Publicado por: Wally | Segunda-feira, Outubro 1, 2007

Luxúria elogiada, jogos bem sucedidos

A semana lá em cima…

lust.JPG

A crítica

O controverso novo filme do diretor Ang Lee, que há dois anos marcou Hollywood com sua visão sobre o amor homesexxual em O Segredo de Brokeback Mountain, volta a causar polêmica. Seu novo filme, Lust, Caution, é um drama de espionagem falado em mandarim, com pitadas de romance erótico. Esse tom erótico do filme, lhe rendeu a censura mais alta nos Estados Unidos possível, o que significa praticamente um suícidio na bilheteria. A crítica porém, aprova o resultado, mesmo sem o entusiasmo de Brokeback Mountain. Alguns críticos, como Stephanie Zacharek do Salon (veículo que crítica a maioria dos filmes) não aprova o filme, mas diz que as cenas de sexo são o destaque, chamando elas de: “intensas, afetuosas e emocionalmente cruas”. Peter Travers, do Rolling Stone não poupa elogios, confessando: “Lee é um verdadeiro mestre, e seu potente erótico e tenso filme o coloca um enfeitiço do qual você não vai querer se livrar.” A maioria dos elogios mesmo, se destinam ao visual e à fotografia já premiada de Rodrigo Prieto. Apesar da aprovação de 72% no Rotten Tomatoes, o filme ainda está em lançamento limitado, atingiu somente 36 veículos e sua média por ou cair, ou aumentar. De qualquer forma, acredito que veremos mais um pouco de Lee novamente no Oscar, dessa vez, novamente, na categoria de filme estrangeiro, entre outras.

darjeeling.JPG

Outro filme elogiado que estreiou foi O Expresso Darjeeling, do estranho diretor Wes Anderson, que já comandou o excelente Os Excêntricos Tenenbaums e volta a conquistar a crítica, mesmo com menas intensidade. A aceitação porém, ficou melhor que a de seu último filme, A Vida Aquática com Steve Zissou. Também de estréia limitada, a aprovação é de 66%, de apenas 41 veículos. A crítica concorda que os fãs de Anderson provavelmente aprovarão o filme. A.O. Scott do New York Times fala: “estranho, falhado, mas de qualquer forma, um objeto arquitetado com beleza, pronto para vencer a afeição, como também provocar a irritação. Você pode dizer que contém valor sentimental.”. Das outras estréias, nenhuma foi muito elogiada e O Reino, de Peter Berg, fica preso no meio da aceitação e da reprovação. Média de 51%, conseguiu muitos elogios, mas também muitas críticas. Esse realmente dividiu a opinião. Feast of Love foi outra estréia não muito elogiada, contando com bom elenco, mas que falhou na hora de conquistar a crítica. Média de 46%. O novo filme estrelado por The Rock, The Game Plan, teve duras críticas e desaprovação de 29%. Trade é outro drama que estréia, mas que falhou ainda mais, apesar da temática e elenco, a média desagradável foi de 24%.

game.JPG

A bilheteria:

Surpreendentemente, não foi o poder dos astros de O Reino, que conta com Jamie Foxx, Jennifer Garner e Chris Cooper que conquistou os números, mas sim, The Rock e o futebol americano. O duramente críticado Game Plan é outro filme que apesar da falha na crítica, conquista a primeira colocação na bilheteria. Os $23 milhões do filme família bateu os meros $17 milhões de O Reino, filme de ação que mistura política e guerra. O filme foi vendido como filme de ação, mas não como uma perseguição à um terrorista islãmico, o que é na verdade. De outras estréias, Feast of Love foi triste em sua arrecadação de menos de $2 milhões, enquanto os filmes de estréia limitada fazem a festa. Continuando na onda dos bem sucedidos Into the Wild e Across the Universe (esse último expandiu esta semana, conquistando a décima colocação na bilheteria), foram os filmes O Expresso Darjeeling e Lust, Caution. O primeiro abriu em duas salas apenas, mas sua média inesperada foi de quase $70 mil por sala. Lust, Caution iqualmente marcou em sua estréia em apenas 1 sala, onde arrecadou mais de $60 mil. Trade não fez tão bem, estreiou em 90 salas e arrecadou, no total, menos de $200 mil. Vale apontar que O Ultimato Bourne não só passou a marca dos $200 milhões, mas atualmente se encontra com $222 milhões em 9 semanas de exibição. Mundialmente, já fez $385 milhões.


Responses

  1. Wally, desculpe por não comentar seus posts. É que com o estágio no hospital durante os fins de semana e justamente agora com muitas provas na faculdade não estou conseguindo comentar. “Lust, Caution” não tem grandes forças para a categoria principal, mas bem que aposto em indicações para filme estrangeiro e quem sabe até alguma técnica. “O Expresso Darjeeling” deve ser um bom filme, mas longe de ser uma unanimidade, portanto as chances são zero nas premiações. E não sei o que os americanos vêem no The Rock…

    Abraço!

  2. Não sou muito fã do Wes Anderson, apesar de gostar de “Rushmore” e “Os Excêntricos Tenenbaums”. Por isso, nem aguardo muito a nova obra dele.

    Acho que não me surpreendo muito com a liderança de “Game Plan” nas bilheterias. Acho que vou assistir ao filme, quando for lançado aqui, por causa da Kyra Sedgwick.

    E gosto muito de “Lust, Caution”. Acho que as boas críticas, depois de uma recepção meio chocha em Veneza, podem fazer com que o filme volte à luta pelo Oscar, mas, como o Vinícius disse, não nas categorias principais.

  3. Acho Ang Lee um bom diretor, e tenho certa expectativa com esse Lust Caution, pois acho que irá mudar a minha idéia sobre ele.
    Não tenho a mínima vontade de ver O Expresso Darjeeling, pois acho Wes Anderson superestimado e de humor chato (detestei a vida marinha)

  4. Cara, esse filme do Lee me deixou muito curioso – ah! e gostei muito das estréias e suas cotações, me deixou situado no que está acontecendo (estava meio sumido do mundo blogueiro…)
    Ando louco pra ver – sei q vai demorar – Kurt Russel atuando no filme de Tarantino. Tá me cheirando aquele tipo de atuação volta por cima na carreira (John Travolta, Robert Foster e Pam Grier e David Carradine e Daryl Hanna, dizem alguma coisa? Todos “resgatados” por Quentin).
    abraços!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: