Publicado por: Wally | Domingo, Fevereiro 10, 2008

Vita2008: Melhor Diretor Revelação

Categoria para honrar os diretores cujos filmes de 2007 marcaram ótimas estréias em suas carreiras. Nesse sentido, são cineastas que não dirigiram ou co-dirigiram nenhum longa-metragem até o presente momento.

1°- Tony Gilroy • Conduta de Risco
clayton01.jpg

É incrível o que Gilroy atingiu em sua primeiríssima tentativa de direção. Ele ainda assina o roteiro do filme, território que já conhece, especialmente na série de Jason Bourne. Uma direção focada, estilizada, construtiva e crítica, além de entregar os diálogos do roteiro maravilhosamente. Ninguém entende seu roteiro como o próprio roterista né?

2°- Florian Henckel Von Donnersmarck • A Vida dos Outros
lives01.jpg

Outra grande revelação, é uma direção intensa e belíssima, que constrói maravilhosamente seus personagens e um clima perfeito para o longa magnífico. Donnersmarck possui apenas alguns curtas no currículo, e devem ser ótimos, servindo de base para sua evolução artística, entregada perfeitamente nesse excelente filme.

3°- Allen Coulter • Hollywoodland – Bastidores da Fama
hollywoodland01.jpg

Apesar dos defeitos do filme (particularmente do roteiro) é um ótimo longa com uma direção exemplar e admirável de Coulter, que cria muito bem um tom misterioso e noir acerca de um assassinato e intriga a audiencia até o fim. Também é o um ótimo diretor de elenco. Só ele para tirar uma atuação excelente de Ben Affleck. Coulter veio de séries, incluindo episódios de The Sopranos.

4°- Christian Volckman • Renaissance
renaissance01.jpg

Um filme também falhado, não deixa de ser uma bela revelação. Volckman constrói um filme tenso, de densa atmosfera e de visual corajoso. Sua animação não quebra nenhuma barreiras, mas é notável que o diretor possui criatividade, imaginação e uma certa tendencia poética que emprega em seu filme. É sua segunda tentativa após um curta-metragem de animação.

5°- Gabor Csupo • Ponte para Terabítia
terabithia01.jpg

Como leitor do livro infantil, esperava um filme tão infantil quanto. Não é um grande filme, mas Csupo entende muito bem as intenções da autora do livro, compreende os personagens, seus sentimentos e nunca se deixa levar por efeitos especiais ou pela aventura. É uma direção muito bonita. Um diretor bem promissor, que dirigiu apenas um curta em 80.

Filmes elegíveis
Outras categorias: Melhor Ator/Atriz Revelação • Melhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros  Melhor Cartaz


Responses

  1. Wally, também considero Tony Gilroy o diretor revelação do ano. Ele ainda é melhor como roteiristas, mas acho que fez um bom trabalho atrás das cÂmeras. Espero que ele dê seqüência…

    Abs!

  2. Eu conheço o Gabor Csupo pela companhia de animação que ele divide com a Arlene Klasky que produzia desenhos como Rugrats, Rocket Power, Aaah Monstros, Os Thornberries e Ginger que eu adorava!

    Quanto aos indicados, gosto de quase todos. A minha lista é quase parecida, embora não tenha visto Ponte Para Terabítia e Renaissance…

  3. O unico que eu vi foi conduta de risco e achei a trama muito bem conduzida. Gilroy tem futuro, com certeza!

  4. De todos os diretores citados, o único que conferi a estréia em longa-metragem foi mesmo Gabor Csupo e o seu formidável “Ponte Para Terabítia”. Foi incrível toda a sua sensibilidade e o acerto de relegar os efeitos especiais dando importância única as interpretações e a trama. Já estou ansioso com o seu novo filme, “The Secret of Moonacre”, que terá a ótima Natascha McElhone no elenco.

  5. Entre Gilroy e Florian Henckel………..fico com Gilroy.

    Abraço.

  6. Bom, todo mundo já está cansado de saber a minha opinião sobre “Conduta de Risco”. Acho que é o filme mais super-estimado do ano. De qualquer maneira, o Tony Gilroy tem talento.

    E adorei ver o diretor de “Ponte Para Terabítia” sendo indicado aqui. O filme é fofíssimo!

  7. Bom, infelizmente, da lista eu conferi apenas o filme “A Vida dos Outros”, e apesar de detestá-lo, devo admitir que para um diretor que fez apenas curtas,Florian Henckel Von Donnersmarck demonstrou que sabe manter um nível bom em algo de duração maior. A direção dele é convincente, mas ressalto que o melhor do filme é a atuação de Ulrich Mühe.
    Abraços.

  8. Otavio, também prefiro seus roteiros, mas é uma ótima direção mesmo. Espero outros trabalhos tão bons quanto.

    Marcos, são dois bons filmes que valem a pena ser vistos, principalmente Terabitía, já que voce tem conhecimento do diretor.

    Ronald, também achei bem conduzida e espero outros filmes tão bons quanto esse.

    Alex, realmente tudo que voce disse é verdade sobre Csupo. Quero ver esse novo dele.

    Pedro, eu também, rsrsrs. Apesar de adorar ambos.

    Kamila, eu adorei sua direção, não indicaria ao Oscar, mas é ótima. E Terabítia é bonito mesmo.

    Weiner, detesta? Nossa, eu AMO. Achei um maravilhoso filme. Inquietante e poderoso. A direção dele achei magnífica, só perde para Gilroy mesmo. E Muhe é ótimo de verdade!

    Ciao!

  9. Wally, tenho certeza absoluta que comentei esse post e fui o primeiro a fazer isso, mas como sempre o WordPress dá problema e não publica – e na maior parte das vezes nem percebo…

    De qualquer forma, a vitória do Gilroy é mais do que justa, sendo que o Florian Henckel von Donnersmarck também ficou em segundo na minha lista.

  10. Acho o Gilroy um ótimo diretor e um roteirista melhor ainda. Parabéns pela seleção. Meu segundo diretor seria o Christian Volckman. Vi Renaissance e fiquei vidrado com a criatividade do diretor, apesar de, como você mesmo comentou, ser um filme com falhas.

  11. O povo falou tão bem de “Ponte pra Terabithia”, do quanto é bonito e emocionante, mágico, etc.. de gente que chorou no fim. Mas eu vi em casa recentemente e achei tão lugar comum. Uma história bonitinha sobre amizade e morte na pré-adolescência. Mas até hj eu choro feito bebê numa reprise de “Meu Primeiro Amor”. Nem eu entendo..


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: