacional.

2°- Zodíacode James Vanderbilt, baseado em livro de Robert Graysmith
zodiacaaa.jpg

A meticulosidade assusta, com toda certeza o trabalho de roteiro mais minucioso e detalhado do ano. Vanderbilt surpreende e envolve facilmente o espectador nas investigações, que nunca perdem o mistério e o fator humano, provavelmente triunfo especial de Graysmith, que testemunhou tudo de primeira mão.

3°- Tropa de Elitede Bráulio Mantovani, José Padilha & Rodrigo Pimentel, baseado em livro “Elite da Tropa” de André Batista & Luiz Eduardo Soares
tropa2.jpg

Outro trabalho minucioso e recheado de críticas, denúncia e, claro, cheio de relevância e urgência. Mantovani, autor do roteiro sensacional de Cidade de Deus, volta a agradar com sua dedicação majestosa aos personagens e às suas transformações ao longo da história, além de claro, abrir uma ferida no sistema do Brasil.

4°- O Ultimato Bournede Tony Gilroy, Scott Z. Burns & George Nolfi, baseado em livro de Robert Ludlum
bourne.jpg

O melhor roteiro da série e provavelmente um dos melhores roteiros (se não o melhor) para um filme do gênero. A urgência é imensa, os diálogos, perfeitos, e cada personagem vibra com autênticidade. Greengrass pode ter sido o mestre por trás do brilhantismo do filme, mas é inegável que o roteiro constrói muito bem sequências de ação e um desfecho arrasador.

5°- Notas Sobre um Escândalode Patrick Marber, baseado em livro de Zoe Heller
notes.jpg

Mesmo que o diretor não tenha feito o melhor trabalho possível, Marber, que havia escrito o genial roteiro de Closer, mais uma vez maravilha com sua perspicaz visão do ser humano, seus impulsos, seus sentimentos e constrói seu roteiro em cima deles, seus diálogos muito bem escritos. Além disso, nunca perde o ritmo.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Filme Nacional Melhor Filme Estrangeiro Melhor Animação Melhor Fotografia Melhor Montagem Melhor Trilha Sonora Original Melhor Canção Original Melhor Elenco Melhor Direção de Arte e Cenários Melhor FigurinoMelhores Efeitos Visuais Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz RevelaçãoMelhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros Melhor Cartaz


Responses

  1. Legal ver o Tropa aí, apesar de achar que o melhor roteiro adaptado é o de Notas Sobre Um Escândalo.
    Outra grande lista.

    Abraço!!!

  2. Wally, eu li “Criancinhas”, de Tom Perrota, e concordo com você. O autor, em parceria com o ótimo Todd Field, levaram às telas uma adaptação sublime, absorvendo as mesmas sensações, hipocrisias, ironias e infelicidades dos personagens do livro. E conseguiram, com o filme, um trabalho ainda mais relevante e exclusivo, absoluto em diversos quesitos, além do roteiro.
    Abraço!

  3. Muito boa escolha! para mim foi o melhor filme de 2007 – claro que a academia nunca reconheceria isso… enfim, um roteiro afiadíssimo e que como vc bem lembrou tem ums entido ainda maior quando observamos o título em Inglês, que diz muito mais sobre o filme – o comportamento de todos – do que esse “chamariz” nacional.
    At´´e hoje arrepio com a cena da piscina de Jack Early.

  4. Wally, como você sabe, eu sou leitor de “Criancinhas” e “Anotações Sobre Um Escândalo” e considero as duas adaptações as melhores do ano. Dificil eu escolher uma delas, mas prefiro ligeiramente o roteiro de Patrick Marber que transformou completamente o livro de Zoe Heller e entregou um excelente filme.

  5. Lista perfeita de novo, Wally. Apesar de eu ter minhas ressalvas com o roteiro de “Zodíaco”… :-)

  6. Meu preferido da lista é “Zodíaco”. Acho incrível como o roteirista conseguiu adaptar a trama em que todos (ou pelo menos a maioria) dos espectadores já sabia o desfecho, ainda assim mantendo o clima tenso por todo o tempo. O trabalho de “Pecados Íntimos” também é excelente, é um filme em que realmente sentimos a presença do roteiro. Quanto à “Tropa”, acredito que esse seja seu melhor aspecto.

    Abraço!

  7. Eu também não li todos os livros dos meus indicados nessa categoria (li apenas O Véu Pintado e Criancinhas). Esse ano vou tentar ler mais livros dos filmes que foram adaptados…

  8. Wally,

    Da sua lista, fico entre ZODÍACO e O ULTIMATO BOURNE. Acho que escolho ZODÍACO.

    Abs!

  9. Pedro, pena que o roteiro de Notas não tenha sido beneficiado pela direção, já que todos os outros quatro filmes indicados acima tiveram excelentes direções.

    Weiner, acho Pecados Íntimos um soberbo, injustiçado, subestimado filme.

    Felipe, realmente foi um filme injustiçado, mas eu nem esperava que fosse ter as 3 merecidas indicações, fiquei contente. E aquela cena foi sublime.

    Matheus, quem me dera se pudesse ter lido os livros e com isso, julgado alem de roteiro, adaptação. Não foi dessa vez. Por isso, Notas ficou em quinto.

    Kamila, que bom que gostou (novamente).

    Vinicius, concordo plenamente. Foi o melhor aspecto de Tropa mesmo.

    Marco, tentarei fazer o mesmo. Que tenhamos sorte, rsrsrs.

    Otavio, são dois excelentes trabalhos mesmo. Entre os dois também fico com Zodíaco.

    Ciao!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: