Publicado por: Wally | Terça-feira, Janeiro 22, 2008

Os indicados ao Oscar 2008

picture2.jpg

Surpresas e decepções, filmes esquecidos e outros inesperdamente lembrados. É, iniciou-se a temporada do Oscar definitivamente. Comento abaixo cada categoria:

Melhor Filme [4/5 acertos, alternativa corresponde]
Conduta de Risco
Desejo e Reparação
Juno
Onde os Fracos Não Tem Vez
Sangue Negro

→ Bem, era o esperado mesmo, com exceção de que acredito que todos esperávam que Na Natureza Selvagem conseguisse chegar aqui (o filme foi fracasso entre os indicados). De resto, só não apostei em Conduta de Risco, mas era minha alternativa.

Melhor Diretor [3/5 acertos, alternativa corresponde]
Tony Gilroy (Conduta de Risco)
Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta)
Jason Reitman (Juno)
Joel & Ethan Coen (Onde os Fracos Não Tem Vez)
Paul Thomas Anderson (Sangue Negro)

→ A grande surpresa aqui é Jason Reitman. Normalmente um filme que é indicado à melhor filme normalmente não entra para a categoria de direção. E normalmente são os filmes independentes e queridos. Eu apostei que Juno seria este filme. Engano meu. Juno entrou em ambas categorias. Joe Wright, por Desejo e Reparação, foi o esquecido. Além de Reitman, não apostava em Gilroy, já que ainda acreditava em Sean Penn, mas Gilroy foi minha alternativa. Fora isso, uma categoria que correspondeu.

Melhor Ator [3/5 acertos, alternativa corresponde]
George Clooney (Conduta de Risco)
Tommy Lee Jones (No Vale das Sombras)
Daniel Day-Lewis (Sangue Negro)
Viggo Mortensen (Senhores do Crime)
Johnny Depp (Sweeney Todd)

→ Outra grande surpresa. O hype em cima de Jones caiu rapidamente, mas a Academia parece que se lembrou dele. Não vi o filme, mas estou feliz pela lembrança. Também não cheguei a acreditar na entrada de Mortensen, mas era minha alternativa. Os esquecidos foram Brad Pitt e, obviamente, Emile Hirsch (e começo a duvidar se os votantes viram o filme mesmo).

Melhor Atriz [4/5 acertos]
Cate Blanchett (Elizabeth: A Era de Ouro)
Ellen Page (Juno)
Julie Christie (Longe Dela)
Marion Cottilard (Piaf: Um Hino ao Amor)
Laura Linney (The Savages)

→ Outra surpresa: Laura Linney. Eu nunca esperava essa. E com a entrada dela veio a esnobada (?) de Keira Knightley e Ashley Judd, que foi minha alternativa. Fiquei triste por não terem lembrado dela. As outras quatro achei bem previsíveis.

Melhor Ator Coadjuvante [4/5 acertos]
Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford)
Tom Wilkinson (Conduta de Risco)
Philip Seymour Hoffman (Jogos do Poder)
Hal Holbrook (Na Natureza Selvagem)
Javier Bardem (Onde os Fracos Não Tem Vez)

→ Eu fiquei surpreso pela lembrança de Hoffman, algo que nuca acreditei que aconteceria. No lugar dele, apostei em Tommy Lee Jones, mas claro, lembraram dele já em melhor ator, então estou satisfeito. Fora isso, nada de surpresas. Encontramos aqui a primeira indicação do filme de Sean Penn, o grande esnobado da edição.

Melhor Atriz Coadjuvante [4/5 acertos]
Tilda Swinton (Conduta de Risco)
Saoirse Ronan (Desejo e Reparação)
Ruby Dee (O Gangster)
Amy Ryan (Medo da Verdade)
Cate Blanchett (Não Estou Lá)

→ A surpresa aqui ficou com a adição de Ruby Dee, algo que também nunca acreditava que pudesse ocorrer. Tirando ela, previsíveis. Só que eu achava que eu estava arriscando ao apostar em Ronan, e fico muito feliz por terem lembrado dela. Quem não entrou e eu esperava que entrasse foi Catherine Keener, adorada pela Academia, mas justamente pelo filme que parecem não ter assistido: Na Natureza Selvagem. A categoria também marca a segunda indicação da edição para Blanchett.

Melhor Roteiro Original [4/5 acertos, alternativa corresponde]
Conduta de Risco
Juno
Lars and the Real Girl
Ratatouille
The Savages

→ Nenhuma surpresa. Apesar de ter apostado em O Gangster, Lars and the Real Girl foi minha alternativa. Fiquei feliz com os indicados.

Melhor Roteiro Adaptado [4/5 acertos]
Desejo e Reparação
O Escafandro e a Borboleta
Longe Dela
Onde os Fracos Não Tem Vez
Sangue Negro

→ Surpresa? Longe Dela, com certeza, bem imprevisível essa adição. E já que esqueceram de Na Natureza Selvagem em quase todas categorias, não fiquei surpresa ao não ve-lo aqui, mesmo que tenha sido minha aposta. Nem minha alternativa, Zodíaco, teve sorte. Os outros quatro foram previsiveis.

Melhor Animação [2/3 acertos]
Persépolis
Ratatouille
Tá Dando Onda

→ Fiquei surpreso e muito feliz com por terem lembrado de Tá Dando Onda, algo que nenhuma premiação tinha conseguido até então. Por isso, ficou fora de meus palpites. Eu estava apostando nos Simpsons e Bee Movie como alternativa. Ratatouill e Persépolis, óbvios, esperados.

Melhor Documentário [2/5 acertos, alternativa corresponde]
No End in Sight
Operation Homecoming
S.O.S. Saúde
Taxi to the Dark Side
War/Dance

→ Fui péssimo nos palpites aqui. Acertei apenas S.O.S. e No End in Sight. Taxi to the Dark Side foi minha alternativa. Quem não entrou e apostei neles foram Autism, Body of War e Nanking.

Melhor Filme Estrangeiro [2/5 acertos, alternativa corresponde]
12
Beaufort
The Counterfeiters
Katyn
Mongol

→ Também fui péssimo aqui. Acertei 12 e Counterfeiters, e minha alternativa, Beaufort. Fiquei triste por terem esnobado O Ano, e também acreditava nas indicações de Days of Darkness e A Desconhecida. Achei imprevisível essa.

Melhor Fotografia [4/5 acertos]
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
Desejo e Reparação
O Escafandro e a Borboleta
Onde os Fracos Não Tem Vez
Sangue Negro

→ Apesar de não ter acreditado no filmes dos Coen para essa categoria, não foi exatamente uma surpresa. Na verdade eu aspostei em Na Natureza Selvagem (até parece!) e Zodíaco foi minha alternativa. Os outros quatro, previsíveis, e feliz por não terem esquecido a fotografia deslumbrante de Jesse James.

Melhor Direção de Arte [3/5 acertos]
A Bússula de Ouro
Desejo e Reparação
O Gangster
Sangue Negro
Sweeney Todd

→ Não fui tão bem aqui, mas também odiei a inclusão da direção de arte boa de Bússula de Ouro e o esquecimento absurdo da direção de arte superior de Harry Potter. Me lembrou o pretígio ridículo que As Cronicas de Nárnia teve na edição de 2006, e com isso, o esquecimento de O Cálice de Fogo. Eu também não esperava a indicação de O Gangster. No lugar dele apostei em Elizabeth: A Era de Ouro. Minha alternativa também não teve sucesso, que foi Piratas do Caribe.

Melhor Montagem [3/5 acertos, alternativa corresponde]
O Escafandro e a Borboleta
Na Natureza Selvagem
Onde os Fracos Não Tem Vez
Sangue Negro
O Ultimato Bourne

→ Surpreso com a adição de Escafandro, que fez mais sucesso do que eu esperava, e, depois de tantas esnobadas, com a inclusão de Na Natureza Selvagem (sua última indicação). Mas ele foi minha alternativa. Eu havia apostado em Desejo e Reparação aqui, como também em Conduta de Risco. Fiquei feliz por terem lembrado Bourne.

Melhores Efeitos Visuais [2/3 acertos]
A Bússula de Ouro
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Transformers

→ Mais uma vez estou p*** com a lembrança dos efeitos nada grandiosos e falhos de Bússula de Ouro, e o esquecimento de 300, Homem-Aranha 3 e Harry Potter, altamente superiores. Os outros dois foram previsíveis.

Melhor Figurino [3/5 acertos]
Across the Universe
Desejo e Reparação
Elizabeth: A Era de Ouro
Piaf: Um Hino ao Amor
Sweeney Todd

→ Não fui tão bem. Fui surpreendido com Across the Universe, nunca uma possibilidade, e também não esperava que Piaf fosse dar as caras aqui. Minhas apostas, além dos outros tres óbvios, foram Hairspray e Harry Potter, sendo a alternativa, mais uma vez, Piratas do Caribe.

Melhor Maquiagem [2/3 acertos]
Norbit
Piaf: Um Hino ao Amor
Piratas do Caribe – No Fim do Mundo

→  Faltam me palavras para dizer o quanto estou repugnado com a indicação de Norbit, uma das maiores merdas do ano passado, ser lembrado aqui, por mais que a categoria não seja importante. Vale lembrar que ano passado também cometeram atrocidade ao indicarem Click. Parece moda agora. Todo ano entra uma bomba na categoria. Eu apostei em O Escafandro aqui, e minha alternativa foi Sweeney Todd. Será que nenhum dos dois poderiam ter substítuido Norbit?!?!?!?

Melhor Mixagem de Som [3/5 acertos, alternativa corresponde]
Os Indomáveis
Onde os Fracos Não Tem Vez
Ratatouille
Transformers
O Ultimato Bourne

→  Eu realmente não esperava que Os Indomáveis seria tão lembrado, mesmo que seja nessa categoria sonora. Fora ele, nenhuma surpresa. Ratatouille foi minha alternativa. Os outros tres foram óbvios. Eu havia apostado em 300 e Sangue Negro, que não entraram.

Melhor Edição de Som [3/5 acertos]
Onde os Fracos Não Tem Vez
Ratatouille
Sangue Negro
Transformers
O Ultimato Bourne

→  Não muito previsível. Não apostei nem em Sangue Negro (achava que entraria em mixagem) e nem no filme dos Coen. No lugar deles, previa Homem-Aranha 3 e Piratas do Caribe. 300 como alternativa.

Melhor Trilha Sonora Original [3/5 acertos]
Caçador de Pipas, O
Conduta de Risco
Desejo e Reparação
Os Indomáveis
Ratatouille

→  Tres previsíveis, mas nunca esperava Os Indomáveis ou Conduta de Risco (indicação mais que merecida). No lugar deles eu havia apostado em Na Natureza Selvagem e Sangue Negro, mas fiquei sabendo há pouco que não forma elegíveis (ninguém manda ser mal informado…). Nem minha alternativa, a bela trilha de Jesse James, se concretizou. Mas fiquei contente com os indicados.

Melhor Canção Original [2/5 acertos]
“Raise it Up” (August Rush)
“Happy Working Song” (Encantada)
“So Close” (Encantada)
“That’s How You Know” (Encantada)
“Falling Slowly” (Once)

→  Péssimo é pouco para dizer como foram meus palpites aqui. Esqueceram completamente de Na Natureza Selvagem e Hairspray e indicaram (3!) para Encantada. Deviam estar em um espírito bem Disney. Não esperava (mesmo) era a indicação para August Rush. Acertei só a canção “That’s How You Know” de Encantada e a de Once. Eu apostava em duas indicações para Na Natureza Selvagem, e uma para Hairspray. Até minha alternativa tava errada, que era a de Ratatouille, infelizmente esquecida.


Responses

  1. Adorei os comentários e você foi muito bem nos palpites. Eu também achei o Jason Reitman uma surpresa para melhor direção, se bem que deve ser merecido – apesar de nunca ter apostado em “Juno”, tem jeito de filme que adoro. Uma pena o Joe Wright ser esquecido, pois para mim sua direção é o melhor aspecto de “Atonement”.

    Como deve ter visto, eu apostei na Laura Linney, mas não imaginava a Angelina Jolie de fora. Duas indicações para Cate Blanchett foi um exagero, até acho que ela vença como coadjuvante agora. Concordo plenamente com o comentário em relação “A Bússola de Ouro” – o trabalho de direção de arte realizado em “Harry Potter” é bastante superior. E ninguém esperava essa surpresa para melhor canção – realmente os votantes deviam estar num espírito beeeeem Disney!

    Abraço.

  2. No geral, eu gostei da lista de indicados ao Oscar 2008.

    Particularmente, fiquei feliz pelas sete indicações de “Atonement” (você estava certo novamente em relação ao filme), pelas três indicações de “Enchanted” e “La Vie en Rose” e por “Tá Dando Onda” ter sido lembrado para Melhor Animação – o que foi mais do que merecido.

    Odiei as duas indicações para Cate Blanchett (acho que a lembrança para Atriz Coadjuvante já estava de bom tamanho) e as sete indicações recebidas pelo super-estimado “Michael Clayton”.

    E, é claro, que fiquei super triste por “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”.

    Agora é torcer para que o WGA resolva essa greve e a gente tenha o Oscar!

  3. Nem preciso explicar a minha indignação pela não indicação da Angelina…eles tem **** na kbça soh pode….Mas gosto mto da Laura Linney.


Deixe uma Resposta

Categorias

