Publicado por: Wally | Domingo, Dezembro 16, 2007

AFI elege os melhores do ano

Neste mesmo ano, o celebrado American Film Institute (AFI) entregou uma lista com os 100 melhores filmes de todos os tempos, tendo como vencedor Cidadão Kane, de Orson Welles, que ficou em primeiro lugar, a frente de filmes como O Poderoso Chefão e Casablanca. Agora, como tradição, fizeram uma lista de top 10 reconhecendo os melhores filmes do ano e também as 10 melhores series do ano.

Abaixo seguem se os top 10 (em ordem alfabética pelo nome original):

Seleção de filmes do ano oficial do AFI

before_the_devil_knows_youre_dead.jpg diving_bell_and_the_butterfly.jpg into_the_wild1.jpg juno.jpg knocked_up_ver4.jpg
michael_clayton_ver4.jpg no_country_for_old_men.jpg ratatouille_ver3.jpg savages_ver2.jpg there_will_be_blood_ver2.jpg

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto – O Escafandro e a Borboleta – Na Natureza Selvagem – Juno – Ligeiramente Grávidos – Conduta de Risco – Onde os Fracos Não Tem Vez – Ratatouille – The Savages – Sangue Negro

Seleção de programas de televisão do ano oficial do AFI

Dexter – Everybody Hates Chris – Friday Night Lights – Longford – Mad Men – Pushing Daisies – The Sopranos – Tell Me You Love – 30 Rock – Ugly Betty

A lista do top 10 de filmes do AFI me surpreendeu consideravelmente. Claro, os filmes pelos quais já esperavámos como Onde os Fracos Não Tem Vez, Sangue Negro, O Escafandro e a Borboleta e Juno estão lá. Mas a ausência de Desejo e Reparação é assustadora, e a lembrança de filmes como Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto, Ratatouille e The Savages extremamente agradável. Fiquei feliz em ver estes filmes lá, como também Ligeiramente Grávidos e Na Natureza Selvagem. Para fechar, temos ainda o também muito elogiado Conduta de Risco.
Conexão Oscar: Ano passado, somente três filmes da lista do AFI chegaram à categoria de melhor filme da Academia, sendo eles Babel, Cartas de Iwo Jima e Pequena Miss Sunshine (sim, absurdamente não escolheram Os Infiltrados).  Mas também na lista encontrava se o ganhador do Oscar de melhor animação, Happy Feet. Em outros palavras, Ratatouille com certeza deve vencer a estatueta dourada dessa vez. Mas também precisamos cogitar que dessa vez Desejo e Reparação foi o grande esquecido pelo AFI que será lembrado pelo Oscar. Em 2005, todos os cinco finalistas de melhor filme no Oscar, estavam na lista do AFI. Em 2004, apenas 3 (incluindo o vencedor), mas também incluia o vencedor de animação, Os Incríveis. Em 2003, 4 dos finalistas estavam na lista do AFI, incluindo o futuro vencedor e – mais uma vez – Procurando Nemo, que viria a vencer o Oscar de animação. Em 2002, também 4 finalistas, incluindo o vencedor. Em 2001, 4 dos finalistas e o vencedor, e – novamente – o vencedor de melhor animação. E finalmente, em 2000, 3 dos finalistas, incluindo o vencedor.
Se eu fosse escolher, agora, 5 probabilidades para o Oscar de melhor filme baseados na lista do AFI, seriam, em ordem do que mais acredito que será indicado: Onde os Fracos Não Tem Vez, Sangue Negro, Na Natureza Selvagem, Conduta de Risco e O Escafandro e a Borboleta, do qual acredito que será indicado a melhor filme e vencedor de filme estrangeiro. Ratatouille levaria melhor animação.

◊ Sobre os finalistas de programa de televisão, não tenho muito a dizer, mas fiquei muito decepcionado com a ausência de Lost (que também não deu as caras ano passado), mas contente com a apresentação de Dexter.


Responses

  1. Wally, a lista de cinema do AFI foi bem interessante, mas curiosa. Se eles não têm por costume incluir produções estrangeiras no seu top 10, porque então vemos “O Escafandro e a Borboleta” lá? Acho que, junto com Amy Ryan, este filme é a grande surpresa dessa temporada de premiação e estou começando a apostar na entrada dele como um dos 5 filmes indicados ao Oscar na categoria principal.

    No campo de TV, felicíssima pelas inclusões de “Friday Night Lights”, “Dexter”, “Longford” e “Ugly Betty”. Surpresa é a ausência de “The Office” nesta lista.

  2. Droga… não consegui ver nenhum desses aí ainda!

  3. Eu não entendi porque “O Escafandro e a Borboleta” foi eleito um dos dez melhores filmes americanos do ano, pois a participação dos Estados Unidos na produção do longa foi mínima. Já no caso de “Atonement”, ele ficou de fora por ser inglês – mas como deve ter alguma participação americana na produção, poderia ser selecionado assim como “O Escafandro”. Gostei muito das presenças de “Ratatouille” e “Ligeiramente Grávidos”, dois filmes que vinham sendo injustiçados nas premiações até o momento. E “Escafandro” infelizmente não pode ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro, pois a França selecionou “Persépolis”. Quanto às categoriaas de TV, adorei a presença de “Dexter”, “Friday Night Lights”, “Pushing Daisies” e “30 Rock”. Se tivesse que escolher os cinco indicados a melhor filme se baseando nessa lista, seriam:

    1. ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
    2. CONDUTA DE RISCO
    3. SANGUE NEGRO
    4. JUNO (deve ser substituído por ATONEMENT)
    5. NA NATUREZA SELVAGEM (deve ser substituído por SWEENEY TODD)

    Abraço!

  4. Oi,

    Entrei no seu Blog e achei super interessante, sou da equipe do “O Signo da Cidade” que estréia em janeiro, com direção de Carlos Alberto Riccelli e roteiro de Bruna Lombardi. No site: http://www.osignodacidade.com.br tem mais informações sobre o filme, fotos, elenco e sinapse.
    Estamos planejando uma pré-estréia especial no dia 21 de janeiro em São Paulo apenas para convidados, e dentro dessa lista de convidados gostaríamos de incluir donos de blogs. Você teria interesse em participar?
    Outra coisa, fizemos uma mensagem de Ano Novo com cenas do filme, dá uma olhada: http://br.youtube.com/watch?v=V5YVVVTppHw
    Se possível, nós ajude na divulgação.

    Andréa Levy

  5. Gostei das escolhas desse ano!
    Aliás, achei sensacional! “Sangue Negro” (ô nomezinho ruim esse!), “Na Natureza Selvagem”, “Antes que o Diabo Saiba..”, “Ratatouille”..Sem Dúvida uma grande lista!
    Acho que pro Oscar só “Onde os Fracos Não tem Vez” e “Sangue Negro” estão garantidos. “Sweeney Todd”, “Juno”, “Conduta de Risco”, “Desejo e Reparação”, “Na Natureza Selvagem” e “O Escafandro e a Borboleta” devem brigar pelas outras 3 vagas…
    Quanto às séries, só assisto “Dexter” desses, e entra na lista com merecimento mesmo!

    Abs!

  6. Pois eh…também não entendo o quase “nojo” que possuem por Lost quando o assunto são premiações! No começo não é claro, mas agora…anda muito esquecido!
    Sobre a lista de melhores filmes…
    O Escafandro e a Borboleta…será que entra no Oscar em Melhor filme!?
    Abraço!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: