Publicado por: Wally | Domingo, Setembro 23, 2007

Os Mensageiros

Alertas do além

 

Após problemas financeiros e pessoais na cidade de Chicago, a família Solomon muda-se para o interior de uma pacata cidade com fins de lucrar com a vegetação. Logo, porém, surge um sujeito estranho e apoiador na vida da família e a jovem Jess começa a testemunhar imagens horripilantes na casa, juntamente com seu pequeno irmão Ben, que ainda não fala.

A primeira aventura dos irmãos Pang no território americano é, no mínimo, decepcionante. Os gêmeos foram os responsáveis pelo tenso e intrincado terror The Eye e o fraco, mas sombrio Visões, que ainda gerou uma continuação desnecessária. O que tenho prazer em dizer é que a competência dos diretores em criar visuais assombrosos e a forma de filmar deles sombria eleva o roteiro porcamente concebido do filme a outro patamar.

Longe de ser uma tragédia, o filme, apesar dos defeitos irritantes do roteiro, incluindo um desfecho implausível e decepcionante, ainda consegue gerar certo suspense, como também criar algumas cenas de terror competentes, tudo resultado do talento dos irmãos Pang. Como já disse, eles utilizam muito bem a câmera e deixam a audiência intrigada durante certos segmentos, mesmo que no próximo ela seja aborrecida. Os sustos fáceis, os vultos constantes e os intermináveis fantasmas que passam sem nós vermos é um defeito desagradável que compromete, fora o fato do longa conter uma subtrama sobre pássaros perseguidores que lembra o filme de Hitchcock ligeiramente, mas tal trama nunca é bem utilizada e termina na mesmice.

Outra coisa que não gostei foi o fato do garotinho ver, a todo momento, fantasmas e assombrações e não chorar ou ficar com medo em nenhum momento. Mais pro final, percebemos o porque, mas não soa coerente ou plausível, nem um pouco. Ao invés de fugir deles, ele corre atrás, discutível, já que a idade causa certa curiosidade, mas de qualquer forma, não aceitável. Por outro lado, fiquei surpreso com a protagonista, da qual consegui gostar e me importar muito. Ela foge completamente do esteriótipo cansado de adolescente patricinha chata e desagradável. No filme, é uma garota bem atuada por Kristen Stewart e que ganha sua atenção, não o contrário, como acontece na maioria dos filmes do gênero onde você quer que todos morram logo para tudo terminar. Mas é a única que se salva, já que o resto da família, com exceção dos brilhantes gêmeos que fazem o pequeno Ben, cansam com esteriótipos.

Um filme cheio de altos e muito baixos que poderia ter sido recomendado se o roteiro tivesse sofrido algumas brucas alterações e se os irmãos Pang se deixassem levar menos por algumas convenções do gênero. Como o fato de que o longa poderia ter sido um pouco mais pesado e assombroso no suspense, algo impossível já que os produtores provavelmente queriam um filme de censura ‘PG-13’ e não ‘R’, o que significaria imagens muito mais pertubadoras. Comparando o com filmes similares lançados esse ano, ele sai na frente, sem dúvida, mas não é o bastante, e não foi dessa vez que a criatividade de dois diretores orientais sobreviveu às convenções hollywoodianas de twists, sustos fáceis e clichês.

[The Messengers] de Oxide e Danny Pang. com Kristen Stewart, Dylan McDermott, Penelope Ann Miller, John Corbett, Evan e Theodore Turner. [Terror, 84 minutos, 2007]


Responses

  1. Olha só… mas parabéns! O blog está muito bonito! Vou alterar o link lá no Hollywoodiano.

    Grande abraço!

  2. Wally, tenho muito medo desses diretores. Não no sentido de seus filmes serem assustadores, mas porque são ruins mesmo (o que é aquele “Visões 2”, hein? Nunca vi nada de tão mal gosto no gênero). Esse devo deixar para o DVD mesmo, se é que o verei (sua crítica até que me animou, pois pensava que era ainda pior).

    Abraço!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: