Publicado por: Wally | Quinta-feira, Fevereiro 21, 2008

30 Dias de Noite

30a.jpg
Gritos no escuro

Prestes a ficar no escuro total por um mes, o Alaska começa a se despedir de alguns habitantes que, nesse período, escolhem ir para outros lugares. Os que ficaram, porém, terão que enfrentar não só o escuro, mas uma gangue de vampiros sedenta por sangue.

Mais uma obra altamente estilizada baseada em HQ, é um file cuja estética é louvável, e o competente diretor David Slade (MeninaMá.com), contribui o máximo para deixar o clima o mais aterrorizante possível. Eis aqui um diretor que, apesar de seus defeitos, entende seu material, o conduz admirávelmente e, visando fazer com que seu suspense realmente deixe as pessoas tensas e aterrorizadas, faz o melhor para criar clima e sustos, além da atmosfera pesada de medo, que instiga a audiencia até finalmente assustar com a chegada dos vampiros. E que vampiros! Ao lado da excelente fotografia e montagem, uma maquiagem perfeita (indicada ao VitaAwards) faz com que o visual não caia no lugar comum, mas entrega uma nova face para os indesejáveis vilões, o tornando sujos, grossos, nojentos e, muito feios.

30.jpgOu seja, o filme é estéticamente um arraso. Além disso, ainda possui uma tensa e intricada trilha, além de ótimos efeitos sonoros, ajudando no acúmulo de tensão. Mas por mais que Slade se dedique ao visual, ao estilo e à construir um senso de medo e terror (todos aspectos louváveis) ainda tem o fator “roteiro”. E preciso dizer que decepciona profundamente, empalidecendo ao lado das conquistas técnicas e visuais. Em seu filme anterior, Slade possuia um bom roteiro psicológico, que mexia com a cabeça dos personagens. Nesse filme o cineasta tenta, mas o roteiro é muito oco, os personagens desinteressantes e as situações muito tolas e mal resolvidas. É a grande falha do filme, e o que não permite que ele se torne cinema obrigatório. Mas ainda temos outro fator, o “elenco”, e com algumas ressalvas, todos os atores que fazem os mocinhos, incluindo o péssimo Josh Hartnett, decepcionam, e deixam os personagens ainda mais superficias.

Mas ainda temos valores nesse aspecto. Ben Foster, em uma ponta curta mas influente, deixa sua marca como ‘o Estranho’, personagem misterioso e chamativo, com excelente atuação. Ainda aponto o vampiro de Danny Huston. O ótimo ator faz uma criatura horripilante aqui, e com ajuda da maquiagem, atinge momentos de pura genialidade. Ao lado de direção, roteiro e elenco, temos outro fator, e esse com certeza não decepciona, é o fator “sangue”. Seguindo o estilo dos outros filmes baseados em HQ, Sin City e 300, o filme é um banho de sangue e terror, deixando a estética ainda mais “agradável”, se é que essa é a palavra certa para descrever. O fato é que o sangue ficou não só realista, mas deixou o filme mais interessante, visualmente.

Representando uma considerável baixa para a carreira do diretor iniciada brilhantemente com MeninaMá.com, e um avanço para o genero cada vez mais desgastado. O filme pode ter seus defeitos, mas Slade faz com que a viagem visual e sonora seja a melhor possível, e por esse motivo, entre outros, sendo um deles o fato de que consegui me divertir bastante, é que recomendo 30 Dias de Noite. Nunca foi tão divertido ouvir gritos na noite, mesmo que estes se revelem clamores de pessoas das quais pouco importamos.

[30 Days of Night, 2007] Dirigido por David Slade. Roteiro de Stuart Beattie, Brian Nelson e Steve Niles, baseado em seus quadrinhos, ao lado de Ben Templesmith. Com Josh Hartnett, Melissa George, Danny Huston, Ben Foster e Mark Boone Junior. [Thriller, 113 minutos]

30b.jpg


Responses

  1. Gostei da parte técnica desse filme, foi o que mais me impressionou. Não gostei do filme nunca fornecer uma explicação do surgimento dos vampiros. Eles simplesmente aparecem 30 Dias de Noite. Em Cloverfield acontece o mesmo, mas, a não explicação do surgimento do monstro, cai bem melhor com o história do filme.

  2. O que posso dizer?! Adoro vampiros! E foi uma pena não ter assistido esse filme no cinema, por falar nisso, você viu em DVD? Já saiu?

  3. Wally, me permita discordar de você num ponto: não achei que esse filme foi uma decepção. Eu gostei bastante de “30 Dias de Noite” e olha que não sou fã de filmes nesse estilo.

    Concordamos que o filme é um arraso do ponto de vista estético. Senti medo das criaturas e fiquei me sentindo naquela cidade fria e escura.

  4. Até fiquei bem interessado em ver o filme após os elogios (especialmente da Kamila e do Otavio), mas acabei perdendo no cinema e não tive votande de procurar por outros meios. Talvez veja em DVD ou somente um dia quando passar na televisão…

  5. Nossa! Eu adorei esse filme! É o “Matar ou Morrer” do Inferno! E não sou fã dos filmes recentes do gênero. Mas esse me incomodou…

    Abs!

  6. Acho esta temática de filme um tanto desgastada, mas não posso negar que o ambiente onde se passa a história é dos melhores para provocar suspense; e que a estética da produção, pelo que pude conferir em fotos, é das melhores. Por isso o indicou para o Vita Awards de Maquiagem, agora entendi. Nem passou pelos cinemas daqui, vou ter que esperar o dvd.
    Abraço!

  7. Pedro, concordo, mas acho que os problemas de verdade do filme são outros.

    Daniell, vi nos cinemas mesmo. Atrasado pacas mas vi. Deve chegar em DVD em Março ou Abril.

    Kamila, entendeu errado. Não achei uma decepção, só achei o roteiro bem fraquinho e aquém ao resto do filme. De resto, filme muito bom mesmo.

    Vinicius, vale a pena ver em DVD, com certeza.

    Otavio, eu gostei do filme. Conseguiu me deixar bem tenso, rsrsrs.

    Weiner, é desgastado mesmo, mas esse até renova visuais e alguns aspectos. É um bom filme e vale a pena ser visto.

    Ciao!

  8. […] o vergonhoso. Como o personagem muito mal concebido que é bem interpretado por Danny Huston (30 Dias de Noite) e a ridícula participação de Ryan Reynolds (Três Vezes Amor), num personagem […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: