Publicado por: Wally | Quinta-feira, Janeiro 31, 2008

Romance e Cigarros

Lançamento direto em DVD
cigarrettes.jpg
  Pedaços de corações

Nick and Kitty são casados e cheios de problemas de relacionamento. Eles tem uma filha rebelde e moram em uma vizinhança aparentemente perfeita, como qualquer outra de uma família típica americana. Mas Nick quer mais, e deseja amor, o que não consegue com Kitty. Começa, então, a ter um caso com uma sedutora Tula, mas logo percebe que terá que fazer uma escolha definitiva.

Ousado e repleto de energia, esse é o ignorado filme de John Torturro, que de vários festivais nos EUA foi parar em salas limitadas e aqui no Brasil, direto para DVD. Não é um grande filme, e é um que divide opiniões, ame ou odeie, na verdade, mas merecia maior reconhecimento por se tratar de uma idéia válida e com intenções admiráveis. É um musical estranho e bizarro até, cujas músicas dizem muito sobre seus personagens, mas são montadas e distríbuidas ao longo do filme sem luxo ou cuidado, e isso deixa o filme extremamente irregular. Ou seja, por mais que as intenções sejam válidas, Turturro falha no desenvolvimento do filme, que mesmo que agrade (bastante) em momentos e encanta com outros, se revela um tanto incoerente ao final da sessão.

cigarrettes3.jpgFiquei irritado também pelo fato de que Susan Sarandon é dublada nos momentos musicais. Achei ridículo isso. Se é um musical, que arranjem alguém que saiba cantar, mesmo sendo ótima atriz, incomodou, e muito. Mas Sarandon satisfaz bastante quando não está cantando. O engraçado é que fui saber que foi dublada só depois, mas ao longo da sessão, dá para se notar a irregularidade e a estranheza dos momentos. Agora eu sei porque. Mas pelo menos James Gandolfini e Kate Winslet cantam de verdade, e estão ótimos, em especial Winslet, que protagoniza o melhor momento do filme, quando canta debaixo d’água, e Gandolfini é um protagonista de peso (não literalmente, claro). Do excelente elenco ainda temos o hilário Steve Buscemi, a doce mas sem graça Mandy Moore e um engraçadíssimo Bobby Cannavale. Não esquecendo claro, de um autentico e audaz Christopher Walken. Fazem valer a pena.

Vale notar que as canções cantadas, como em Moulin Rouge! e Across the Universe, são músicas que já existem, contemporaneas. E como já mencionei acima, elas refletem muito do estado de espírito dos personagens, ponto para o filme, mas ficam só em pedaços. Voce conhece bastante deles pela canção, mas sabe que Turturro não explora eles emocionalmente e dramáticamente até o limite. Por isso, acaba se sentindo como se fossem apenas pedaços, retalhos de emoção que vai e vem, nada consistente. Agradam, divertem, fazem rir e cumprem o dever de entretenimento. Mas eu sinceramente queria mais.

Por um lado, forte, verdadeiro, sincero e vivo. Por outro, retalhado, falhado e incoerente. Fala sobre a dureza do casamento, a ambiguidade do mesmo e os sentimentos de um casal no meio de uma crise. Da solidão de um homem em busca de verdadeiro amor, sua mulher iqualmente sozinha e incompreendida e uma extravagante mulher que, como qualquer solitária e infeliz mulher, iqualmente vai a procura de amor de verdade. Eu realmente não entro no ‘ame ou odeie’, por que não amei ou odiei. Gostei do filme, recomendo, mas preciso reconhecer seus defeitos. Vale pelo elenco (tirando, claro, a dublagem musical de Sarandon), a inventividade e a vivacidade de momentos genuínos de emoção e diversão. Pena que tudo não se mantém em uma consistente e equilibrada sessão. Mas satisfaz, apesar das circumstancias. Um bom e valioso filme, que merece reconhecimento e atenção, pelo menos mais do que recebeu. Acredito ser incompreendido, mesmo com suas falhas.

[Romance & Cigarettes, 2005] Escrito e Dirigido por John Turturro. Com James Gandolfini, Susan Sarandon, Kate Winslet, Steve Buscemi, Bobby Cannavale, Mandy Moore, Christopher Walken, Mary-Louise Parker e Aida Turturro. [Musical, 105 minutos]

cigarrettes2.jpg


Responses

  1. Puxa, adorei a crítica, nem sabia que era um musical. Devo ver em breve, o elenco é muito bom (a Kate Winslet já basta, né?) – só não gosto muito desse lance da dublagem, nunca dá certo… Talvez só o considere um filme ‘bom’ como você achou, mas espero uma reação do tipo ame ou odeie mesmo.

    Abraço!

  2. Estou curiosíssimo para ver como o Joh Turturro se saiu na direção. E o elenco é bem bom.

  3. Fiquei muito curioso pra ver esse filme, principalmente por causa do elenco. Mesmo que a Susan Sarandon seja dublada, tenho minhas expectativas com ela.

  4. aonde vc acha essas raridades, ahahah…
    tenhoq ue ficar mais atento aos dvds mais longe das prateleiras principais da minha locadora…rs…
    fiquei curioso em assitir, mesmo odiando o John como ator, não me passa muito segurnaça na direção.. mas… posso estar redondamente enganado…
    além do que o elenco é extraordinário.. além dos já citados pelos comentários anteriores… tem tbm o cara dos Sopranos… o James Gandolfini…

  5. Vini, acho que não gostará mais que eu, por exemplo, mas acho que vai gostar sim. É um bom filme, vale mais pelo elenco.

    Lucas, o elenco é o destaque. A direção nem tanto.

    Matheus, até certo ponto ela me enganou direitinho, mas é incontestável que eu senti algo estranho. Ela está bem nos momentos dramáticos.

    Rodrigo, esse, felizmente, vi na tv paga, mas pesquisei e é um que chega esse mes em DVD (alias, já chegou em algumas locadoras). O elenco é o maior mérito, mas a direção de Turturro é ótima em momentos e falha em outros.

    Ciao1

  6. […] porém, Daldry não está trabalhando sozinho, e a dupla intensa de David Kross e Kate Winslet (Romance e Cigarros) conseguem se articular tão bem que toda e qualquer frieza é quase que automáticamente […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: