Publicado por: Wally | Quinta-feira, Setembro 27, 2007

Lost – Terceira Temporada

 lost.JPG

Good vibrations

(contém spoilers)

Lost sempre foi meu seriado preferido, afinal, impossível resistir às emoções e à intensidade proporcionada pela primeira temporada, ou a adrenalina da segunda, agora creio que fui conquistado por completo por essa serie pela qual sempre temi um final decepcionante. É um dever árduo e cansativo para os criadores da serie, que precisam bolar idéias, tramas, personagens e coesão para uma proposta que foi tão longe, conquistou tantos fãs e corre grande risco de chegar à um clímax verdadeiramente decepcionante para a maioria. O alívio chegou com o final dessa terceira temporada de Lost, que me assegurou de que os roteristas sabem exatamente o que estão fazendo, estão em completo controle de sua técnica e ainda irão surpreender e satisfazer muita gente perdida nos pensamentos acerca desse seriado simplesmente fenômenal.

Primeiramente, gostaria de apontar um valor em Lost que merece não só aplausos mas muito e muitos elogios. Ao tratar seus personagens com imenso carinho e consideração, orquestrar belíssimos momentos girando em torno deles e entregarem, a cada episódios, revelações sobre eles que nunca soam desnecessárias, mas sim, relevantes, entregando belas mensagens, significativas, em momentos até poéticas, o seriado se coloca no topo, pois se sai vitorioso onde muitos falham, que é ao fazer a audiência se importar – de verdade – com cada personagem. Por isso, quando precisamos enfrentar o destino e as escolhas de cada um, fica inevitável se emocionar, vibrar e se surpreender. Lost não é só sobre pessoas perdidas numa ilha cercadas de mistério e elementos intrigantes, vai muito além disso, o seriado vai afundo nos sentimentos e nos conquista com pura maestria e beleza ao tratar cada pessoa na ilha, traçar seus destinos e ter imenso afeto por eles, sejam assassinos, criminosos, pecadores, mentirosos ou traidores. Aí é onde se encontra o grande elemento que impulsionam as emoções da serie e que a torna tão boa e prazerosa de assistir.

Em certos momentos, até mesmo nessa ótima temporada, sentimos como se Lost não terá destino e algumas coisas parecem perder valor e significância, fora o fato de que senti, em diversos momentos, que estava sendo enrolado. Mas mesmo nos mais desnecessários episódios em relação ao andamento da trama na ilha, a serie te cativa com mais revelações sobre o passado de um ou outro personagem. Tudo afinado com uma belíssima trilha de Michael Giacchino, direções sempre focadas, roteiros com excelentes diálogos e sempre coerentes. Até mesmo os personagens que surgiram do nada, Paulo e Nikki, sendo Paulo interpretado por Rodrigo Santoro, ganharam tratamento de luxo em certo episódio, incluindo flashbacks memoráveis e uma morte incrívelmente inesperadamente show. Tudo soa impecável e o clímax dessa temporada que coloca os sobreviventes do Vôo Oceanic 815 em busca da salvação concreta surpreendeu, ao finalmente parar de enrolar e entregar a audiência com um destino final para todos os seus personagens. Apesar de ainda incompleto (mais temporadas virão a seguir) a serie fechou a terceira temporada de forma competente e significativa, como de sempre. Não foi só o elemento surpresa que satisfaz, mas sim, a coragem dos criadores de finalmente encarar o fato de que os sobreviventes podem sim, acabar sendo salvos. Mas e depois? O que acontece com a ilha? O que acontece com eles? Eles ficam felizes? Eles realmente se salvaram? Perguntas sem respostas, pelo menos por enquanto, mas uma coisa tenho que dizer, todas essas pessoas, antes de irem para a ilha, estavam perdidas, e nesse lugar onde milagres acontecem eles se acharam, de alguma maneira, eles aprenderam o siginificado real de vida e morte. Eles se unem, vivem juntos, ou morrem sozinhos.

Episódios: A Tale of Two Cities | The Glass Ballerina | Further Instructions | Every Man for Himself | The Cost of Living | I Do | Not in Portland | Flashes Before Your Eyes | Stranger in a Strange Land | Tricia Tanaka Is Dead | Enter 77 | Par Avion | The Man from Tallahassee | Exposé | Left Behind | One of Us | Catch 22 | D.O.C. | The Brig | The Man Behind the Curtain | Greatest Hits | Through the Looking Glass

Criado por J.J. Abrams, Jeffrey Lieber e Damon Lindelof. com Naveen Andrews, Emilie de Ravin, Matthew Fox, Jorge Garcia, Josh Holloway, Daniel Dae Kim, Yunjin Kim, Evangeline Lilly, Dominic Monaghan, Terry O’Quinn, Michael Emerson, Henry Ian Cusick e Elizabeth Mitchell. [Seriado/Drama, 966 minutos aprox.]

lost2.JPG


Responses

  1. Nem li porque eu sou o blogueiro spoiler, sempre acabo descobrindo alguma coisa indesejada. :P

  2. Bem lembrado, Wally. Lost se firma cada vez mais como o melhor seriado da atualidade, tanto por saber lidar de forma madura com seus personagens e com o destino de cada um, quanto por saber usar o poder de persuasão da massa para transformar a televisão de forma definitiva. Graças a Lost temos tantos profissionais envolvidos em projetos que antes não passariam pelos produtores de TV por serem “cinematográficos demais” ou ambiciosos. Hoje em dia a TV tem muito mais status devido a qualidade de produções caríssimas e interessantes.

  3. Sem dúvida essa foi a grande temporada da temporada 2006/07. Depois de um segundo ano fraco, “Lost” voltou aos bons tempos e entregou cada episódio melhor do que o anterior. A revelação final foi bombástica, pena que você já sabia. Grande texto, parabéns!

    Abraço!

  4. É impossível que haja algo tão bem escrito, bem atuado e bem produzido assim…na TV! LOST é de longe a melhor série da atualidade e no futuro vai ser vista, provavelmente ao lado de OS SOPRANOS, como a epítome dessa chamada ‘era de ouro’ da tv americana.

    Parabéns pelo texto.

  5. acho que todos vao morrer

  6. A melhor temporada até agora.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: