Publicado por: Wally | Sábado, Fevereiro 9, 2008

Vita2008: Melhor Ator/Atriz Revelação

Os escolhidos abaixo são atores que tiveram no máximo, dois filmes anteriores ao que lhes renderam essa indicação. Em outras palavras, são realmente novatos ao cinema com grandes performances que merecem ser lembrados como revelações.

1°- Jennifer Hudson • Dreamgirls – Em Busca de um Sonho
dreamgirls3.jpg

Hudson brilha mais que tudo em Dreamgirls. Foi uma das poucas atrizes que me deixaram literalmente sem folego. Apesar de não ser uma performance exatamente consistente, é uma com grandes momentos, como o momento onde canta “And I Am Telling You I’m Not Going” que é pura intensidade. Nota-se que não é apenas voz, é coração. Ela fica subersa na personagem nesse momento explosivo que é o melhor do filme. Por isso, a maior revelação de 2007.

2°- Nikki Blonsky • Hairspray – Em Busca da Fama
hairspray.jpg

Mais uma em musical, Blonsky é uma jovem talentosa, um achado. Com carisma, energia e um estupendo charme, vence a audiencia, encanta, maravilha e faz todo mundo querer dançar e cantar. É um desempenho contagiante como poucos.

3°- Jim Sturgess • Across the Universe
universe2.jpg

Sim, outro musical. Eu poderia só ouvir Across the Universe e seria feliz. A voz melancólica de Sturgess captura o que há de melhor e mais belo nas canções do filme. Mas só ouvindo não poderia apreciar o show visual do filme, ou a atuação mais que admirável de Sturgess, que captura perfeitamente Jude e seus sentimentos. Além de claro, cantar muito bem.

4°- André Ramiro • Tropa de Elite
tropa.jpg

Ramiro consegue se destacar mesmo ao lado de Wagner Moura. E isso é um feito admirável. Sua atuação é do típo que vai sendo construída aos poucos e oferece uma especie de metamorfose à audiencia. Voce vibra com o personagem e quando chega ao final, percebe a pessoa na qual se tornou. Ramiro sabe construir seu personagen e exibir tais valores muito bem.

5°- Kazunari Ninomiya • Cartas de Iwo Jima
letters4.jpg

Uma performance sensível e emocionante, Ninomiya, com toda sua sensibilidade e pureza, me conquistou completamente. É promissor ator que fez de seu personagem algo mais. Algo em quem a audiencia pode se indentificar. Alguém que guiará o espectador em meio à esta guerra, oferecendo sua triste e revoltada visão sobre a mesma.

Filmes elegíveis
Categorias anteriores: Melhor Maquiagem Melhor Coletanea Melhores Efeitos Sonoros  Melhor Cartaz


Responses

  1. Wally, foi até engraçado quando eu entrei no Cine Vita: esperando as fotos do post carregarem, eu li o título e pensei, “ah, ator revelação pra mim tinha que ser aquele japonês protagonista do filme do Eastwood”. Engraçado né? Fui abaixando a barra de rolagem e dei de caras com ele! Nem sabia que seu nome era Kazunari Ninomiya, agora já sei. Achei o seu personagem “a alma” de Cartas de Iwo Jima, que por sinal, é um filme pra lá de interessante. Que bom que sobreviveu no final do filme, hehehe.
    Abraços, até mais.

  2. Wally, uma lista perfeita. Como não assisti ao filme “Across the Universe”, não posso dizer nada a respeito do Jim Sturgess.

    Assisti “Sweeney Todd” hoje e, no filme do Tim Burton, encontramos uma revelação: o garotinho Edward Sanders, que interpreta o Toby. Ele tem uma voz linda. Acho que dará muito o que falar.

    Além da Saoirse Ronan, por “Atonement”, é claro. A profundidade que ela deu à Briony foi impressionante. Uma atuação digna de uma atriz adulta, e não mirim. Mas, como os dois filmes são de 2008, acho que devem ficar para sua lista do próximo ano. :-)

  3. Percebi que viu “In The Valley of Elah”… Respondi sua pergunta lá no blog. O que achou do filme?

  4. Gostei muito da lista também, inclusive a vistória da Jennifer Hudson foi bastante justa. Adorei ver o Jim Sturgess em terceiro lugar, inclusive adoro a voz dele – quero vê-lo fora de um papel musical, assim como Hudson e Blonsky.

    Abraço!

  5. Na boa.. nada em Dreamgirls me atraíu… me decepcionei muito com o filme… um dos poucos que fiquei com raiva e queria o meu dinheirod e volta…rs…
    muito merecido as duas utlimas indicações… o andre e o japa..rs..
    abraços

  6. Odeio DREAMGIRLS… mas a Jennifer Hudson é uma boa menina.

    E caramba, esse japonês é muito bom, não? Só não havia guardado o nome dele…

    Abs!

  7. Weiner, as vezes olho para essa minha colocação e acho meio louca, rsrs, mas acredito que tenha ficado equilibrado. E também acho que essas são as defnitivas revelações do ano passado. Ninomiya é um promissor talento mesmo. Ficou em quinto porque tem dois trabalhos anteriores e vários de televisão. E sim, gostei bastante de Elah. Tem seus problemas, mas é um filme que me tocou profundamente.

    Kamila, obrigado, acho que consegui equilibrar bem. Sweeney Todd eu devo ver amanha. Sobre Ronan, ela entrou entre minhas 10 finalistas de 2007 para o filme Nunca é Tarde para Amar, mas se Atonement fosse do ano passado, ela venceria melhor revelação, no lugar de Hudson. É um talento monstruoso. Mas em 2008 não será mais revelação, já que considero a do filme que fez com Michele Pfeiffer. Se não surgir alta competição porém, deve ficar entre as 5 finalistas para atriz coadjuvante.

    Vinicius, concordo. Quero ver todos eles em papeis não musicais. Aguardo ansiosamente.

    Rodrigo, eu gostei muito de Dreamgirls. Acho um musical cheio de brilho e paixão do diretor. Mas Hudson é o maior triunfo.

    Otavio, eu até que gosto de Dreamgirls, e lembro que li sua crítica o massacrando na época do lançamento, mas realmente é inegável que Hudson seja uma ótima(!) menina. E Ninomiya é bom mesmo, acho bom guardar seu nome ;)

    Ciao!


Deixe uma Resposta

Categorias

