Publicado por: Wally | Segunda-feira, Janeiro 28, 2008

Depois do Casamento

wedding1a.jpg
  Inocentes pecadores

Jacob Pederson é um engajado e respeitoso homem que comanda um orfanato pobre na Índia. Ele embarca para a Dinamarca para conseguir financiamento e ajuda. Mas quando é convidado para o casamento da filha adotado do homem com quem está fazendo negócios, acaba descobrindo um segredo que vai mudar sua vida e das pessoas envolvidas.

Indicado ao Oscar ano passado por melhor filme estrangeiro, este é um belo e denso drama que te agarra logo de início, com seus fortes personagens, e simplesmente não solta, mesmo quando a sessão já terminou. Dirigido por Susanne Bier, que tem seu primeiro filme americano estreiando no Brasil este ano, foi a sensível diretor que fez o cru “Brothers”, que está sendo refilmado por Hollywood atualmente. Este Depois do Casamento marca uma evolução para Bier, mas méritos merecem ir ao roteiro refinado e intrigante, que molda personagens de uma maneira fantástica e vai construindo suas personalidades e suas relações de forma excelente.

wedding2.jpgÉ um sincero e tocante filme, principalmente por retratar pessoas comuns, do dia a dia, que acabam se refletindo em nós e com quem vivemos. O filme de Bier fala sobre pecados do passado que voltam para assombrar. Sobre nossos habituais esqueletos do ármario, os nossos segredos que nunca ficam enterrados para sempre. E depois do casamento do título, a vida de cinco pessoas desmoronam completamente, conforme começam a questionar seus passados, suas escolhas e com o objetivo de moldar um futuro melhor não só para sí mesmos, mas para quem amam. É sobre a verdade vindo a tona, e como pessoas desamparadas e frágeis conseguem lidar com revelações fortes.

Preciso observar porém, que o filme possui uma certa tendencia ao melodrama. Isso o acaba danificando em momentos, que parecem existir somente para causar emoção na audiencia e nada mais. Mas Bier é uma diretora que não se deixa levar por emoções baratas, e por escolher, na maioria dos momentos, seguir instintos e criar cenas de maior crueza, faz com que o melodrama não passe de apenas uma tendencia, nunca se concretizando de verdade. Os atores também ajudam nesse sentido. Possuem fortes desempenhos que convencem a audiencia quando o roteiro falha, o que, se devo dizer, acontece muito pouco. É um filme não só merecido dos elogios bravos que recebeu, mas que merece ter uma maior atenção. Infelizmente é um longa pouco visto, e sua relevancia e importancia, ao tratar tão bem questões tão fragéis e urgentes, só o deixa mais satisfatório como cinema.

Com ótimos diálogos e muitas cenas emocionalmente cruas, é um filme que te vence, acima de qualquer coisa, por sua honestidade. Bier foca nos personagens e nas performances e deixa com que eles te guiem por toda a sessão, poucas vezes incomodando. O modo como ela usa a camera para capturar olhares, expressões e os sentimos de seus personagens é sem dúvida o destaque. Ela deixa os atores brilharem, e apesar de abandonar a sutileza por muitos momentos do filme, ao capturar estas emoções fortes dos personagens ela acaba captando seus pensamentos e com isso, premiando a audiencia com uma perspectiva única e extremamente satisfatória. Ela entende essas pessoas, cujas vidas se entrelaçaram em um momento de revelações, que o fizeram revisitar os seus erros do passado, fazendo com que eles partem em uma jornada de remissão de pecado. São pessoas como nós. Cometem erros como nós, inocentes pecadores.

[Efter brylluppet, 2006] Dirigido por Susanne Bier. Escrito por Anders Thomas Jensen & Susanne Bier. Com Mads Mikkelsen, Rolf Lassgard, Sidse Babett Knudsen, Stine Fischer Christensen e Christian Tafdrup. [Drama, 120 minutos]

wedding3.jpg


Responses

  1. Não viu DE OLHOS BEM FECHADOS? Hmm… Sugestão de pauta? Sugiro um texto aqui no CINE VITA sobre DEPOIS DE HORAS e DE OLHOS BEM FECHADOS.

    Abs!

  2. Adorei o texto, Wally. Me deu vontade de assistir ao filme.

  3. opa, depois dos eu texto, esse já entrou pra minha lista de assitiveis do ano, hehehe…
    abraços

  4. Eu fiquei apaixonado pelo estilo da diretora Susanne Bier. O longa tem seus problemas, é verdade, mas é impressionante como ela consegue emocionar com uma trama clichê. Além do elenco acima da média (os protagonistas masculinos são excelentes, principalmente o Mikkelsen), gostei da trilha sonora. Pena que Bier errou com seu filme seguinte…

    Abraço!

  5. Susanne Bier sabe a diferença entre drama e melodrama, não que melodrama seja ruim, o filme A vida dos Outros está aí para provar, mas nesse caso o melodrama se transformaria em piegas.
    Adoro o modo que a Susanne dirige, e gostei muito desse filme, e ao contrário do Vinicius acho Coisas que perdemos pelo caminho melhor que Depois do casamento.

    Obs.: Você viu Brothers? Não acho esse filme em lugar nenhum.

  6. Otavio, como já respondi no Hollywoodiano, devo ver De Olhos Bem Fechados hoje e devo escrever alguma coisa sim sobre ele e Depois de Horas.

    Kamila, obrigado e veja sim, é ótimo.

    Rodrigo, como disse à Kamila, vale bastante a pena procurar para ver. Chega mes que vem em DVD.

    Vinicius, concordo, mas ainda não vi o próximo dela. To curioso apesar da mà recepção de alguns, como voce.

    Lucas, eu não exatamente considero A Vida dos Outros um melodrama. Principalmente porque é sutil e emocionalmente cru. Depois do Casamento que tem essa tendencia ao melodrama. Mas é um ótimo filme, porque Susanne o dirigiu muito bem, e vou procurar Coisas que Perdemos pelo Caminho. E vi Brothers sim. Tem mais de um ano e meio, e preciso até rever, mas lembro que gostei. Porém, Depois do Casamento é melhor.

    Ciao!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: