Publicado por: Wally | Sexta-feira, Novembro 9, 2007

Nação Fast Food: Uma Rede de Corrupção

Devorando a verdade

fast2.jpg

Um mosaico girando em torno do “fast food”, mais especificamente os hamburgueres, desde a sua fabricação, às pessoas que o fabricam, as que o vendem, as que fazem propaganda por ele até as pessoas que são contra.

Richard Linklater é um ousado e visionário diretor. Dentre suas obras, podemos destacar a comédia memorável Escola de Rock, a animação adulta O Homem Duplo e dois belíssimos romances chamados Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol. Percebe-se também, que é extremamente eclético. Isso se torna ainda mais evidente com seu novo e corajoso filme. Nação Fast Food toma postura em relação à fabricação problemática e complexa do “fast food”, típo de comida que satisfaz imensamente aos americanos. Quem já viu Super Size Me sabe do que eu estou falando. O documentário sobre a dieta do palhaço Morgan Spurlock foi fantástico e captou muito bem a urgência de comer esse típo de comida. Apesar de inferior, Nação Fast Food consegue deixar na audiência impressões memoráveis, tocando de forma competente as engrenagens por trás de um simples lanche, informando, conscientizando as pessoas. É, na verdade, um complemento agradável á Super Size Me.

É óbvio porém, ao longo da projeção, que Linklater possa se perder uma vez ou outra, se embolando na montagem de todas suas narrativas, mas individualmente, elas funcionam muito bem, agradando, informando e envolvendo o espectador. Ao final da projeção, você se sente como se tivesse devorado um grande lanche, mas ao contrário dos retratados no filme, onde eles chegam com um pedido extra de mentiras, dessa vez nos sentimos inundados com a mais pura reveladora verdade. Há muita coisa no filme da qual eu desconhecia, e apesar de se limitar durante vários momentos à ser somente informativo, deixando o drama de lado, o que acaba se revelando seu grande pecado, o filme se sai vitorioso levando em conta sua proposta. Não só isso, mas como um trabalho de elenco, se revela excelente.

Desde os coadjuvantes aos liderantes de cada narrativa, todos atores funcionam excepcionalmente bem, até mesmo nomes deconhecidos. Porém, são atores como Greg Kinnear, Paul Dano e principalmente Catalina Sandino Moreno (a melhor de todos) que deixam tudo muito mais interessante. Enquanto Kinnear traduz seu desgosto pela indústria somente com seu olhar, Dano se revela completamente provocativo com suas ironias. Do outro lado, aguentamos o sofrimento de Moreno, que faz uma imigrante ilegal do México que vai parar em uma das fábricas de hamburguer, sendo humilhada para poder ganhar a vida, enquanto é enojada com os métodos e os procedimentos que toma. Certas cenas de Nação Fast Food, muitas tendo Moreno como protagonista, se revelam a verdadeira força do longa, deixando de somente informar para finalmente chocar, indo contra a maior parte dos outros momentos. Sua narrativa é de longe, a mais interessante.

O filme é um soco no estômago, te levando de volta à cruel e perversa realidade na qual vivemos, e mesmo que o resultado final não tenha se revelado uma experiência cinematográfica completamente competente, ainda nos vence com pitadas de humor negro, diálogos picantes e personagens interessantíssimos. A irresponsabilidade das comporações por trás do lanche é revelada com extrema ácidez, e a vida miserável dos trabalhadores que ajudam a fazer o lanche com imensa tristeza. Durante as várias narrativas, você acaba por se questionar em relação à responsabilidade e o que é certo e o que é errado. Perguntas complexas com respostas difíceis. Linklater compreende isso, fez um trabalho digno, mesmo que não tenha sido seu melhor, sendo o mais importante aqui suas válidas intenções e sua visão poderosa sobre a tal realidade que é ao mesmo tempo distante, mas urgente. Com bons personagens se realçando em meio a performances valiosas, o filme não decepciona e por pouco não se revela um completo triunfo.

[Fast Food Nation, 2006] de Richard Linklater. com Wilmer Valderrama, Catalina Sandino Moreno, Greg Kinnear, Luis Guzmán, Paul Dano, Patricia Arquette, Ashley Johnson, Kris Kristofferson, Bruce Willis, Ethan Hawke, Avril Lavigne, Lou Taylor Pucci e Bobby Cannavale. [Drama, 116 minutos]

fast3.jpg

About these ads

Responses

  1. Sempre gosto dos filmes do Richard Linklater e estou muito curiosa para assistir esse, apesar das criticas não serem tão boas como a dos outros filmes…

  2. Linklater é um grande diretor que ainda não soube se destacar como mestre! Talvez precise de trabalhos mais ousados, com direito a premiações em festivais e etc…
    Já vi o trailer deste filme uma porrada de vezes! Gostei da acidez que percebi…pelo seu texto senti que o foco do filme é mais do que ácido!
    Ótimo texto…
    tenho vontades de assistir, mas primeiro quero ver Super Size Me…!
    abraço
    (Mr. Mestre Pedro Almodóvar no Eco Social)

  3. Wally, até acho que “Nação Fast Food” tenha alguns pontos interessantes, mas na minha opinião é um equívoco do início ao fim. Adoro o Linklater, mas acho que aqui ele não consegue fechar nenhuma linha narrativa e prejudica o propósito maior do filme. É claro que há essa sensação de “soco no estômago”, mas tudo parece sem motivo. Também gostei de alguns coadjuvantes…

    Abraço!

  4. A história é das mais interessantes, mas o verdadeiro motivo que me faz ter a vontade de ver o filme é os nomes envolvidos no elenco.
    Espero que o lançamento em DVD não demore.

  5. História interessante pra caramba, sem falar no elenco… Catalina vem ganhando espaço, que bom!

  6. O lançamento em dvd é para dezembro, como não passou por aqui nos cinemas, a espera será por pouco tempo.

  7. O engraçado é que as opiniões sobre este filme são bem contraditórias. Você gostou, mas já li péssimos comentários sobre “Nação Fast Food”. A conferir!


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: