Publicado por: Wally | Quarta-feira, Março 5, 2008

Vita2008: Melhor Filme Nacional

1°- Tropa de Elite • de José Padilha
tropa.jpg

Urgente e necessário, sem dúvida uma das grandes obras do cinema brasileiro, e um filmaço de primeira categoria, dirigido, roterizado e atuado brilhantemente.

2°- O Cheiro do Ralo • de Heitor Dhalia
ralo.jpg

Um drama original e ousado, reúne um belo número de valores, personagens fascinantes e narrativa impressionante. A atuação de Mello é marcante, e o roteiro, genial.

3°- Batismo de Sanguede Helvécio Ratton
batismo.jpg

De fotografia impecável e contendo um estudo de personagem maravilhoso, com desempenho valioso de Caio Blat, é por vezes convencional, mas envolve inesperadamente.

4°- Antonia – O Filmede Tata Amaral
antonia.jpg

De início, tive preconceito, mas é inegável a força dessa bela e contundente história, que comove com conto sobre a escassez de felicidade em um mundo sujo e como quatro mulheres foram atrás dela.

5°- Pro Dia Nascer Feliz • de João Jardim
nascer.jpg

Um documentário relevante e muito bem conduzido, é alertador e informativo na medida certa, ainda cativando com seus contos e seus depoimentos preciosos.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Filme Estrangeiro Melhor Animação Melhor Fotografia Melhor Montagem Melhor Trilha Sonora Original Melhor Canção Original Melhor Elenco Melhor Direção de Arte e Cenários Melhor FigurinoMelhores Efeitos Visuais Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz RevelaçãoMelhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros Melhor Cartaz


Responses

  1. Meu preferido é O Cheiro do Ralo, direção excelente do Heitor Dhalia e atuação inesquecível do Selton Mellon, além de um dos melhores roteiros do ano.

    Tropa de Elite acho tão… nhé.

  2. TROPA DE ELITE na cabeça! Não tem jeito!

    Espero que faça uma bela carreira internacional depois do prêmio em Berlim.

    Abs!

  3. Não vejo como premiar outro filme que não seja “Tropa de Elite”, mas lembrando é claro, que os demais indicados também possuem bastante valor. O filme de José Padilha é muito intenso, mexe com as emoções, e o Wagner Moura fez um trabalho de mestre.
    Abraço!

  4. Só vi os 3 primeiros e concordo com suas posições.

    Apesar de sentido falata de alguma coisa em Batismo de Sangue…mas não sei o quê.

    Abraço!!!

  5. Grande lista, é uma pena eu ser um pecador tão grande e não ter assistido O Cheiro do Ralo ainda.

  6. “Tropa de Elite” é mesmo o melhor filme nacional do ano, não há dúvidas disso – apesar de gostar muito também de “Saneamento Básico”. Nossas seleções ficaram iguais em três filmes, só “Antônia” (também ótimo) e “Batismo de Sangue” não estavam em minha lista – substituídos por “Saneamento” e “Não por Acaso”.

  7. Eu como sempre vou contra unânimidades, não gostei tanto de ”Tropa de Elite”, tanto que nem acho o melhor filme brasileiro do ano passado. Gostei muito mais de ”Saneamento Básico”, inteligente, divertido e com um elenco impecável. Mas ”Tropa” tem seus méritos sim, só estou cansado de filmes de favela, pobreza e desgraça que se passam no Brasil.

  8. Do primeiro ao terceiro filme, a lista está perfeita!!!

    Ainda tenho que conferir “Antônia” (que estreou neste mês no Cinemax, por isso devo assistir ao filme em breve) e “Pro Dia Nascer Feliz”.

  9. De todos, só vi “Tropa de Elite” (baixado), filmaço!

  10. Tb só vi Tropa de Elite…
    Batismo de Sangue e O Cheiro do ralo deixei passar, uma pena!
    Abraço

  11. Lucas, O Cheiro do Ralo é ótimo mesmo! Mas prefiro Tropa de Elite, acho mais impressionante, apesar de ambos filmes serem de muitos valores.

    Otavio, espero o mesmo que você. E sim, não tem jeito, na cabeça sempre.

    Weiner, exato. Um valioso filme, sem dúvida, mas os outros merecem serem lembrados.

    Pedro, que bom que concorda, e também senti falta de algo, mas isto foi compensado por certos valores que me cativaram magníficamente. Achei convencional apenas.

    Daniell, assim que puder, assista. Um dos melhores nacionais, sem dúvida.

    Vinicius, Tropa tinha que vencer. Eu gostei de Saneamento e Não por Acaso, mas apenas gostei, ficaram no top 10 e receberam, cada, 3 estrelas. Os filmes escolhidos acima mexeram mais comigo.

    Matheus, entendo, é difícil mesmo e fácil ficar cansado dessa imagem. Mas acho o filme incrívelmente eficiente ao tratar essa imagem de forma impressionante. Saneamento gosto, bem divertido mesmo, elenco e ótimas sacadas, mas acho que se prolongou desnecessariamente, roteiro muito longo.

    Kamila, que bom que gostou! Veja sim, Antonia e Pro Dia Nascer Feliz merecem serem vistos, ambos falam sobre a felicidade que, se for devidamente procurada, pode ser encontrada nos mais difíceis lugares.

    Romeika, que bom que viu, e é um filmaço mesmo, acho impossível não premia-lo.

    Will, procure ve-los, são belos filmes. Mas acho Tropa melhor…mais filme, entende?

    Ciao!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: