Publicado por: Wally | Sexta-feira, Janeiro 25, 2008

Melhores cenas de 2007 #3

Pecados Íntimos – Cena da verdadeira criança

◊ São tantas cenas maravilhosas neste filme que ficou extremamente difícil de escolher apenas uma. Mantendo o nome original altamente significativo, “Little Children”, automáticamente compreendemos este magnífico filme de Todd Field bem melhor. Esta cena é a minha preferida por vários motivos. Primeiramente, por causa da performance incrível de Kate Winslet. Este é o seu melhor momento do filme. Fiquei fascinado também pela metafórica imagem da filha de Kate olhando para uma lamparina na rua, onde insetos à atacam constantemente. Esses insetos são a metáfora perfeita para as ‘pequenas crianças’ do título. Que ao invés de seguirem o senso comum e resistirem às tentações, continuam indo em direção à luz, ao pecado, seguindo impulsos. E para melhorar ainda mais, esta é a cena chave onde a personagem de Kate troca de lugar com sua filha. Agora ela é a pequena criança, chorando no colo de sua própria filha. Com medo e lamentando suas escolhas. Um momento soberbo em um filme inesquecível. Isto acontece também com os personagens de Patrick Wilson e Jackie Earl Haley, em outras duas excelentes cenas.

children.jpg

Cenas listadas sem ordem de preferencia.

#2 – Cartas de Iwo Jima_Cena do suicídio coletivo
#1 – Babel_Cena da discoteca


Responses

  1. Para mim, sempre brilharam as estrelas de Jackie Earl Haley e Kate Winslet, pois eles são protagonistas das melhores cenas de todo o longa metragem. de Kate, destaco “It’s the hunger”, a cena da leitura de Madame Bovary, magnética; a troca fascinante de olhares que ela trava com Patrick Wilson na piscina; a cena em que desata a chorar porque acha que perdeu o amante para a esposa. De Jackie, destaco sua entrada na piscina, espantando os vizinhos hipócritas; a maneira grotesca que utiliza para dispensar uma possível namorada; e como ele resolve se punir após a morte da mãe – são cenas fortes, mas representam bem o medo e o desequilíbrio do personagem.
    Portanto, o filme é, sem dúvida, uma das produções mais impactantes do ano passado. Talvez por isso seja tão difícil escolher sua melhor passagem. Todd Field é um diretor que consegue captar grandiosidade nas situações mais corriqueiras, é inegável. Quem não assistiu “Entre Quatro Paredes” deveria dar-se este prazer. É tão maravilhoso como “Pecados Intimos”. E acho que Field precisa urgentemente de um Oscar.

  2. Minha cena preferida desse filme é a discussão sobre Madame Bovary, aliás o filme é cheio de cenas fantásticas, a da piscina também é uma delas.
    Essa cena que você colocou é uma pequena aula de direção, criando um clima angustiante do começo ao fim. Amo esse filme, amo as atuações, o roteiro, a direção, tudo. Para mim o filme mais injustiçado da temporada de prêmios do ano passado.

  3. Realmente são tantas cenas memoráveis em “Pecados Íntimos” que é complicado escolher uma melhor. Essa é minha segunda favorita, só perde para “It’s the Hunger” mesmo – que mee conquistou por causa da Kate Winslet. Lembro que esse foi um dos momentos de maior tensão no filme todo, uma cena decisiva e surpreendente. Bela escolha!

    Abraço.

  4. Weiner, não poderia concordar mais. Field merece mesmo um Oscar! E acho que sou o único que prefere essa cena à da discussão acerca de Madame Bovary, apesar desta ser sensacional.

    Lucas, também achei bem injustiçado. Sobre a cena da discussão, adorei também, mas escolhi essa porque resume o filme todo em poucos minutos.

    Vini, como disse ao Lucas acima, escolhi essa à da discussão acerca de Madame Bovay (da qual também adorei) porque resumiu, em poucos minutos, toda a proposta e o brilhantismo do filme.

    Ciao!

  5. A minha cena favorita de “Pecados Íntimos” é a mesma que a do Weiner: a do monólogo de Kate Winslet falando sobre Madame Bovary. Se não me engano, essa foi até a cena dela passada no Oscar do ano passado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: