Publicado por: Wally | Quarta-feira, Janeiro 9, 2008

Tá Dando Onda

surfs1.jpg 

Pegando outra onda

Uma espécie de falso documentário, o filme cerca os bastidores de um campeonato de Surf de pinguins. Focado em Cody Maverick, um pinguim do Ártico que sonha poder competir, como seus familiares sentem e toda sua trajetória até o campeonato, onde conhece novos amigos e inimigos.

Tá Dando Onda é mais uma das muitas vítimas de coincidencias. Uma vez ou outra, surge um estilo de filme ou uma animação que foca em alguma coisa e logo depois, vemos outros filmes no mesmo estilo. Essas coincidencias acabam danificando o segundo filme. Mas também são raros estes segundos filmes que são bons ou que até superam os originais. Depois do fantástico Procurando Nemo tivemos o mediano O Espanta Tubarões e o trágico O Mar Não Está Pra Peixe, depois do bom Madagascar, o fraquíssimo Selvagem. Isso sem contar os incontáveis filmes de bichos falantes e etc. Happy Feet veio em 2006 sobre pinguins, música e dança, foi brilhante, merecidamente levou o Oscar. E agora vemos Tá Dando Onda, também sobre pinguins, só que lançado com algum tempo depois. O que quero dizer é que Tá Dando Onda é uma das raras exceções de coincidencias injustas, já que trata-se de uma animação inovadora e divertida, mesmo que não chegue aos pés de Happy Feet.

surfs2.jpgOs cineastas por trás de Tá Dando Onda provavelmente perceberam o triste fato e fizeram até uma alusão ao filme dos pinguins cantores e dançantes. Em certo momento de Tá Dando Onda, o cinegrafista pergunta a Cody se ele tem outras talentos além de surfar, e Cody responde: “Heh, voce quer dizer típo, cantar e dançar? Nada cara, eu só surfo.”. Foi um ótimo diálogo que serviu para dizer a todos que é preciso ignorar as coincidencias, já que apesar de tocar em um mesmo tema, Tá Dando Onda o faz de uma forma nova, inovadora e gratificante. O estilo documental ficou ótimo. A técnica foi muito bem realizada, os diálogos ficaram ótimos e dessa forma, voce acaba aprendendo muito sobre os personagens que de outra forma voce nunca imaginaria. Ou seja, a animação não segue a maré, mas sim, pega uma carona em uma outra onda ainda não explorada. Por isso, satisfaz e diverte, bastante.

Os personagens são do típo que te cativam muito. Além de Cody, que foi dublado de forma perfeita por Shia LaBeouf, temos personagens secundários ótimos, como a galinha surfista, um ponto genial do filme. Mas claro, existem os esteriótipos obrigatorios. O mocinho, a garota por quem se apaixona, o vilão que se acha e o amigo desastrado. Por falar nesse amigo desastrado, a galinha digo, ele protagoniza um momento que ficou assustadoramente iqual à um momento de A Era do Gelo 2. Coincidencia? Dessa vez não. Mas essas falhas são recompensados pelo maravilhoso visual, que de 2007, só perde para a parte técnica impecável de Ratatouille. Ótima trilha sonora também acompanha os visuais maravilhosos. Em outras palavras, é difícil resistir ao filme.

Para melhorar ainda, o filme faz uma belíssima homenagem ao surfe. Como é o sentimento de surfar e o porque de ser tão adorado. Detalhes assim são importantes, e em menos de 90 minutos de duração, a animação percorre por inúmeros pontos, os realiza com extrema competencia e poucas vezes decepciona. É uma animação realmente ótima, que deveria muito bem dar as caras no próximo Oscar, já que trata-se de um projeto inferior apenas à Ratatouille e superior à qualquer outra animação lançada ano passado. Inova, cativa, diverte e realmente acrescenta algo não só para o mundo pequeno da criançada, mas para os adultos também, que ficarão satisfeitos com o resultado. Uma animação que poderia ter sido mais, explorando mais o seu lado comico, mas só pelo fato de ter fugido dos padrões já me deixa contente.

[Surf’s Up, 2007] de Ash Brannon e Chris Buck. com as vozes de Shia LaBeouf, Jeff Bridges, Zooey Deschanel, Jon Heder, James Woods, Diedrich Bader e Kelly Slater. [Animação, 85 minutos]

surfs3.jpg

Luciano Lima do A Sala
Diogo Henriques do Cineastro
João Paulo do Cine JP
Vinícius Pereira do Blog do Vinicius
Kamila do Cinéfila por Natureza
Otavio Almeida do Hollywoodiano


Responses

  1. Também gostei muito dessa animação, aliás não entendo como deve ser deixada de fora do Oscar nessa categoria (dentre os filmes concorrentes, só perde em qualidade para “Ratatouille” – nesse sentido, concordo com seu último parágrafo). Incrível como consegue ser diferente de todas essas animações que você citou e ao mesmo tempo tão original quanto “Happy Feet”. Ótima trilha sonora também… obrigado pelo link ;)

    Abraço!

  2. TÁ DANDO ONDA, para mim, é mais uma animação para adultos do que para crianças.

    A trilha sonora é ótima, as cenas de surfe são perfeitas e a história como um todo é muito boa.

    Se a temporada de premiações fosse justa, com certeza, TÁ DANDO ONDA estaria sendo mais lembrado, porque, ao lado de RATATOUILLE é a melhor animação de 2007.

    PS: Valeu pelo link!

  3. ainda não assisti, mas sempre curto essas animações… e concordo com o comentário aí de cima.. ultimamente, as animações, desenhos estão cada vez mais atraindo adultos do que crianças… tem vários que eu incluo na minha lista dos melhores doa no, como deu a louca na chapeuzinho, carros, ratatouille…
    abraços

  4. Vinicius, por nada. Também gostei muito da animação e acho injusto ser tão esquecido pelo Oscar. Ratatouille é obviamente superior, mas ainda assim merece ao menos uma indicação.

    Kamila, realmente, para os adultos, que entenderem mais a idéia, será melhor, mas mesmo assim, acho que a criançada aprova sim. Deveria dar as caras no Oscar sem dúvida, e ótima trilha mesmo.

    Rodrigo, procure ver, porque é muito bom. Também achei legal Deu a Louca na Chapeuzinho, mas prefiro o ótimo Carros ou o maravilhoso Ratatouille.

    Ciao!

  5. Animação bem legal, mas perto de RATATOUILLE fica meio que esquecida…

    Abs! E obrigado, Wally!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: