Publicado por: Wally | Sábado, Outubro 6, 2007

O Vidente

imagem.JPG 

Salve-se quem puder

 

Cris Johnson é um mágico de Las Vegas que pode realmente enxergar o futuro, isto é, dois minutos a frente de algo que pode acontecer ao redor dele. Por esse motivo, ele começa a ser caçado pela agente Callie Ferris e sua equipe do FBI, que desejam usa-lo para evitar uma explosão nuclear terrorista. Cris se vê divido entre buscar seu destino com a mulher pela qual misteriosamente se apaixona, ou cumprir sua missão de salvar oito milhões de pessoas.

Com uma premissa absurda e um pouco implausível, O Vidente, baseado em romance de Philip K. Dick, busca adquirir o sucesso de filmes bem sucedidos também baseados em livros de Dick, como Minority Report: A Nova Lei, Blade Runner: O Caçador de Andróides e o recente O Homem Duplo. É fato que tais filmes mencionados possuem algo além de ação e entretenimento, e isto é inventividade e uma densidade. Outro fato é que O Vidente é mais uma adaptação de Dick rasa e falha, como O Impostor e O Pagamento. Nada satisfatório e extremamente vazio se formos olhar sua fonte e o assunto que cerca, é um blockbuster com o intuito de entreter, mas nem isso é capaz de fazer com competência.

O filme falha em estilo, em substância e pouco envolve, apesar de alguns momentos onde se deixa levar pela criatividade e não pela ação desenfreada desnecessária. Tais momentos de ação ganham infelizes e irritantes efeitos especiais, deixando a cena com um tremendo ar de superficialismo. Além disso, é também triste constatar que o personagem de Nicolas Cage fica divido entre salvar o mundo, ou apreciar sua paixão ao lado de uma bela mulher que misteriosamente aparece em sua vida. Eu realmente não o vi como herói, até mesmo perto do final onde decide tomar postura e cumprir seu dever. A maioria das escolhas de seu personagem servem apenas de desculpas para cenas de ação e suspense. Esta é a maior falha do roteiro e o diretor Lee Tamahori falha até mesmo em cobrir certos buracos e falhas.

Não posso dizer que não irá agradar o povão que curte ação, adrenalina, buscas explosivas, correrias e etc., mas pode muito bem irritar quem vai ao cinema em busca de algo mais. Nicolas Cage mais uma vez surge com uma péssima escolha de personagem e de filme. Continuo o achando um bom ator, mas após O Sacrifício e Motoqueiro Fantasma, não é uma surpresa o fato de entregar mais um trabalho extremamente insatisfatório e vazio. Não podemos mais confiar nele para salvar o mundo, se depender de Cage, é salve-se quem puder. Surpreendente é o fato de que Julianne Moore, que após inúmeros fiascos emplacou algo maravilhoso com Filhos da Esperança, agora joga tudo fora com mais uma decepção. Jessica Biel continua bela e insossa, como sempre. Ninguém do elenco satisfaz.

Ou seja, O Vidente realmente não tem nada de muito bom para oferecer. Vê-lo nos cinemas será um imenso desperdiçio de tempo e dinheiro e tenho absoluta certeza que ele será mais acessível no conforto de casa quando chegar em DVD, mesmo assim, me recuso a recomendá-lo. Se você deseja verdadeira satisfação e entretenimento no gênero ficção, sugiro que vejam (ou revejam) a obra-prima de Spielberg chamada Minority Report, este sim, um sensacional filme baseado em obra de Philip K. Dick. Não quero nem saber qual será o próximo de Cage.

[Next, 2007] de Lee Tamahori. com Nicolas Cage, Julianne Moore, Jessica Biel, Thomas Kretschmann, Tory Kittles e José Zúñiga. [Ficção, 96 minutos]

imagem2.JPG


Responses

  1. Estou fazendo o download desse. Nicolas Cage está cada vez pior, que caminho triste ele está trilhando. Além dele tem Julianne Moore no elenco! Que lástima…

  2. Ainda não vi esse filme, mas sabe que nem me interesso tanto? Essa sua crítica só confirmou que essa é outra escolha errada da Julianne Moore para sua carreira. Quanto ao Cage, nem comento, já que estou farto de seus filmes ruins.

  3. Esta imagem toda azulada já me dá nojo…
    Não perco tempo com este ai de jeito nenhum!
    Você disse tudo o que andam falando, muito bom o texto! obrigado pelo alerta!
    Abraço
    (tem mr. mestre no eco social hein)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: