Publicado por: Wally | Terça-feira, Fevereiro 12, 2008

Vita2008: Melhores Efeitos Visuais

1°- Transformers • de Scott Farrar, Scott Benza, Russell Earl e John Frazier
transformers02.jpg

Um filme falhado, mas sua parte técnica é infalível. O show de Transformers no cinema é delirante, deslumbrante e excitante. O detalhismo dos efeitos, a grandiosidade, enfim, a perfeição. De deixar de queixo caído.

2°- Piratas do Caribe – No Fim do Mundo • de John Knoll, Hal T. Hickel, Charlie Gibson e John Frazier
pirates02.jpg

Outro trabalho fenomenal bem detalhado e meticuloso. A fantasia toma conta com os efeitos, que cria um clima fantástico, nos convidando a participar desse mundo. É grandioso, belo e realmente exemplar. Tão bom quanto do filme anterior. A maquiagem ainda ajuda bastante, como também os cenários.

3°- 300 • de Louis Craig, Joshua Cordes e Jeremy Hunt
30001.jpg

A fotografia e a direção de arte ajudam relativamente, mas os efeitos são incríveis. De tirar o folego, oferecem estilo e textura para cenas de ação maravilhosas. Entrega também um tom extremamente valioso ao filme. Não exagera, só impressiona.

4°- Homem-Aranha 3 • de John Frazier, J.C. Brotherhood, Spencer Cook e Scott Gordon
spider01.jpg

Continuando com efeitos tão bons quanto o do capítulo anterior, que levou o Oscar, nesse capítulo somos entretidos por mais vilões e com isso mais efeitos e ação, todos impecáveis. Ainda inclui a fantástica e inesquecível cena do nascimento do Homem de Aréia, efeitos perfeitos em todos os sentidos.

5°- Harry Potter e a Ordem da Fenix • de John Richardson, Tim Alexander e Ferran Domenech
potter01.jpg

Outro filme onde aspectos como fotografia e arte ajudam muito, mas os efeitos são sensacionais. Como no filme anterior, ajuda a moldar a aventura para se tornar mais estilizada, e nesse ainda temos lutas mais empolgantes e visualmente magníficas. O destaque, claro, vai para o show de efeitos em todas as cenas do Ministério da Magia, ao final.

Nota: Impossível notar que o nome de John Frazier apareceu em nada menos que 3 desses 5 filmes citados acima. O cara é um mestre nos efeitos. Vencedor do Oscar por Homem-Aranha 2, ainda foi indicado outras 6 vezes, por Twister, Armageddon, Mar em Fúria, Pearl Harbor, Homem-Aranha e Poseidon. Isso sem contar suas duas indicações desse ano, pelos filmes Transformers e Piratas do Caribe – No Fim do Mundo. Ele com certeza levará por um dos dois. Ano passado ainda assinou os efeitos de filmes mais discretos como O Reino e Déjà Vu.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Diretor Revelação Melhor Ator/Atriz Revelação • Melhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros  Melhor Cartaz


Responses

  1. Possuo verdadeira admiração pelos efeitos de “Piratas do Caribe”, portanto é o meu preferido. Que boa informação você acaba de dar a respeito de John Frazier e sua imensa contribuição ao cinema, ao assinar os efeitos dessa porção de filmes maravilhosos. Não conhecia nem meia dúzia de seus trabalhos, e não imaginava que fosse assim tão poderoso neste mercado.
    Abraço!

  2. Com certeza foi o ano de Transformers nessa categoria, não tem para ninguém, é simplesmente algo acima dos outros indicados.

  3. Eu acho os efeitos de Transformers muito bons, mas acho que tem muito blur neles, é difícil ver o que está acontecendo, e isso associado aos cortes rapidíssimos do Michael Bay torna o filme um pouco ‘sujo’…

  4. Transformers é o melhor mesmo, mas eu gostei bastante dos efeitos de 300 e Homem-Aranha 3, apesar de não ter gostado dos filmes.

    Abraço!!!

  5. Adorei o blog! Peguei o link no Rosebud é o trenó. Gostei muito da crítica do Across the Universe, concordo em gênero e número.

  6. é tbm a minha indicação… não curti o filme em si… não fiquei ansioso com ele como mutios ficaram por terem assistido a série na epoca, enfim… mas os efeitos são excelentes, tecnologia total e até mesmoa preocupação com a luminosidade das maquinas é perfeita.
    abraços

  7. Muito obrigado pelo comentário nO Monolito! Adorei seu blog também, conheci recentemente, agora pode apostar que vou entrar sempre! Já está no meu leitor de feeds!

  8. Weiner, realmente é impressionante os efeitos do filme. Prefiro ligeiramente os de Transformers. Também achei interessantíssimo esse fato de Frazier.

    Lucas, concordo. O único que chega bem pertinho mesmo é Piratas do Caribe.

    Daniell, eu considero os efeitos impecáveis. Já a direção de Bay é conhecida por ser falha, vistosa e cheia de maneurismos. Isso afeta o filme sim. Mas o trabalho de efeitos é individual, creio eu. E fiquei impressionado no cinema. E gostei muito do Monolito também. Já adicionei voce ao blogroll. ;)

    Pedro, todos possuem efeitos excelentes. E eu até que gostei consideravelmente de 300 e Homem-Aranha 3.

    Carol, que bom! Obrigado e volte sempre. Não tem blog? Se não tiver uma pena. Gosto do blog do Anderson também. E o musical achei ótimo!

    Rodrigo, os efeitos atingem outro patamar. O filme não. Eu gostei. Me divertiu muito. Mas não merece mais que 3 estrelas.

    Ciao!

  9. Lista perfeita, Wally. Acho que os efeitos de “Transformers” vencerão no Oscar.

  10. Sem dúvida os efeitos de “Tranformers” são o melhor aspecto do filme, mas achei tudo aquilo um pouco cansativo em determinado. Por isso, no sentido dessa área ser perfeitamente integrada com a trama, acredito que “Piratas do Caribe 3” seja o melhor.

  11. Olha, blog eu não tenho não! Eu tenho um site de moda com outras meninas de Porto Alegre (onde eu moro). Entra lá e dá uma olhada: http://www.modamanifesto.com
    Recentemente eu tbm fiz um Flickr para divulgar meu trabalho com produção de moda e figurino. O endereço é esse:
    http://www.flickr.com/photos/carolpuccini


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: