Publicado por: Wally | Domingo, Setembro 16, 2007

O Vigarista do Ano

11.jpgtitulo3.jpg

Mentiras sinceras

Clifford Irving está cansado de seus constantes fracassos no mundo da literatura e com o objetivo de ter uma vida melhor com sua eposa cheia de dinheiro, Irving decide fabricar uma grande mentira. No momento onde o bilionário Howard Hugues está recluso do mundo, Irving vende a idéia de uma auto-biográfia, da qual seria ditada por Hugues e escrita por ele. Tudo porém, não passa de uma farça.

Em um importante e relevante filme sobre as consequências da mentira, o diretor Lasse Hallstrom (Regras da Vida), cujos filmes sempre recorrem à certo melodrama, é sincero e ousado ao contar a história de um homem que desafiou o convencionalismo e trouxe abaixo os nomes importantes dos Estados Unidos. O personagem de Irving é orquestrado impecávelmente pelo roteiro e ganha densidade com a performance perfeita de Richard Gere, provavelmente a melhor de sua carreira até então.

Surpreendentemente, Hallstrom parece outra pessoa na direção, em um trabalho que está bem mais parecido com a beleza de Gilbert Grape do que o falho de Chegadas e Partidas. Lasse deixa o melodrama para trás e foca diretamente na construção de seu personagem. Inicialmente, é visível o fato do filme se carregar um pouco, e tal fato pode danificar a valorização da obra como um todo, mas o roteiro sempre esconde surpresas e o último ato do filme brilha com genialidade e maestria, ao som de Rolling Stones, é um momento brilhante.

O elenco do filme está ótimo, além de Gere entregando consistência a todo momento, Alfred Molina não é má coadjuvante e Marcia Gay Harden, mesmo que completamente esquisita, também não decepciona. Julie Delpy e Hope Davis aparecem pouco, mas cativam. O fato é que a performance de Gere se torna importantíssima para o resultado final, como em Taxi Driver e Touro Indomável, onde os protagonistas são essênciais para a relevância e o brilho do projeto, em O Vigarista do Ano, Gere se torna Clifford Irvivng e com isso, traduz com pronúncia perfeita e expressões genuínas os maneurismos do personagem, seu caráter, sua personalidade. Ao final da sessão, sentimos como se realmente conhecessemos Irving e melhor ainda, nos importamos com ele.

3434-2007-08-28-18_28_14_5.jpgA história contada pelo novo filme de Hallstrom é de imensa relevância e importância, tocando em todas as notas certas, entregando um cru e autêntico personagem e fascinando com uma história verídica absurdamente louca e principalmente interessante. Irving não só contou uma das maiores mentiras, mas trouxe, com essa mentira, consequências assustadoras ao mundo real e ao seu estado mental. Não foi só a farça cercando a publicação de uma auto-biografia falsa, mas a vida de Irving foi toda cercada de mentiras e ele chegou a um ponto onde não sabia viver a verdade. Ao tratar tais consequências com competência e inteligência, Hallstrom se sai vitorioso e transforma seu novo filme em uma sessão imperdível.

[The Hoax] de Lasse Hallstrom. com Richard Gere, Alfred Molina, Marcia Gay Harden, Hope Davis, Stanley Tucci e Julie Delpy. [Drama, 116 minutos]

Anúncios

Responses

  1. Acho Lasse Halström um bom diretor, gosto da maioria de seus trabalhos. Sempre fiquei interessado nesse filme, e agora que vi os outros nomes do elenco, fiquei mais ansioso ainda. Vou apressar o download.

  2. Filmes que abordam de diferentes maneiras o que pode ocasionar uma mentira nos personagens ao redor e ao próprio autor sempre me interessaram. Não sei se verei “O Vigarista do Ano”, mas pelos nomes que estão envolvidos o trabalho deve ser bem competente.

  3. Gostei muito desse filme, que acredito ser o melhor da carreira do Lasse Hallstrom.

    As atuações de Alfred Molina e Richard Gere são maravilhosas e o roteiro é sensacional.

  4. Infelizmente esse filme me decepcionou bastante, talvez porque esperasse algo bem melhor depois de todas as críticas favoráveis. Para mim, é o mais fraco do Hallstrom, justamente ao lado de “Chegadas e Partidas”. Salva-se pelo elenco, especialmente o Alfred Molina.

    *** 6,5


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: