Publicado por: Wally | Sexta-feira, Outubro 12, 2007

Os últimos vistos em DVD

american_psycho_ver3.jpgPsicopata Americano 4 Stars

de Mary Harron. com Christian Bale, Willem Dafoe, Chloë Sevigni, Jared Leto e Reese Witherspoon. Thriller, 101 minutos [American Psycho, 2000] ®

Habilidoso e intenso, Psicopata Americano se apresenta nao só como um longa audaz e intrigante sobre um assassino, mas acima de tudo, como cinema glorioso. Ao moldar uma figura fascinante e impressionante no peculiar Patrick Bateman, o filme nao só cativa a audiencia, mas acaba construindo uma estrutura mais que apropriada e desejada ao filme em sí. Bateman é um homem vaidoso, obsessivo e, como um animal selvagem, segue seus instintos. Sua vida rotineira é abalada pelos seus impulsos assassinos, que uma vez ou outra, decide sair com uma mulher e depois matá-la, sentindo imenso prazer. Um homem cultuado e cheio de dinheiro, nunca lhe falta nada, mas seus atos terao consequencias. A diretora Harron e o roteiro meticuloso detalham muito bem a personalidade de Bateman, seus atos imorais e sua vida nada convencional, mas é quando o longa toma rumos psicológicos e intensos que voce percebe sua verdadeira maestria. Com ótima estética e trilha, o grande valor do filme todo, porém, se encontra na performance impecável de Christian Bale, que nao entra só na pele de Patrick Bateman, mas na sua também, causando extrema angústia e permanecendo na sua memória. Valorizável também é a nota com a qual o filme termina, decididamente ousada, já qe agradará a poucos e cria uma espécie de desafio á estrutura total do filme até o momento. O desfecho é ambiguo, mas extremamente satisfatório e contundente. Do genero, um de meus filmes preferidos.

criminal.jpg171 3 Stars

de Gregory Jacobs. com John C. Reilly, Diego Luna, Maggie Gyllenhaal e Peter Mullan. Policial, 87 minutos [Criminal, 2004] ®

O que realmente danifica este divertido e leve filme é sua estrutura extremamente convencional e pobre, apesar de várias surpresas e revelações intrigantes ao longo do roteiro, acredito que tenha faltado ousadia. Mas na maior parte do tempo, é compensado por toques de originalidade e inventividade, além de receber fôlego a mais graças ao elenco excelente. Jacobs conduz seus personagens bem, os colocando como as peças chaves da história e o núcleo do enredo, mas também não falha no andamento do filme, rápido e rasteiro, são menos de 90 minutos que nunca cansam ou decepcionam, por ser tão leve e descompromissado, 171 atinge o que provavelmente não teria, que é a satisfação da audiência. Na onda de filmes como a serie iniciada por Onze Homens e Um Segredo, dirigido por Steven Soderbergh, que produz este 171, se revela uma leve decepção, mas não o suficiente para chatear. Fiquei feliz com o resultado e provavelmente não me cansarei de ver as engenhosas engrenagens da dupla de trapaçeiros, ao lado da sempre bela Maggie Gyllenhaal, mais uma vez.

fallen_ver2.jpgPossuídos 3 Stars

de Gregory Hoblit. com Denzel Washington, John Goodman, Donald Sutherland e Embeth Davidtz. Thriller, 123 minutos [Fallen, 1998]

Fiquei um pouco decepcionado quando o filme passou dos 60 minutos, momento onde começou a se carregar incansávelmente e realmente falhar ao intrigar. Digo isso pois a premissa de Possuídos é das mais intrigantes e ótimas, acerca de um espírito, uma espécie de demônio que se carrega de corpo em corpo na sociedade, matando. A falha ao sustentar a premissa é tão grande que quase não recomendaria o filme, mas temos a presença mais que satisfatória de Denzel Washington, que acaba agradando mais que o roteiro do filme em sí. O diretor, Hoblit, até se sai vitorioso em momentos e juro que custei a tirar a música “Time Is On My Side” de os Rolling Stones da cabeça, cantada por cada corpo que do demônio acaba possuindo. Entre outras coisas, gostei da revelação no clímax, apesar de várias tropeços no caminho até ela, em especial cenas que soam imensamente desnecessárias e chatas, que fazem a duração de mais de duas horas desnecessária. Com uns 100 minutos teria agradado mais. Enfim, acabo por recomendar o filme pois confesso ter me divertido em vários momentos e gostei do elenco, que, além de Washington, se encontram Goodman e Sutherland, além de James Gandolfini. Divertido e bom, mas nada para se festejar. Apenas uma boa sessão de tela quente.

inesquecivel.jpgInesquecível 2 Stars

de Paulo Sérgio de Almeida. com Murilo Benício, Caco Ciocler e Guilhermina Guinle. Drama, 90 minutos [idem, 2007]

Ainda coço a cabeça tentando entender o porque da crítica especializada brasileira ter gostado tanto desse filme, que por pouco não escapa da tragédia. Poderíamos esperar que pelo menos o bom elenco iria satisfazer, mas pelo contrário, só decepcionam. Apesar de terem seus momentos, preciso dizer que nem Benício, nem Ciocler e nem Guinle estiverem competentes, sendo extremamente mal conduzidos pelo diretor, que parece se importar mais com a estética do filme (que realmente funcionou). Pena que não posso dizer o mesmo da repetitiva e chata trilha sonora, que me desagradou profundamente. O melodrama do roteiro também não ajuda. O longa tenta atingir momentos dignos com cenas ousadas, como uma se passada dentro de uma sala de cinema, mas falha por terem sido mal conduzidas, extremamente superficial, como as emoções dos personagens, que soam mais artificiais do que tudo. Além da curta duração, um ponto bem positivo para o longa, não tem muitos outros valores, a não ser um ou outro momento onde rola química inesquestionável entre o elenco e a idéia promissora do roteiro quase decola, mas isto nunca acontece e ao invés de ajudar, a direção pesada de Almeida só comprete e o que já não era bom, logo se torna muito pior. Uma vergonha para o cinema nacional, que só tem surpreendido, e agora falha com esse fraco e execrável filme.

dead_silence.jpgGritos do Silêncio 1 Star

de James Wan. com Ryan Kwanten, Donnie Wahlberg, Michael Fairman e Amber Valletta. Terror, 90 minutos [Dead Silence, 2007]

Outra grande queda para o cinema do terror, este exemplar poderia ter sido satisfatório, nas mãos de James Wan, diretor que com pouquíssimo dinheiro e recursos limitados transformou o Jogos Mortais original em uma sensação divertida e digna, para os padrões do gênero, isto é. Mas com muito dinheiro em mãos (a diferença entre Jogos Mortais e este filme é de $18.8 milhões), Wan parece se importar mais com a estética do filme e com os sustos fáceis do que em construir verdadeiro terror e trama. O roteiro que já não ajudava, extremamente convencional e mediocre, contendo ridículos momentos e personagens clichês, fica ainda pior com a direção rasa de Wan. O visual, pelo menos, funcionou, realmente atmosférico, mas é só. Nada mais no filme funciona, pelo contrário, só irrita. Desde os absurdos de certos revira-voltas idiotas, até os incontáveis clichês por onde a narrativa perambula, o filme é um lixo e não merecia o dinheiro gosto nele e nem se quer um lançamento nos cinemas dos Estados Unidos. Felizmente, nós brasileiros tivemos o prazer de não encontrá-lo nos cinemas e sim, só em DVD, mas nem assim posso recomendá-lo.

®: revisto


Responses

  1. “Psicopata Americano” é um ótimo filme. Me lembro que Edward Norton ficou cotado para esse papel, mas o Christian Bale ficou perfeito como Patrick Bateman.

    “Inesquecível” é um filme bem pretensioso. A produção é caprichada, mas a história é desenvolvida de maneira péssima e as atuações são horrorosas.

  2. Boa seleção, Wally, pena que só tenha visto “Psicopata Americano” [8.5 / ****], um dos melhores filmes de 2000. Como você disse, é um dos melhores do gênero. Desde então sou fã do Christian Bale, que pelo filme merecia indicação ao Oscar – pena que os votantes sejam tão caretas às vezes. Devo ter visto “Possuídos” há muito tempo – recordo que odiei, mesmo com o Denzel Washington. E não quis ver “171” pois gosto muito do original ;)

  3. Psicopata Americano é mt bom. Excelente é a escalada da loucura do Bateman, que vai claramente transpondo barreiras em cada crime que comete. O final realmente é ambiguo, mas confortante.
    A cena da moto-serra jogada do alto da escadaria foi fantastica!! Que pontaria, hehe!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: