Publicado por: Wally | Sexta-feira, Dezembro 21, 2007

Os indicados ao SAG

 wild.jpg

Após o Globo de Ouro, é a vez do sindicato de atores liberarem seus indicados dos melhores do ano. O sindicato de atores, ou SAG, Screen Actors Guild, é formado por atores e elege as melhores performances do ano, nas categorias de ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, elenco e, numa nova categoria, melhor elenco de dublês. Os vencedores serão anunciados dia 27 de Janeiro, abaixo, os indicados: (cinema)

Melhor Elenco

◊ O Gângster (2 indicações)
◊ Hairspray: Em Busca da Fama (1 indicação)
◊ Os Indomáveis (1 indicação)
◊ Na Natureza Selvagem (4 indicações)
◊ Onde os Fracos Não Tem Vez (3 indicações)

• O interessante dessa categoria é que, no passado do SAG, por pelo menos 8 anos, três dos filmes indicados à essa categoria foram a ser indicados ao Oscar de melhor filme. E o estranho é que, fora Onde os Fracos Não Tem Vez e Na Natureza Selvagem – que acabaram de se concretizarem como apostas absolutas para o prêmio máximo do Oscar – não vejo nenhum dos outros três filmes serem nomeados. Se tiver que escolher um, porém, este é O Gângster, visto a fama de Ridley Scott com a Academia e seu fortíssimo elenco. Os outros dois indicados a melhor filme devem ser Desejo e Reparação e Sweeney Todd, substituindo os improváveis Hairspray e Os Indomáveis. Acho porém, que este ano terá uma quebra de tradição, e apenas dois dos indicados dessa categoria irão ao Oscar. No lugar de O Gângster, aposto em Sangue Negro.

Melhor Ator

◊ George Clooney (Conduta de Risco)
◊ Ryan Gosling (Lars and the Real Girl)
◊ Emile Hirsch (Na Natureza Selvagem)
◊ Daniel Day-Lewis (Sangue Negro)
◊ Viggo Mortensen (Senhores do Crime)

• Surpreendente categoria. Analisando o passado do SAG, percebe-se que costumam bolar certas surpresas mesmo. Ano passado, porém, os indicados ao SAG nessa categoria se repetiram no Oscar, mesmo que nos outros 7 anos anteriores isso nunca tenha acontecido. Dos 7 anos, cinco deles tiveram quarto repetições e em dois anos três repetições. Acredito que essa categoria não irá se repetir no Oscar, principalmente por que Johnny Depp foi esquecido aqui e tenho absoluta certeza que chega lá. Ou seja, se fosse para tirar um da categoria, seria o Gosling, o substituindo por Depp. Se tiver que tirar dois, tiro o Mortensen e coloco Brad Pitt. No mais, é mais especulação mesmo. Acredito que o jovem da vez a ser simpatizado pela Academia será Emile Hirsch. Gosling foi ano passado.

Melhor Atriz

◊ Cate Blanchett (Elizabeth: A Era de Ouro)
◊ Ellen Page (Juno)
◊ Julie Christie (Longe Dela)
◊ Marion Cottilard (Piaf: Um Hino ao Amor)
◊ Angelina Jolie (O Preço da Coragem)

• Aqui já temos uma categoria mais previsível. Olhando o passado do SAG, ano passado os indicados também se repetiram no Oscar, mas difere da categoria de ator pelo fato de que nos 7 anos anteriores, os indicados ao SAG também se repetiram no Oscar 4 vezes, sendo que em apenas três vezes isto não ocorreu. Em duas das vezes tiveram quatro repetições, e em uma, três repetições. Meu impulso seria o de dizer que essa categoria vai se repetir. Mas para ser seguro, listo as duas que podem acabar caindo fora e as duas que podem acabar entrando. Jolie e Blanchett correm o risco. Jolie por já ter um Oscar e por que sua atuação não foi tão elogiado quanto as outras e Blanchett por que poderá ser indicada à categoria de atriz coadjuvante neste mesmo ano. Como alternativas, listo Keira Knightley e Ashley Judd, respectivamente. Mas acho difícil acontecer.

men2.jpgMelhor Ator Coadjuvante

◊ Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James…)
◊ Tom Wilkinson (Conduta de Risco)
◊ Hal Holbrook (Na Natureza Selvagem)
◊ Javier Bardem (Onde os Fracos Não Tem Vez)
◊ Tommy Lee Jones (Onde os Fracos Não Tem Vez)

• Essa já é uma categoria com candidatos inesperados e que, pelo passado do SAG, não repetirá no Oscar. Por 8 anos, pelo menos (já que analisei somente até 1999), nunca que os cinco se repetiram na lista da Academia, mas sim, quarto se repetiram por seis anos, e três se repetiram por dois anos. Holbrook é a grande surpresa aqui. É o com menos hype, e o menos provável a chegar ao Oscar. No final acho que ele será substituido por Paul Dano, ou até mesmo Philip Seymour Hoffman. Mas é difícil dizer. Talvez o SAG o propulsione. Acredito também que Tommy Lee Jones terá ao menos uma indicação no ano, ou por ator ou por coadjuvante. Já que o filmes dos Coen é o mais prestigiado, sua chance é maior na categoria de ator coadjuvante, brigando ao lado de Bardem pelo ouro.

Melhor Atriz Coadjuvante

◊ Tilda Swinton (Conduta de Risco)
◊ Ruby Dee (O Gângster)
◊ Cate Blanchett (I’m Not There)
◊ Amy Ryan (Medo da Verdade)
◊ Catherine Keener (Na Natureza Selvagem)

• Outra categoria com muitas surpresas, sendo estas Keener e principalmente Dee, que não teve nenhum favoritismo ou especulação. Dificilmente chega ao Oscar, mesmo que nos 8 anos passados do SAG, dois destes anos tiveram repetições exatas. Por outro lado, três anos tiveram quatro repetições, dois anos três repetições, e, acreditem, em certo ano, o ano em que Uma Mente Brilhante levou o Oscar de melhor filme, somente uma indicada ao SAG de atriz coadjuvante chegou ao Oscar. Porém, acho que pelo menos três se repetem aqui com certeza. Ruby Dee corre o risco de ser substítuida por, digamos Saoirse Ronan, e talvez Keener consiga se manter até o final, visto que a Academia adora ela.

Melhor Elenco de Dublês

◊ 300
◊ Eu Sou a Lenda
◊ Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
◊ O Reino
◊ O Ultimato Bourne

• Sem muito o que comentar, a não ser que adorei a inclusão e espero que um dia a Academia possa até cogitar a ter-la, ao lado de melhor elenco. Acredito que o vencedor aqui seja ou Piratas, ou 300.

Advertisements

Responses

  1. Parabéns pelos comentários, Wally. Concordo com muitas das suas suposições.
    o/

  2. Torço por “Natureza Selvagem”, mas acho que os prêmios devem ficar dividos. O Melhor Elenco aqui sai fortalecido pro Oscar! E tomara que se tiver alguma tendência na premiação, que seja para o filme de Sean Penn.

    Abs!

  3. Não gostei muito do total esquecimento para “Atonement” e “Sweeney Todd” (no caso desse segundo, a maior parte dos votantes não tinha visto o filme ainda), mas também fiquei feliz pelo reconhecimento a “Into the Wild” e “No Country for Old Men”. Concordo com muitas de suas observações, aliás acho difícil que nesse ano alguma categoria se repita no Oscar – talvez melhor atriz, mas ainda confio na Amy Adams.

    Abraço!

  4. Já pensando no Oscar:

    – Dos indicados em Melhor Elenco, só vejo “No Country for Old Men”, “Into the Wild” e “American Gangster” com chances de serem indicados a melhor filme no Oscar.

    – Melhor Ator: como a Academia tem um histórico de ignorar atores em performances mais cômicas, descarto o Ryan Gosling (apesar de gostar muito dele). Acho que os outros quatro serão indicados e a quinta vaga ficaria com Johnny Depp.

    – Melhor Atriz: Não aposto numa indicação dupla para Cate Blanchett (apesar de achá-la uma atriz sensacional). Espero que ela dê lugar, no Oscar, para Amy Adams.

    – Melhor Ator Coadjuvante: é muito bom ver o Tommy Lee Jones lembrado, já que muita gente apostava nele na categoria de Melhor Ator (por “In the Valley of Elah”). Mesmo assim, não sei se essa indicação ao SAG poderá ajudá-lo. Por ora, acho que ele dá lugar para Philip Seymour Hoffman.

    – Melhor Atriz Coadjuvante: o SAG tem essa história de indicar atores veteranos nas categorias de coadjuvante. Os homenageados do ano foram Hal Holbrook e Ruby Dee. Dos dois, o Holbrook tem mais chances de chegar ao Oscar. Acho que a Dee dá lugar à Saoirse Ronan na lista da Academia.

    Parabéns pelos comentários!

  5. Acho que Viggo não deveria estar ai…
    E gostei da presença de Gosling!
    Casey Affleck não está marcando presença nos coments, mas tem muita chance também!

    Hum….gostei das indicações!
    Abraço!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: