Publicado por: Wally | Terça-feira, Dezembro 18, 2007

Antes Só do Que Mal Casado

 heart.jpg

Amor em falta

Eddie Cantrow nunca teve sorte com mulheres e está cansado de sentar na mesa dos solteiros em toda cerimônia de casamento da qual precisa ir. Quando conhece a simpática e divertida Lila, começam um namoro sério. Mas quando surge um imprevisto, Eddie segue seu impulso e a pede em casamento. A questão é que durante a lua de mel, Eddie verá um outro lado de Lila ainda desconhecido, e no embalo, se apaixonará por alguma outra pessoa.

É estranho concluir que este projeto é assinado pelos irmãos Farrelly. Desde Debi e Lóide até o mais recente Amor em Jogo, se submetiam à criar situações engraçadíssimas e um humor irreverente, politicamente incorreto. Porém, no centro de suas histórias, os personagens sempre nutriam certa paixão um por outro, e os irmãos nunca deixavam nada cair na pieguice e o humor nunca no mal gosto. Por isso minha surpresa com esse Antes Só do Que Mal Casado, que abole completamente o sentimento de amor, declarando que o amor não vale nada, mas ainda pior, poucas vezes seu humor soa genuíno, e na maior parte das vezes, manjado e de mal gosto. Um projeto divertido a certo ponto, e irritante em outro.

heart2.jpgÉ sim, impossível segurar as risadas durante inúmeras cenas do filme. Afinal, o humor muitas vezes funciona, mesmo que não seja nada original ou irreverente como em, digamos, no hilário Quem Vai Ficar com Mary?, por isso, é uma fita que pode acabar entretendo aos mais descompromissados. Para quem esperava mais uma comédia ótima de dois diretores competentes, acabarão se decepcionando. Mas mesmo com seus defeitos no roteiro e no humor, o que mais irrita no filme é seu descaso quanto ao amor. Os irmãos parecem fugir tanto da pieguice e do melancólico que acaba soando terrívelmente irritante e sem graça. Com isso, você acaba desgostando do personagem principal, que nunca é sincero, charmoso ou esperto. Comete atrocidades e não sente remorso. É uma figura mais para vilã do que para herói. E nesse típo de filme, precisamos de personagens pelos quais podemos nos simpatizar, nos envolver e rirmos junto com eles. Não é o que acontece aqui.

Para piorar a situação, o longa possui habituais esteriótipos chatos e clichês nauseantes, nunca se dando ao trabalho de ao menos tentar ser original. Os irmãos realmente perderam a magia e o timing cômico. Ben Stiller que o diga. Apesar de nunca ter sido fã do sujeito, admito ter adorado ele em filmes como o próprio Quem Vai Ficar com Mary? ou Entrando Numa Fria e Starsky & Hutch, mas ele realmente incomoda no filme. Ta seco, sem brilho, batido e falta-lhe inspiração. Ele não se dá ao trabalho de ser engraçado muitas vezes e quando ele tenta, exagera na dose, como na cena onde finalmente surta e ataca os animadores mexicanos. Ao seu lado, o elenco também não se revela muito bem, mas pelo menos a presença de Michelle Monaghan e Malin Akerman não foram descartáveis como a de Carlos Mencia e Jerry Stiller, péssimos.

Existem comédias piores. Aquelas patéticas, completamente sem graças e ridículas. Não é o caso desse filme. O problema aqui foram as más escolhas e a falta de foco e personalidade. O humor funciona muitas vezes e em momentos, fica fácil de se divertir. Como um todo, porém, fica difícil de gostar totalmente. Não recomendo e ainda fico muito decepcionado pelo retrocesso dos irmãos Farrelly, que saíram do excelente Amor em Jogo para esse trabalinho mediano e fraquíssimo. Há coisas melhores no cinema atualmente, ou melhor, existem comédias mais originais e engraçadas no momento. Sugiro que acompanhem Judd Apatow e dêem as costas para essa dupla.

[The Heartbreak Kid, 2007] de Bobby e Petter Farrelly. com Ben Stiller, Malin Akerman, Michelle Monaghan, Jerry Stiller, Carlos Mencia e Joel Bryant. [Comédia, 115 minutos]

heart3.jpg

Kamila do Cinéfila por Natureza 

Advertisements

Responses

  1. A idéia do filme parecia que ia originar boas risadas. Mas depois que eu vi o trailer acabei perdendo a vontade de ver. Talvez em DVD, quem sabe…

  2. Wally, gosto muito do ator Ben Stiller e dos diretores Farrelly. Enquanto o comediante é excelente no modo como lida com uma situação totalmente constrangedora ou embaraçada, os irmãos diretores são fantásticos em encenar tais momentos em diversos filmes da própria carreira. Por pouco vi o filme nesta segunda-feira. Mas arriscarei uma sessão até o fim de semana, ainda que estaja presente essa queda de qualidade da metade para o final.

  3. nitidamente é um filme para se “encarar”em DVD, e como ando muito cansado de Stiller, talvez demore muuuito tempo para ater “vontade” de assistir…
    abraços

  4. Também não gostei nada desse filme. Esperava mais do que isso por ser um trabalho dos Farrelly, mas acabou sendo uma comédia de péssimo gosto e que pouco diverte. Tem alguns momentos engraçados, mas tudo beira o ridículo – sem falar que é machista ao extremo, algo que se confirma pelo péssimo final. É, nesse ano só teve para o Judd Apatow mesmo. Uma pena para quem já fez “Quem Vai Ficar com Mary?”…

    Abraço!

  5. Wally, obrigada pelo link.

    Eu acho que “Antes Só do que Mal Casado” funciona naquele primeiro ato até a Lila desaparecer por causa do excesso de sol na lua-de-mel.

    A partir do momento em que a Michelle Monaghan entrou em cena o filme perdeu a graça para mim.

    E ficou difícil também para mim ter uma empatia pelo personagem do Ben Stiller. Que cara cafajeste. Dar em cima de outra no meio da lua-de-mel é simplesmente baixíssimo. :-)

  6. […] sempre alegre da produção e ainda à um elenco coadjuvante igüalmente divertido com Rob Corddry (Antes Só do que Mal Casado) e Lake Bell (Nem por Cima do Meu Cadáver), e pronto, temos uma sessão blockbuster cômica bem […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: