Publicado por: Wally | Quarta-feira, Janeiro 9, 2008

Os indicados ao DGA

Depois do SAG terem anunciado os seus indicados, agora é a vez do DGA, o Directors Guild of America, que elege as melhores direções do ano. Confiram os cinco indicados abaixo: O vencedor será anunciado dia 26 de Janeiro.

dga.jpg

Escolhas bem surpreendentes aqui. Minhas apostas seriam, claro, Anderson e os irmãos Coen, mas também Joe Wright por Desejo e Reparação e Tim Burton por Sweeney Todd. O que se concretizou com essa lista de indicados é que Wright e Burton estão mais longes do Oscar do que imaginávamos, enquanto o filme estrangeiro O Escafandro e a Borboleta surge como o provável O Tigre e o Dragão do ano. Sean Penn tem em seu favor uma indicação que vai lhe ajudar muito e Tony Gilroy, surpreendentemente, teve seu nome indicado. E as chances de Conduta de Risco aumentam.

Conexão Oscar: Ano passado foram os seguintes indicados: Bill Condon, Jonathan Dayton e Valerie Faris, Stephen Frears, Alejandro González Iñarrítu e Martin Scorsese. No Oscar, se repetiram apenas os 3 últimos. Acredito que talvez nessa edição Gilroy seja descartado pela Academia e talvez Schnabel ou Penn, ainda estou incerto. Scorsese venceu o DGA e, futuramente o Oscar. Em 2006, os indicados ao DGA se repetiram no Oscar, todos! Clooney, Haggis, Lee, Miller e Spielberg. O vencedor também foi o mesmo do Oscar. Em 2005, 4 dos indicados se repetiram no Oscar, sendo Marc Forster o ignorado, Mike Leigh sendo o escolhido. Mas o vencedor também se repetiu, Clint Eastwood, no DGA e no Oscar. No ano de 2004, também 4 se repetiram, com a saída de Gary Ross do DGA e a entrada de Fernando Meirelles no Oscar. Mais uma vez, o vencedor foi o mesmo para ambas premiações. Em 2003, o mesmo. 4 dos indicados se consagraram com indicações no Oscar, saindo Peter Jackson e entrando Almodóvar. O vencedor porém, foi diferente. Rob Marshall venceu o DGA e Roman Polanski o Oscar. Do ano de 2002, apenas 3 se repetiram. Christopher Nolan e Baz Lurhmann não chegaram ao Oscar, sendo substituídos por Robert Altman e David Lynch. O vencedor foi o mesmo, Ron Howard. Em 2001, 4 indicados se repetiram, já que enquanto Cameron Crowe deu as caras no DGA, foi Stephen Daldry o sortudo no Oscar. O vencedor não foi iqual dessa vez. Ang Lee levou o DGA, e Steven Soderbergh o Oscar. Por último, em 2000, 4 indicados também se repetiram, saindo Darabont do DGA e entrando Hallstrom no Oscar. O vencedor, como não poderia deixar de ser, foi o mesmo, Sam Mendes.

Consenso: De 8 anos, apenas um deles teve a repetição exata dos indicados ao DGA no Oscar. Com isso, descarto a possibilidade de estarmos olhando, aí a cima, os nossos indicados a melhor diretor no Oscar. Pelo menos 3, porém, ficam. Meus tres definitivos são: Anderson, Coens e Penn. Dos 8 anos, em apenas 2 deles os vencedores diferiram. Acho provável que quem levar o DGA deve levar o Oscar.

Advertisements

Responses

  1. Olá, tudo certo?
    Parabéns, antes de mais nada pelo blog…
    Cara, essas premiações são complicadas paras e comentar, já que é dificild e ter acesso a maioria dos filmes que são indicados, seja pelas datas de lançamento ou mesmo por não chegarem nos cinemas mais longicos (de onde eu moro, rs) mas baseando-se nas críticas… o Sangue negro vêm recebendo muitos elogios, mesmo não curtindo muito o trabalho do Paul, mas tbm vem recebendo bons textos o filme espanhol, enfim… só desejo que venham o quanto antes para o Brasil.. rs…
    Quanto ao Oscar, tbm não duvido que a maioria ou até mesmo todos estejam na lista dos indicados…
    abraços

  2. Adorei os indicados ao DGA! É claro que não fiquei muito feliz por ver o Joe Wright e o Tim Burton de fora (torço pelos dois mesmo sem ter visto seus filmes), mas só a presença do Tony Gilroy já me deixou satisfeito – sem falar que todos as outras indicações parecem ser justas. Bela retrospectiva, deu para ver bem o histórico da premiação. Geralmente eles não repetem os 5 indicados mesmo, mas nesse ano aposto que 4 daí serão indicados (Coen, Anderson, Penn e Schnabel), só que no lugar do Gilroy deve entrar o Joe Wright (ou quem sabe o Burton). Contudo, essa seleção do DGA costuma ser a mesma de indicados ao Oscar de melhor filme, mas também acredito que apenas quatro se repetirão (aí “Conduta de Risco” consegue entrar sim):

    1. ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
    2. DESEJO E REPARAÇÃO
    3. NA NATUREZA SELVAGEM
    4. SANGUE NEGRO
    5. CONDUTA DE RISCO

    As principais alternativas são “O Escafandro e a Borboleta”, “Juno” e “Sweeney Todd”. Ótimo post! Abraço…

  3. Wally, eu gostei muito da lista de indicados para o DGA e acredito que, na lista do Oscar, veremos quatro diretores indicados aqui: Anderson, Coens, Penn e Schnabel.

    Acho que o Tony Gilroy deve dar lugar a Sidney Lumet, Ridley Scott ou até mesmo Tim Burton.

  4. Rodrigo, primeiramente, muito obrigado, e espero que volte sempre. O que voce disse é muito certo. Eu também sofro muito com datas de lançamento pois, mesmo que o filme chegue ao Brasil, dificilmente chega onde moro, e quando chega, alguns vem dublados. Algo que detesto. Mas tento ver o máximo possível.
    Sangue Negro é o que eu mais aguardo da lista, já que adoro o diretor, e acho que pelo menos 3 se repetem no Oscar, mas é dificil saber, como voce disse.

    Vinicius, também gostei dos indicados, apesar das ressalvas. Eu até gostaria que Conduta de Risco desse as caras no Oscar de melhor filme, mas não consigo acreditar nisso. Acho mais provável O Escafandro e a Borboleta. Mas veremos, eu quero que voce esteja certo ;)

    Kamila, como eu disse pro Vinicius, também gostei dos indicados. Mas acho que Gilroy sai e da lugar para Burton ou Wright. Acho que Lumet e Scott estão bem longe de serem indicados.

  5. DGA ajuda muito mesmo! Então, acredito que desses 5, 4 se repetirão nas indicações ao Oscar. Tony Gilroy será o esquecido e acredito que todo o resto tem forças. Discordo de você quando você disse que o Schnabel talvez nem seja indicado ao Oscar, pq pra mim ele já é certeza!

    Abração


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: