Publicado por: Wally | Quinta-feira, Dezembro 27, 2007

Stardust – O Mistério da Estrela

stardust3.jpg

Fragmentos de um sonho

 

Em uma terra cujo muro esconde um reino mágico, um jovem romântico chamado Tristan se apaixona pela bela Victoria. Incapaz de vencer seu coração, Tristan promete a ela que irá capturar a estrela cadente que acaba de cair do outro lado do muro. O que Tristan não esperava era que o reino todo, sejam bruxas, piratas e reis, também estariam a procura da tal estrela cadente, que é uma espécie de fonte da vida e da juventude.

Stardust é uma grande aventura fantasiosa. A imaginação corre solta e a produção entrega cenários e efeitos o suficiente para deslumbrar. Fora isso, possui um grande elenco e um diretor competente. Matthew Vaughn foi aquele cara genial que dirigiu o excelente Nem Tudo é o Que Parece, drama policial ousado. Vaughn agora está com uma super produção em mãos e muita responsabilidade. E apesar de realizar um bom trabalho criativo, divertindo bastante e trabalhando bem efeitos visuais, percebe-se a fragilidade do roteiro fragmentado e repleto de falhas. O que deixa o filme rolando e divertindo é o imenso senso de magia que o move.

stardust.jpgO filme é uma longa de inúmeros personagens, várias narrativas, segmentos distintos e overdose de extravagância. A incapacidade dos roteristas de fazer todas essas narrativas e personagens se unirem de forma coerente pelo longa foi uma das grandes falhas do filme. Apesar de muitas vezes soar como um sonho vívido e alucinante, acaba se demonstrando extremamente fragmentado. A diversão vai e vem, o humor às vezes fica no ar ou as vezes até prejudica o próprio diretor, que ficou um pouco perdido quanto ao tom do filme, não se definindo entre o sombrio e o infantil. Por isso, muitas vezes a magia se perde, mas Vaughn fez um trabalho tão bom em imaginar esse mundo, que fica difícil de resistir aos charmes.

No final das contas, você meio que aprende a colocar os defeitos gritantes de lado e decide se divertir. E isso não é das tarefas mais difíceis. O visual é ótimo. Cenários luxuosos, figurinos impecáveis, boa fotografia e efeitos especiais nunca exagerados. Encanta. O elenco também. Mesmo que a sempre carismática Claire Danes entregue um trabalho terrívelmente seco e sem graça, ao seu lado temos o também carismático Charlie Cox e figuras irresistíveis como Michelle Pfeiffer como uma bruxa perfeita, Robert DeNiro como um pirata (roubando o termo do nosso querido Jack Sparrow) espirituoso e participações pequenas mas divertidas de Rupert Everett, Peter O’Toole e Sienna Miller.

Stardust, com seu vibrante senso de fantasia e aventura, lembra de muitos clássicos da sessão da tarde, sendo estes fantasias dos anos 80 divertidíssimas. E mesmo que cinematográficamente o filme seja falhado em seu roteiro e sofra de mudanças de tom e clima bruscos, é do típo de entretenimento admirável, que encanta e diverte, cativa e te faz sonhar, viajar pela magia e pelo charme. Vaughn é um bom diretor, só precisa administrar melhor seus roteiros. Já que não li a obra original de Neil Gaiman, não posso falar sobre fidelidade, mas acho que ele teria ficado satisfeito. É uma boa transposição. Cinema falho, mas altamente divertido. Uma ótima sessão matiné.

[Stardust, 2007] de Matthew Vaughn. com Charlie Cox, Claire Danes, Michelle Pfeiffer, Robert De Niro, Ian McKellen, Sienna Miller, Peter O’Toole e Rupert Everett. [Fantasia, 127 minutos]

stardust2.jpg

Luciano Lima A Sala  StarStarStarStarNo Star
Vinícius Pereira Blog do Vinicius  StarStarStarNo StarNo Star
Kamila Cinéfila por Natureza
Otavio Almeida Hollywoodiano  StarNo StarNo StarNo Star


Responses

  1. Apesar de alguns defeitos óbvios (como você bem comentou), também considero “Stardust” uma boa aventura, sem dúvida por lembrar esses filmes de fantasia da década de 80. Acho que o Matthew Vaughn tinha um ótimo material em mãos e soube aproveitar, ainda que o roteiro não seja grande coisa. Destaque para o elenco, como o De Niro (seu melhor papel em muito tempo) e a Michelle Pfeiffer – só não gostei da Sienna Miller, péssima.

    Abraço! [:)]

  2. Wally, sinceramente, não me lembro de ter percebido os problemas de roteiro desse filme. Me lembro que fui surpreendida positivamente por “STARDUST”. Especialmente pelo Charlie Cox e pelas participações mais do que especiais de atores como Ricky Gervais, Michelle Pfeiffer e Robert de Niro.

    A única ressalva que faço ao filme é em relação à atuação da Claire Danes, que é horrorosa e entrou até na minha lista de piores de 2007.

  3. Oi! Descobri seu blog procurando por opiniões a respeito de A Bússola Dourada… Muito legal aqui! Já sei como algumas pessoas acabam com centenas de blogs em seus readers! ;-)

    Eu achei que o clima entre sombrio e infantil tem tudo a ver com o estilo do Gaiman e não achei o roteiro mal costurado não, sabe? Talvez por gostar muito de fábulas e ter ficado totalmente mergulhado nesta.

    Não acho que seja um filme para ser levado a sério, mas tem seus pontos altos como certas equivalências com a sociedade moderna, por exemplo, na forma de tratar o homossexualismo.

    No mais fábula é para nos levar a sonhar um pouco e me levou então considero bom! ;-)

  4. Wally, sua crítica me empolgou pra ver o filme, como puro entretenimento mesmo, é isso que eu quero. Todo mundo parece concordar no quanto a Claire Danes está ruim nesse filme, uma atriz que parecia ter tanto potencial. Dela durante esse ano, vi “Evening”, e apesar de não estar péssima, tb não passou a emoção necessária a sua personagem, está muito sem graça..

    E Michelle Pfeifer arrasou em dobro em 2007, né? Pena que ela não foi lembrada nas premiações (que eu saiba).

    Beijos e feliz ano novo!

  5. […] doem no espectador, que ainda precisa aturar um outro falho protagonista. Desta vez, Ben Barnes (Stardust – O Mistério da Estrela), numa atuação extremamente caricata do tal príncipe do […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: