Publicado por: Wally | Quinta-feira, Novembro 29, 2007

Momentos inesquecíveis: O Poderoso Chefão

godfather-corleone.jpg 

Francis Ford Coppola é um mestre. Ele entregou ao cinema nada mais que a melhor trilogia que já foi feita até hoje, no caminho, revelando talentos e fascinando cinéfilos com sua crueza, sua genialidade e sua impecabilidade na direção. Claro, créditos merecem ir à Mario Puzo, autor do brilhante livro que originou a trilogia, mas foi Coppola que imaginou esse mundo nas telas e o fez de forma emblemática. Celebro, com este post, a eternidade de O Poderoso Chefão, que desde 1973 está vivo na memória de todos nós. Partes I, II e III. Nenhum será esquecido e aqui lembrarei de não os melhores momentos de cada filme, mas alguns marcantes (os únicos que achei).

O Poderoso Chefão (1973) – vídeo sem spoiler

É um momento que dificilmente sai da cabeça, e vê-lo na telinha após se maravilhar com o livro é algo que faltam palavras para se descrever. Mas claro, é curto e longe de outros momentos mais exemplares do melhor longa da trilogia e um dos melhores de todos os tempos.

O Poderoso Chefão, Parte II (1974) – vídeo sem spoiler

Nesse vídeo, somos maravilhados não só pelo roteiro extraordinário, com diálogos brilhantes, mas por duas performances fortes, principalmente a de Al Pacino, que se mantém literalmente perfeito na cena. É memorável e necessário, mostrando com perfeição como o mundo dos Corleone é perigoso e assombrador.

O Poderoso Chefão, Parte III (1990) – vídeo com spoiler

Apesar de ser o mais fraco filme (o que não diz muito, já que é excelente), contém a cena mais emocionante e bela de todos os filmes. O clímax decisivo foi filmado de forma magnífica, e atuado com crueza, em mais uma perfeita atuação de Al Pacino. Doloroso e forte, ainda me emociona sempre que vejo.


Responses

  1. Post sensacional, Wally!

    Essa seqüência final de O PODEROSO CHEFÃO III é emocionante. Não tem jeito. Em todas as vezes, ela me deixa sem palavras e me leva às lágrimas. As mulheres da vida de Michael Corleone. Eu vivi e morri. Excelente! E o grito silencioso de Al Pacino? Ele fez aquilo mesmo? Ou o Coppola retirou o som? Não importa. Maravilhoso!!

    Mas meu filme favorito é o primeiro.

    Abs! Bom final de semana!

  2. Simplesmente divino. Melhor Triologia da historia

  3. Engraçado que ainda nem vi o segundo, mas gosto muito (muito mesmo) do primeiro, tanto que está entre meus 10 filmes preferidos em todos os tempos – esse momento é sensacional! Para o terceiro dei apenas 3 estrelas (e olha que fui bondoso), mas essa cena é inesquecível – pena que o filme não seja…

    Abraço!

  4. A trilogia “O Poderoso Chefão” é uma das minhas favoritas no cinema. Assisti aos três filmes de maneira seguida, mas acho o terceiro um pouco fraco se comparado aos outros dois, apesar de achar que o clímax do filme é brilhante.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: